quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Prefeitura de Godofredo Viana realiza Dia D contra a raiva sábado (3)


No próximo sábado (3), a Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o Dia D da vacinação com o lyssavírus, o vírus transmissor da raiva.

As atividades serão realizadas a partir das 8h, na Praça da Matriz, localizada no Centro da cidade para melhor atender os donos de cães e gatos.

Com a meta de vacinar aproximadamente 1.100 animais, a campanha teve início, propriamente dita, na Zona Rural através do Departamento de Vigilância em Saúde que é ligado a Secretaria de Saúde. Os agentes de saúde farão a visita nas casas para não deixar nenhum pet sem a vacinação.

Conforme explica João Monteiro, coordenador da Vigilância Sanitária, o serviço é gratuito e obrigatório para animais com mais de 3 meses. Cães e gatos doentes não devem ser vacinados. Para cadelas grávidas a orientação é a de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo.


A raiva continua representando um grave problema de saúde pública, pois apresenta um índice de letalidade de 100% para animais doentes e a forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus. “Seres humanos precisam de cuidados com a saúde. Cães e gatos também. Por isso, esta campanha é extremamente importante, visto que a raiva é uma doença transmissível por contato direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambida de cães, gatos ou outros mamíferos”, observa a secretária de Saúde, Norma Borges.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE