segunda-feira, 6 de maio de 2019



O Dia D de mobilização e vacinação contra a gripe influenza ocorreu neste sábado (04), em Santa Helena, das 8h da manhã as 17h. Equipes da área da saúde fazem a distribuição das doses gratuitas da vacina em todos os postos da sede, que funcionaram normalmente neste sábado. A meta é vacinar 90% do público-alvo.



A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, sendo transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Segundo a coordenadora de Saúde do município, “a campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, os números de internações e mortalidade que acontecem em decorrência do vírus da gripe. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e influenza B). É importante lembrar que a pessoa vacinada deixa de transmitir a doença e passa a proteger as pessoas do seu convívio.”


As vacinas oferecidas gratuitamente nos postos são destinadas a crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; Idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio, sendo também uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos grupos prioritários. Apesar de algumas áreas da zona rural estarem isoladas por conta das cheias do Rio Turi, equipes móveis foram deslocadas para realização da campanha no dia D.

Por Gleicy Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração