terça-feira, 20 de novembro de 2018

Moradores de Centro Novo começam a ser treinados no Pará




A MCT iniciou neste mês com quatro funcionários de Centro Novo do Maranhão, o processo de aprendizado e treinamento de mina, em Curionópolis (PA). Os moradores de Centro Novo, foram contratados como trainees e têm a oportunidade de conhecer o empreendimento e aprenderem a trabalhar numa grande mineração, com carteira assinada, benefícios, equipamentos de proteção e salários dignos.

“Eu não tinha idéia de como era uma mina. Estou impressionado com o que temos visto, é tudo muito grandioso, mas ao mesmo tempo tudo funciona com perfeição! A empresa tem uma estrutura muito bem organizada em Antas Norte (PA). Fomos muito bem recepcionados”, relatou Orlando Botelho Alves, que integra o grupo de trainees. “A maioria dos moradores de Centro Novo acha que não é bom para o município ter uma mina, eles pensam que serão gerados danos aos rios, assim como acontece com os garimpos ilegais que tem por lá. Mas aqui, em Antas Norte, vi que a mineração é totalmente diferente da forma como atuam os garimpeiros, há todo um cuidado com os rios, com os animais e com o meio ambiente como um todo, portanto, tenho certeza que será um grande benefício para Centro Novo ter um projeto de mineração como este ”, afirmou o trainee Aurélio Marlon, ambos em relatos para a jornalista local Karine Gomes.

De acordo com o geólogo Jailson Araújo, gerente geral do Centro Gold, há 55 pessoas da comunidade de Centro Novo trabalhando nas pesquisas regionais do projeto, contratadas diretamente pela MCT ou por suas terceirizadas. A contratação de mão de obra local é uma das políticas de atuação da mineradora, que contribui com o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que atua. 

Sobre o envio dos trainees de Centro Gold para treinamento no Pará, Jailson destacou que o objetivo principal foi prepará-los profissionalmente para a atuação no projeto, e a empresa tem buscado alternativas, em parceria com o governo municipal de Centro Novo, para fomentar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, especialmente na área da mineração.

“Estamos em contato com o governo do município para a implantação do polo do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão (IFMA), em Centro Novo, a ideia é começar este ano com os cursos à distância. Também estamos buscando parcerias para a disponibilização de cursos por meio do SENAI”, informou Jailson Araújo, continuando ele disse "Gostaríamos de em breve começar a implantar o Projeto em Cipoeiro e depois Chega Tudo, para isso precisamos de apoio das autoridades do executivo e judiciário em São Luiz, serão 800 empregos na construção e quase 400 diretos na operação por mais de 10 anos, Centro Novo de hoje vai ficar no passado e teremos uma Novo Centro Novo, onde emprego, oportunidades, escolas, capacitação e renda não vão faltar. A comunidade e prefeitura nos cobram diariamente e estamos prontos para começar a mudar esta história, deixando para trás o Desemprego, Garimpo, Miséria, Poluição e Pobreza, substituindo Emprego, Industria, Renda e Sustentabilidade ".


0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE