sexta-feira, 21 de maio de 2021

Governo do MA retira do ar matéria sobre ‘kit cloroquina’


O Governo do Maranhão decidiu retirar do ar uma matéria do dia 17 de maio de 2020 em que anunciava a oferta de cloroquina para tratamento de pacientes com sintomas leves de Covid-19.

O caso foi descoberto pelo Blog do Gilberto Léda ao tentar checar informação do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre o assunto.

Na manhã de ontem, 20, o comunista reagiu nas redes a um vídeo apresentado na CPI da Pandemia pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), em que ele aparecia falando sobre o tratamento (reveja).

No Twitter, Dino afirmou que o vídeo foi manipulado e divulgou um documento do dia 18 de maio de 2020, com um parecer não recomendando o uso do tratamento.

Ocorre que um dia antes, no dia 17, o Governo do Maranhão já divulgava a oferta do “kit cloroquina” a pacientes da rede estadual de saúde. Foi essa a matéria retirada do ar (tente ver aqui, ou abaixo).

O blog, no entanto, conseguiu recuperar o conteúdo, que pode ser visto aqui.

Ou seja: na verdade, naquela época, o que o Governo do Maranhão fez foi ignorar – mesmo que por pouco tempo – um parecer de infectologistas contrário ao tratamento da Covid-19 com hidroxicloroquina.

No dia 20 de maio, por exemplo – dois dias após a emissão do documento apresentado por ele no Twitter -, Dino ainda dava entrevista à CNN confirmando que o protocolo com hidroxicloroquina era adotado no Maranhão.

“Não altera rigorosamente nada, porque a cloroquina e outros medicamentos já são usados há bastante tempo há critério médico. Neste momento que estamos conversando há milhares de pacientes no Maranhão recebendo cloroquina. Fica a critério médico”, disse (veja).

Seria mais honesto admitir isso, e contextualizar o assunto.

Retirar matéria oficial do ar é, para dizer o mínimo, falta de transparência e de honestidade com o debate.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE