quarta-feira, 23 de junho de 2021

Censo Escolar 2021: Seduc realiza webinário para esclarecer dúvidas de dirigentes, gestores e técnicos escolares

 



A manhã desta terça-feira (22) foi de esclarecimentos para dirigentes, gestores e técnicos escolares das escolas das redes públicas estadual e municipais de todo o Maranhão. Os educadores participaram do webinário “Censo Escolar 2021”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O primeiro evento virtual para tratar sobre o Censo Escolar da Educação Básica, em 2021, teve como objetivo iniciar as discussões sobre a temática, uma vez que mais eventos e formações serão realizadas ao longo do ano. Para tanto, contou com a explanação dos servidores da Seduc: Marcio Olanda, coordenador estadual do Censo Escolar e supervisor; Márcia Thais, superintendente de Informação e Avaliação de Desempenho Educacional; Carlos Henrique de Paula, assessor do Censo Escolar da Educação Básica; e Célia Alessandra, técnica da Coordenação do Censo Escolar da Educação Básica.

Marcio Olanda iniciou o webinário falando sobre “A importância do censo escolar da educação básica e suas etapas (matrícula inicial e situação do aluno), Censo Localiza”, e reforçando que, por conta da pandemia da Covid-19, este e os outros eventos sobre a temática devem ser realizados de forma virtual, diferentemente dos anos anteriores – em que os treinamentos eram presenciais. O coordenador garantiu ainda que todas as dúvidas serão devidamente esclarecidas quando da realização desses próximos encontros.

“O webinário de hoje foi um pontapé inicial para tratarmos desse assunto ao longo do ano. Tratamos aqui sobre o conceito inicial de censo escolar, alguns dados do censo escolar do nosso estado, mostrar um pouco sobre o Sistema do Educacenso, iniciando nossos momentos de discussão e esclarecimentos. As tratativas de aprofundamento desse assunto, bem como as formações, que promoveremos sobre o sistema de inclusão desses dados, serão feitas gradativamente e por unidade regional de educação, ao longo dos próximos meses”, explicou Marcio Olanda.

Em seguida foi a vez da superintendente Marcia Thais tratar sobre “Programas que utilizam as informações do censo escolar e cronograma”, apresentando aos participantes alguns aspectos dos sistemas que são disponibilizados pelo INEP para a coleta e preenchimento desses dados.

“Esse momento de apresentação do Sistema, os Programas com os quais esses dirigentes e gestores trabalharão para a inserção desses dados é de suma importância para que esses dados sejam coletados da forma correta. Uma vez que o Censo Escolar é um instrumento de política pública muito importante para o planejamento e organização das atividades a serem desenvolvidas na área da educação, tanto no âmbito nacional, quanto estadual e quanto municipal. Agradeço a todos que participaram desse momento e reitero a importância dessas formações para que a gente possa ter uma coleta de qualidade e avançar em termos de qualificação da educação em todo o estado do Maranhão”, destacou Marcia Thaís.

“Dados sobre o Censo Escolar no Maranhão, usuários do Educacenso, migração e tipos de relatórios”, foi o tema apresentado pelo assessor do Censo Escolar da Educação Básica na Seduc, Carlos Henrique de Paula. Em sua explanação o servidor fez uma análise dos dados coletados no estado no ano passado e ainda, apresentou a logística do preenchimento de dados no Sistema Educacenso, mostrando aos participantes a mais correta forma da inserção de dados na plataforma.

“Nós apresentamos aqui uma análise resumida sobre os dados do Censo em 2020, possibilitando que a gente faça um posicionamento para 2021, mostramos alguns dos relatórios que são enviados periodicamente pelo INEP e que usaremos ao longo do ano. Desta forma, promovendo eventos como esse estamos buscando auxiliar nossos gestores e técnicos para que o nosso estado passa avançar nessa coleta de dados, buscando sempre a melhoria dos índices educacionais do nosso estado”, disse o assessor Carlos Henrique.

O último momento do encontro virtual contou com os esclarecimentos da técnica da Coordenação do Censo Escolar, Célia Alessandra, que tratou sobre as boas práticas e dúvidas recorrentes sobre a temática, além de apresentar a equipe responsável pelo ‘Censo Escolar’ na Seduc.

“Para se fazer o Censo Escolar nós precisamos de boas práticas. Esse foi apenas um encontro inicial, a partir daqui vamos promover mais formações que objetivam aprofundar mais os pontos discutidos e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir ao longo desse preenchimento dos dados na plataforma do Censo Escolar. Teremos sempre um canal aberto com esses gestores e dirigentes, seja por email, telefone ou diretamente com o técnico responsável em cada unidade regional de educação”, afirmou Célia.

A massiva participação dos educadores maranhenses foi um dos pontos altos do evento online, que aconteceu por meio do Canal oficial da Seduc no Youtube, chegando a mais de mil espectadores conectados. Gestores e técnicos deixaram seus comentários com dúvidas e também elogios à transmissão.

“Ótima live. Esses momentos de formação são importantes para que a gente possa sempre estar se aperfeiçoando”, expressou Luthes Gervan, do município de Tutóia.

“Foi muito produtiva a reunião. Parabéns a toda equipe envolvida, pelo trabalho”, concluiu Ismael Silva, professor do Centro de Ensino João Mohana, em Peritoró.

0 comentários:

Postar um comentário


NAVEGUE COM A MELHOR INTERNET

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO