quinta-feira, 8 de julho de 2021

Cursos de qualificação profissional têm início em diversos municípios maranhenses

 


Secretário Adjunto André Bello destaca investimentos do governo em educação profissional

Barreirinhas é dos 44 municípios maranhenses que iniciaram, nos últimos dias, a oferta de formação inicial e continua, com cursos e oficinas para a qualificação profissional de adolescentes, jovens e adultos, promovidos pelo Governo do Estado, no âmbito do Programa Trabalho Jovem. Nesta semana, começaram na cidade as aulas dos cursos de inglês aplicado a serviços turísticos, condutor em passeio em ambientes naturais, organizador de eventos e agente de informações turísticas.

A aula inaugural foi realizada nessa terça-feira (6), na Unidade Vocacional do IEMA de Barreirinhas, com a presença do secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, o prefeito dr. Amílcar, demais autoridades do município, supervisores, professores e estudantes dos novos cursos de qualificação profissional ofertados na cidade turística.

“Com esses cursos os nossos jovens estão se preparando para melhorar o atendimento aos nossos turistas. São jovens que estão matriculados para o curso de inglês e outros cursos que são trazidos pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino, o secretário Felipe Camarão, e o secretário adjunto André Bello, que encabeça essas ações, e sempre trazem incentivo e mais educação ao nosso povo”, destacou o prefeito dr. Amílcar.

André Bello explicou que a cidade foi contemplada com o Programa Trabalho Jovem, do Governo do Estado, que oferece qualificação profissional. “Em Barreirinhas estão sendo ofertadas 630 vagas, cursos na área de inglês e turismo, objetivando a geração de emprego e renda, e para melhorar o turismo e, assim, melhorar a vida de toda a população. Um dia importante para o município, no qual o governo formaliza o lançamento do programa Trabalho Jovem em Barreirinhas”, apontou Bello.

No Barreirinhas, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove os cursos: Inglês Básico, Inglês Intermediário; Inglês Avançado, Inglês Instrumental aplicado a Serviços Turísticos, condutor em passeio em ambientes naturais, organizador de eventos, agente de informações turísticas.

Qualificação profissional

Estudantes dos cursos oferecidos pelo governo durante aula inaugural
No Maranhão são, ao todo, 167 cursos, com 6.330 vagas em 44 municípios, integrando o Eixo Capacitação, do Programa Trabalho Jovem, que contempla jovens oriundos de escolas públicas. Os cursos são articulados aos setores econômicos locais e regionais, para favorecer a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. O cronograma com o início das aulas desses cursos/oficinas segue até o dia 12 deste mês.

O Programa Trabalho Jovem foi instituído pelo Governo do Maranhão, reunindo iniciativas da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Os cursos/oficinas serão ofertados em Unidades Vocacionais do Instituto e Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e espaços de sindicatos, igrejas, entidades sociais, órgãos municipais, entre outros polos, resultados de parceria entre a Seduc e essas instituições. Os cursos contribuem para o acesso das pessoas ao mercado de trabalho com a formação e a prática em sala de aula, e possuem uma carga horária de 160 horas, cada, com certificação.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE