sexta-feira, 15 de maio de 2020

99% das pessoas infectadas criam anticorpos contra o coronavírus


Diversos estudos sugerem que as pessoas desenvolvem imunidade duradoura ao vírus e que não são possíveis reinfecções


Criação de anticorpos independentemente da idade, sexo e gênero mostra estudo

Um estudo realizado em Nova York e cidades vizinhas mostra que: 99% dos 624 casos analisados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus. O resultado é um tranquilizador, principalmente diante das incertezas que pairam em cima de uma possível resistência do corpo humano à doença.

Para chegar aos dados foram estudadas 1.343 pessoas com infecções confirmadas ou suspeitas. A grande maioria foram casos leves. 

Embora dependa de cada caso, espera-se que esses anticorpos confiram uma certa imunidade. A possibilidade de alguém ser infectado duas vezes perde força. De fato, os principais defensores dessa teoria, as autoridades de saúde da Coréia do Sul, reconheceram que os 260 possíveis reinfectados que haviam detectado eram falsos positivos.

Produção de anticorpos é independente da idade, sexo e gênero

O estudo nos EUA ainda é preliminar e não foi revisado por especialistas independentes, mas seus autores, que fazem parte da Escola de Medicina do Hospital Mount Sinai em Nova York, formam uma das equipes de maior prestígio em seu campo e participam do ensaio clínico. para tratar doentes cobertos com plasma hiperimune. O mais promissor do trabalho é que a quantidade de anticorpos gerados é independente da idade, sexo e gravidade da doença – todos parecem produzir essas proteínas protetoras. Os pacientes mais graves geram ainda mais anticorpos, como demonstrou um estudo preliminar na China com 175 pacientes, que em teoria seria igual ou melhor protegido, argumentam os pesquisadores.

Outro derivado importante: as pessoas atingem seu pico de produção de anticorpos cerca de 15 dias após o desaparecimento dos sintomas; portanto, é recomendável aguardar cerca de duas semanas após a recuperação para fazer um teste confiável, caso contrário haverá falsos negativos. Talvez por isso, estudos anteriores mostram que algumas pessoas superam a doença sem gerar anticorpos, observam os autores.


Foto: Divulgação

Médicos e cientistas de todo o mundo estão em busca de pessoas infectadas com coronavírus e que desenvolveram anticorpos altamente eficazes para neutralizar o vírus. O plasma sanguíneo é um dos tratamentos possíveis para salvar vidas de outros pacientes. 

Mas encontrar os melhores anticorpos é uma tarefa de dimensões cosmológicas. Cada pessoa tem mais de 1 bilhão de células B imunes, cada uma capaz de produzir um tipo único e específico de anticorpo. Se multiplicado pelos mais de quatro milhões de pessoas infectadas no mundo, existem cerca de 4.000 bilhões de possibilidades.

A quantidade de anticorpos em um paciente está correlacionada com a capacidade do plasma de neutralizar o vírus, explicou a mesma equipe em um estudo anterior para demonstrar a validade do teste publicado na Nature Medicine. Os anticorpos se ligam à proteína S que o vírus usa para penetrar nas células humanas, impedindo-o de causar novas infecções. No entanto, o trabalho lembra que ainda não se sabe quantos anticorpos são necessários para ter imunidade ou qual capacidade neutralizante eles têm, algo que terá que ser demonstrado a partir de agora.

Um estudo realizado na China com 14 pacientes recuperados fornece outro achado positivo: a maioria não apenas gera anticorpos neutralizantes (IgG), mas também linfoctitos T capazes de destruir células infectadas. Agora, a grande questão é quanto tempo dura a imunidade, meses, anos? A dura realidade é que isso só será conhecido com a passagem desse tempo. Até então, as suposições só podem ser feitas com base no que se sabe sobre outros vírus. Os coronavírus humanos geneticamente mais semelhantes ao novo SARS-CoV-2 são SARS e MERS. Nos dois casos, anticorpos neutralizantes foram detectados em pacientes até três anos após a infecção. No caso da SARS, ainda existem anticorpos neutralizantes após 13 anos . A questão restante é se eles continuam funcionando; um pouco difícil de responder. Um paciente gerou mais de 200 anticorpos diferentes contra o vírus, incluindo dois capazes de neutralizá-lo 99%.

A melhor maneira de provar que um anticorpo funciona é colocá-lo para combater o vírus em uma cultura de células humanas saudáveis. Isso só pode ser feito em laboratórios de alta segurança – nível P-3. 

Outra opção é usar animais humanizados que produzem a proteína ACE2 que o coronavírus usa para invadir nossas células. Foi isso que um grupo de cientistas chineses fez esta semana em um estudo publicado na Science . Eles mostraram que dois anticorpos isolados de um paciente foram capazes de reduzir o nível de vírus nos pulmões dos camundongos e um deles evitou lesões nesses órgãos. Esta preliminar mostra dados de um paciente que gerou mais de 200 anticorpos diferentes contra o vírus, incluindo dois capazes de neutralizá-lo em 99%. Isso sugere que a resposta imune é poderosa e específica ao novo vírus, uma vez que esses mesmos anticorpos não se ligam à SARS ou MERS, cuja proteína S é ligeiramente diferente na região que se liga às células humanas, conhecida como domínio de ligação ao (RBD).

Na Espanha, a busca por soro hiperimune está começando agora. No momento, não se sabe quem podem ser os melhores doadores. Inicialmente, pensava-se que seriam jovens com doença leve, mas mais tarde ficou provado que pessoas mais velhas e mais sérias desenvolvem mais anticorpos e têm mais potencial, explica Cristina Avendaño, farmacologista do Hospital Puerta de Hierro, que coordena um ensaio clínico com plasma hiperimune em 30 hospitais espanhóis.

Com informação de O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE