segunda-feira, 15 de março de 2021

Governo do Maranhão investe em múltiplos canais de comunicação para levar aulas remotas a estudantes

Professor Thyago Araujo grava podcast em estúdio da Rádio Timbira

Para garantir o acesso de todos os estudantes da rede pública do Maranhão às atividades escolares não presenciais, o Governo do Estado lançou mão de diferentes canais de comunicação e plataformas digitais para alcançar estudantes das 19 Unidades Regionais de Educação, incluindo ferramentas como aulas pela TV aberta, no rádio e pela internet. Na última semana, o governo colocou no ar a TV Educação, pelo canal 10.2, e nesta segunda-feira, serão veiculados na Rádio Timbira, podcasts com aulas diariamente.

Enriquecer o acesso a conteúdo educacional e facilitar o planejamento das aulas por parte dos professores, mas principalmente democratizar o acesso ao conteúdo curricular para os estudantes, estão entre os principais objetivos desses investimentos do governo, de acordo com o subsecretário da Educação, Danilo Moreira.

“O Governo do Maranhão mantém vários esforços. Temos uma plataforma na internet, que é a plataforma Gonçalves Dias, distribuímos chips com dados móveis, para facilitar o acesso dos estudantes. Mas compreendemos que a TV tem um alcance forte, e se tornou um instrumento complementar, por isso estamos expandindo a cobertura e aprimorando a programação do canal cotidianamente. Esperamos que essa iniciativa permaneça, mesmo após a pandemia, porque sabemos que a educação mediada pela tecnologia poderá completar e fortalecer o papel da escola e do professor em sala de aula”, assinalou.

Na TV Educação – Caminho para o saber, os alunos podem conferir aulas dos diferentes componentes curriculares do Ensino Médio, nos três turnos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também está buscando parcerias com outras entidades do campo educacional para ampliar e dinamizar a programação. Nas próximas semanas, o canal deve trazer no noturno, cursos e oficinas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Também conteúdos culturais e artísticos para serem exibidos nos fins de semana.

“No canal de 10.2 podemos encontrar diversos assuntos importantíssimos para a conclusão do nosso Ensino Médio”, destacou, Emanuelle Vitória, da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Clarindo Santiago, em São Luís.

A estudante do CE Nascimento de Moraes, Janice Souza Farias, que está cursando a 1ª série, também ressaltou a importância de assistir as aulas pela TV. “É mais um meio de reforçar nossos estudos em momentos muito difíceis como esses que estamos passando. Só tenho a dizer que vocês [Governo] estão de parabéns por terem criado uma forma de ajudar as pessoas que não têm acesso à internet”, disse.

Aulas no rádio

Nesta segunda-feira (15), estreia na Rádio Timbira, com retransmissão em dezenas de municípios maranhenses de alcance da emissora, e também em plataformas digitais, os podcasts denominados #FiquemEmCasa Aprendendo. A Timbira irá veicular esse conteúdo diariamente, das 16h às 17h, seguindo um cronograma de aulas.

Nesta primeira semana, estão programadas aulas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Arte, Filosofia e Educação Física, abordando conteúdos do Ensino Médio.

“Todos os nossos professores estão disponibilizando um vasto conteúdo em áudio para os nossos alunos. Tenho certeza que o Governo do Maranhão continuará buscando alternativas para os estudantes. Estamos vivenciando grandes oportunidades nesse momento e os estudantes devem aproveitar. Todos ganham com essas e outras iniciativas, como a Plataforma Gonçalves Dias, o canal 10.2 e agora pelos podcasts da rádio Timbira”, concluiu o professor de Matemática, Thyago Araújo, que coordena as gravações.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE