sexta-feira, 12 de abril de 2019

Diversas ações estão sendo programadas para acontecer em Turiaçu ainda no primeiro semestre deste ano. 



Grupo de pequenos empreendedores do campo que participaram da capacitação promovida pelo Sebrae no povoado Nova Caxias, zona rural de Turiaçu.

A cidade de Turiaçu, na região do litoral ocidental maranhense, possui hoje, segundo dados da Associação Comercial do município, cerca de 1.300 empresas formalmente registradas. Desse número, pouco mais de 50% encontra-se em plena atividade, o que já é suficiente para conceder ao município importante papel na economia da região.

Outro grande potencial local é o agronegócio, e de olho nisso, um grupo formado por 25 pequenos empreendedores do campo do povoado Nova Caxias, zona rural do município, participaram recentemente do curso de associativismo e cooperativismo, promovido pelo Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro. O curso é uma demanda feita pelos próprios produtores locais, que buscaram o apoio da instituição.

O objetivo dos participantes foi conhecer detalhes de como funcionam as cooperativas e associações, e como é possível estruturar uma cadeia produtiva local voltada para a comercialização de suas produções. Com forte vocação nos segmentos da piscicultura, suinocultura, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura e horticultura, a cidade tem potencial para se estabelecer como importante polo produtor de alimentos do estado.

“Aqui nós esclarecemos dúvidas sobre o cooperativismo, porque muitos desconheciam como funcionava de fato uma cooperativa, depois desse curso a gente percebe que os companheiros passaram a encarar com mais seriedade e determinação essa missão. Não temos dúvida que muito em breve com o apoio do Sebrae nós estaremos com a nossa cooperativa constituída e gerando lucro para nossa comunidade”, afirmou João Paulo Jinkings Ribeiro, piscicultor e participante da capacitação.

Parceria com a Associação Comercial de Turiaçu

Durante a visita, o Sebrae Maranhão reuniu também com a Associação Comercial de Turiaçu (ACETU), para planejar ações que serão executadas em parceria com a instituição nos próximos meses, principalmente com enfoque no programa Comércio Brasil, que promove a aproximação entre empresas locais e dezenas de empresas em todo o estado, dentre compradoras e vendedoras.

De acordo com o presidente da ACETU, Orlando Magno Ribeiro, a parceria com o Sebrae irá atender um anseio dos empresários de Turiaçu. “Acreditamos que está parceria com o Sebrae trará muitos benefícios para o empresariado do município. Enquanto Associação Comercial, nós temos percebido que os empresários estão cada dia mais buscando conhecimento para aprimorar os seus negócios, e ninguém melhor do que uma instituição como o Sebrae para trazer esse conhecimento para eles”, garantiu Ribeiro.

O gerente substituto do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, garantiu que a instituição está de portas abertas para que parcerias exitosas sejam construídas em benefício da região. “A região do Litoral Ocidental maranhense é uma região com um enorme potencial de crescimento, por isso, precisamos estimular as empresas locais, e esse estímulo passa sobretudo pelo estabelecimento de parcerias, que viabilizem o desenvolvimento de programas como o Comércio Brasil e uma série de capacitações empreendedoras presentes em nosso portfólio, a exemplo das que serão promovidas em breve em Turiaçu”, garantiu Soeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração