quinta-feira, 23 de abril de 2020

Ocupação por coronavírus em leitos de UTI cai pelo terceiro dia em São Luís


Capital fica um pouco mais distante de um colapso no sistema por superlotação de leitos para pacientes graves





Pelo terceiro dia seguido caiu a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus na capital São Luís.

No domingo, chegamos ao preocupante percentual de 93,75% de leitos ocupados, dos 107 existentes. Muitos temiam um colapso do sistema, quando pacientes em estado grave não encontrariam mais espaço para internação.

No boletim desta quarta-feira, divulgado a noite pela Secretaria de Saúde, porém, o percentual baixou para 84,11%. Do total de 107 leitos, 90 estão ocupados e 17 livres.

Na segunda, a ocupação já havia recuado para 88,87%. E na terça registrou uma leve melhora, para 88,24%. Os números incluem leitos de hospitais públicos.




“Decreto de lockdown está pronto”, diz governador

A redução ocorreu no mesmo dia em que o governador Flávio Dino declarou que decretaria “lockdown” (fechamento total de todas as atividades) caso os leitos de UTI ocupados chegassem a 80%. “Tenho um decreto pronto de lockdown se a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegar a 80%”, falou, em reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A reportagem fala que a “ocupação na noite de terça estava em 70%”. Mas o boletim da própria secretaria de Saúde apontava para uma ocupação de 88,11% na taxa relativa aos leitos SUS administrados pela Secretaria de Saúde.

Indagado pela reportagem sobre quais leitos Dino se referiu (estadual ou da capital), o governo informou, por meio da assessoria, que o governador se referiu à ocupação de leitos da rede estadual. E não apenas São Luís. Diz a nota:

“O Governo do Maranhão esclarece que o decreto para lockdown será uma alternativa possível, caso os leitos de UTI da rede estadual de saúde cheguem à ocupação de 80% no estado.”

De acordo com últimos dados da Saúde, do total de leitos de UTI existentes em todo o estado (188), metade deles (94) está ocupado. Portanto, o Maranhão tem 50% de ocupação dos leitos de terapia intensiva no dia de hoje. Longe, portanto, de um colapso regional.

A ocupação do total de leitos clínicos, porém, aumentou. No domingo a noite estava em 41% e hoje está em 60,43%. Do total de 235 leitos, 142 estão ocupados e 93 livres em São Luís.

Números do Covid-19 no Maranhão

Até o boletim desta terça, São Luís tem 1757 casos confirmados do novo coronavírus:

  • 1100 estão em isolamento domiciliar
  • 176 estão recuperados
  • 262 estão em internação clínica
  • 148 em leitos de UTI
  • 76 pessoas morreram

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE