segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

As visitas domiciliares realizadas pelos profissionais da Secretaria da Saúde de Godofredo Viana, tem permitido levantamento das principais demandas na área da saúde. Ao conhecer a realidade do indivíduo e da família in loco, são fortalecidos os vínculos do paciente com os profissionais.

No Brasil, o enfoque da intervenção domiciliária foi introduzido no início do século XX por meio de práticas sanitárias trazidas da Europa, em especial por Oswaldo Cruz, Emílio Ribas e Carlos Chagas.

Com a institucionalização da Estratégia Saúde da Família (ESF), o programa de atenção básica tem como principais objetivos: conhecer o domicílio para identificar fatores de risco individuais e familiares, prestar assistência ao paciente em caso de acamados, auxiliar no controle e prevenção de doenças mas principalmente atuar na prevenção e na promoção da saúde.

Para o secretário de Saúde, Emanuel Coimbra, a intenção é fortalecer ainda mais o trabalho dos agentes para que com as informações coletadas, possa ser elaborado um plano de acompanhamento específico para cada família.

Atualmente, o município de Godofredo Viana conta com trinta agentes de saúde. As visitas são mensais,em janeiro foram realizadas 2.361 visitas domiciliares.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração