sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Janeiro Roxo: Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à Hanseníase



Prefeitura de Godofredo Viana realiza palestra sobre “Janeiro Roxo” 

A prefeitura de Godofredo Viana realizou, esta semana, palestra na qual foram abordadas informações importantes sobre a campanha “Janeiro Roxo”, iniciativa desenvolvida pelo pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Hansenologia com o objetivo de prevenir e combater a hanseníase.

A palestra foi ministrada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e aconteceu no prédio do Viva Procon, localizado na Avenida Teófilo Viana. 
De acordo com a Enfermeira Regiane, o controle da doença ainda é desafiador. 

“É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito, além de estar disponível em todas as unidades básicas de saúde do município”. 

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria Mycobacterium leprae e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas.

A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar sequelas.

Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde de seu bairro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado. 

Não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses e é oferecido gratuitamente pelo município. Já no início a pessoa deixa de transmitir a doença, por isso, não deve ser separada de sua família nem interromper atividades rotineiras.






0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE