segunda-feira, 25 de maio de 2020

Com 100% dos leitos de UTI ocupados, sistema de saúde de Imperatriz entra em colapso



O sistema de saúde de Imperatriz entrou em colapso após ter todos os leitos de UTI destinados aos pacientes infectados pela Covid-19 ocupados neste domingo (24).

Dos leitos clínicos do SUS, restam apenas 5 de 81. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão.

Até sábado (23), a cidade ainda tinha dois leitos livres, porém em 24h a rede de saúde de Imperatriz viu o esgotamento de seus leitos para pacientes em estado grave.

Ainda na sexta-feira (22) o Ministério Público do Maranhão expediu uma Recomendação conjunta, orientando que o Estado decrete medidas mais rígidas que propiciem ações efetivas de isolamento e distanciamento social no Município de Imperatriz e Região Tocantina.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, pelo titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de Imperatriz, Newton Barros de Bello Neto e pelo titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de João Lisboa, Fábio Henrique Meirelles Mendes.

Também assinaram o documento o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos, e os defensores públicos titulares da Saúde em Imperatriz, Arthur Magnus Dantas de Araújo e Arthur Moura Costa.

No documento, o Ministério Público e a Defensoria Publica pedem medidas de isolamento social e distanciamento, a exemplo do que foi feito nos municípios que compõem a Ilha de São Luís, práticas que alcançaram bons resultados na capital e região.

As instituições consideram inclusive a possibilidade de lockdown entre as medidas, como forma de evitar o aumento da contaminação por Covid-19, o colapso das redes pública e privada de saúde locais e, por consequência, inúmeras mortes.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE