quarta-feira, 21 de novembro de 2018



O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (20) o edital com cerca de 8,5 mil vagas no país para o programa Mais Médicos.

Um total de 446 vagas são para 154 municípios do estado do Maranhão – a maioria classificados pelo ministério como de “extrema pobreza” (veja a lista aqui). As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro nos CRMs (conselhos regionais de Medicina) do Brasil.

A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada.

O governo cubano não concordou com as condições expressadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, que é contrário à exigência cubana de ficar com parte do salário dos médicos e impedir a vinda de familiares dos profissionais ao Brasil.

Bolsonaro também manifestou-se contrário à não exigência do exame do Revalida aos cubanos. O Revalida é feito a todos os médicos que se formam no Exterior, mas não foi feito aos profissionais cubanos desde o início do programa Mais Médicos, implantado pelo governo petista.

Veja a relação dos Municípios do Litoral  Maranhenses e das vagas oferecidas.

AMAPÁ DO MARANHÃO: 1, CÂNDIDO MENDES: 4, CARUTAPERA: 3, GODOFREDO VIANA: 2. 

O Maranhão é o sexto estado com o maior número de vagas. O contrato é de 36 meses e as atividades incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 horas em unidades básicas de saúde.Podem se inscrever médicos brasileiros que possuem registro no CRM do Brasil ou com diploma revalidado no país. Ao fazer a inscrição, o candidato poderá escolher o município que pretende atuar.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração