sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Pinheiro – Campanha “Idoso consciente: voto inteligente” é lançada




O Ministério Público do Maranhão realizou, na tarde desta quarta-feira, 3, o lançamento da campanha “Idoso consciente: voto inteligente” em Pinheiro. O evento foi realizado no Espaço Criança Feliz, na Praça São Benedito.
Participaram da solenidade idosos da cidade de Pinheiro, autoridades representantes do Judiciário e do Executivo municipal, além de membros do Ministério Público do Maranhão, entre os quais o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Idealizador da campanha, o promotor de justiça José Augusto Cutrim Gomes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, declarou que a iniciativa busca motivar os idosos a exercerem sua cidadania por meio do voto. Ele ressaltou que nas últimas eleições a abstenção atingiu mais de 70% das pessoas com mais de 60 anos no Maranhão. “O cidadão que não vota não é lembrado. O que se quer é criar estímulos para que os idosos exerçam sua cidadania escolhendo seus representantes”, afirmou.

A aposentada Aldezira Peixoto, 73 anos, disse que a participação no processo eleitoral é muito importante. “Jamais devemos abrir mão do voto, porque somos cidadãos até o fim de nossas vidas”, comentou.


Na região da Baixada, a campanha é coordenada pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, Jorge Luís Ribeiro de Araújo, com atribuição na defesa dos idosos. No Brasil, o voto é facultativo para pessoas acima de 70 anos. O índice de abstenção desse público ultrapassa os 60%. “O voto facultativo é aquele que representa a melhor expressão da democracia. E nessa faixa, depois dos 70, parece que as pessoas estão se livrando de um fardo. O objetivo da campanha é mostrar que o direito ao voto é importante, daí a campanha quer trazer de volta essa vontade de votar, independentemente, se é facultativo”, afirmou Araújo.

Na avaliação do promotor de justiça eleitoral Frederico Bianchini Joviano dos Santos, o Ministério Público está preocupado com o exercício da cidadania pelos idosos para valorizar a importância da participação deles. “Vamos fazer desse encontro um espaço de aproximação do Ministério Público com a terceira idade”.

Presente ao evento, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio José de Sousa Bonfim, acentuou que a experiência dos mais velhos não deve ser descartada no processo de escolha dos nossos representantes. “O idoso, muito mais do que nós, tem melhores condições de escolher aqueles que irão nos representar. O voto é a grande arma para mudar a sociedade”, defendeu.

Marco Antonio Santos Amorim, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça, também ressaltou a vivência da pessoa idosa como ferramenta importante para a escolha correta dos representantes do povo. “A experiência dos idosos pode orientar os mais novos a escolherem os melhores caminhos. A experiência do passado projeta um futuro de mais qualidade para o país”.


Ao se manifestar, o procurador-geral de justiça falou da sua satisfação por estar participando do lançamento da campanha na terceira cidade maranhense (São Luís e Imperatriz já tinham lançado). Luiz Gonzaga Coelho afirmou que os idosos representam um segmento fundamental da sociedade e que, por isso, não podem se omitir do processo eleitoral. “O nosso apelo é para que todos os idosos participem das eleições, que é a festa da democracia. Eles têm a experiência para fazer a diferença”, afirmou.

AUTORIDADES

Compuseram a mesa solene dos trabalhos o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; os promotores de justiça José Augusto Cutrim Gomes, Esdras Liberalino Soares Júnior, Jorge Luís Ribeiro de Araújo, Frederico Bianchini Joviano dos Santos, Tarcísio José Sousa Bonfim e Marco Antonio Santos Amorim; os juízes de direito da Comarca de Pinheiro Tereza Cristina Palhares Nina e Lúcio Paulo Fernandes Soares; o procurador do Município de Pinheiro, Tibério Mariano Martins Filho; e o defensor público da comarca Gil Henrique Mendonça Faria.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE