sábado, 9 de maio de 2020

Governo inicia diálogos para formular protocolos de segurança sanitária na indústria e comércio

Reunião com segmento da Construção Civil (Reprodução)

A Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) vem realizando uma série de diálogos diante da crise sanitária causada pelo coronavírus e após o lockdown decretado pela justiça no Maranhão. A proposta visa a criação de protocolos para uma possível retomada das atividades econômicas no pós pandemia, sempre tomando como base as avaliações do comitê cientifico.

De acordo com o decreto 35.784, de 3 de maio, do Governo do Maranhão, a Seinc, a Casa Civil e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) são responsáveis por dialogar com a sociedade civil, entidades de classe e trabalhadora, recolhendo sugestões para a elaboração de protocolos visando a retomada da economia. 

“Autorizei o secretário Simplício Araújo, o secretário Francisco Gonçalves e o secretário Marcelo Tavares, nos termos dos decretos que editei, a realizarem consultas a segmentos empresariais, econômicos, sociais, sindicais, sobre as novas normas sanitárias que editaremos a partir do dia 20. Porém, com a volta progressiva das atividades comerciais e de serviços, com protocolos e sobretudo com normas sanitárias”, afirmou durante coletiva o governador Flávio Dino.

Já foram realizadas reuniões com segmentos da educação, construção civil, entidades empresariais, representantes de sindicatos, avaliando a atual situação. Em todas as videoconferências, foram debatidas as dificuldades decorrentes da pandemia em virtude da paralisação da atividade econômica, dificuldade em acesso ao crédito nos bancos públicos, reestruturação dos negócios para pós pandemia, segurança nos estabelecimentos de ensino, segurança sanitária para clientes, funcionários e comunidade no entorno de determinados negócios. 

A Seinc está aguardando o envio de sugestões de cada área com a formulação de protocolos, sempre em sintonia com o comitê cientifico do Governo do Estado.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explica que o governador Flávio Dino e toda a equipe de Governo está engajada nos trabalhos para combater e prevenir o coronavírus, mas, que é preciso pensar também nas ações quando a pandemia passar. Segundo ele, as discussões são em torno de normas sanitárias que possam garantir a segurança de funcionários e clientes.

Reunião com segmento da educação (Reprodução)

“Neste momento o diálogo é mais importante do que nunca, pois não há ainda previsão para a volta das atividades, mas quando houver a possibilidade da volta, não poderemos mais ter interrupção no funcionamento do comércio, indústria e escolas, afinal, pior que não voltar, é voltar e ter que parar de novo. Por isso esses protocolos precisam ser construídos e respeitados por todos”, ressaltou Simplício Araújo.

Grande parte dos segmentos já ouvidos destacam que a principal proposta é que a retomada das atividades seja de forma progressiva. O setor da educação, por exemplo, defende que a volta seja dos maiores para os menores, sendo do ensino superior, fundamental maior e depois o menor.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE