quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Prefeitura de Godofredo Viana divulga atrações do 43°Círio de Nazaré



A prefeitura de Godofredo Viana divulgou na noite desta terça feira (15), as atrações do Círio 2019,a maior festa religiosa do Litoral Maranhense. Este ano o Círio de Nazaré completará 43 anos de devoção e de muita fé. 

A gestão do Prefeito Sissi Viana está preparando uma super programação para a cidade, com aparelhagens como Gilsom e o Poderoso Pressão, Bandas como D Lore Prazeres e Batidão do Melody e o tradicional Bloco Pingunçus de Outubro.

SOBRE O CÍRIO 

Em setembro de 1975, Padre Franco Ausânia, vigário paroquial, participou do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Luís Domingues para copiar o modelo para poder realizar o primeiro Círio em Godofredo Viana. No ano seguinte, formou-se uma Diretoria composta por: Alcina Farias, Albertina, Francilino, Jamilia, José Ribeiro, Manoel Mandú, Santa Cirino, Sinhá e o próprio Pe. Franco Ausânia, e foram criados grupos para animar as coreografias tradicionais da procissão. 

Na época foram formadas duas caravanas, sendo uma de Belém e outra de São Luís, vinham com o intuito de participar da parte religiosa da festa, pois a maioria eram pessoas filhas da cidade ou que possuíam parentes e amigos na mesma, por isso aproveitavam o momento para também fazer um reencontro com os parentes e amigos. 

De certa forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é hoje um grande momento festivo na vida do povo de Godofredo Viana, que se consagrou uma das maiores festa religiosa da região que é realizada no último final de semana de outubro onde leva milhares de fiéis nas ruas da cidade, é entendida, como uma das manifestações mais significativas das expressões de festa religiosa e pela qual se propõe fazer uma leitura da sociedade e da cultura.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE