sábado, 11 de agosto de 2018

Professores de Santa Rita denunciam caos na Educação e deflagram greve

Greve de professores em Santa Rita

Professores da rede municipal de ensino da cidade de Santa Rita, localizada na chamada nova região metropolitana de São Luís, deflagraram greve geral e por tempo indeterminado.

A categoria reivindica da gestão do prefeito Hilton Gonçalo (Avante) uma série de benefícios que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e dos Servidores Públicos de Santa Rita (SINTESP-SR), estão sendo tolhidos pela administração municipal.

A paralisação teve início na última quarta-feira (8), sendo que os docentes continuam mobilizados e realizando diuturnamente atos de protesto com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a falta de respeito para com a categoria, além do que está sendo classificado como caos instalado no setor educacional da “terra da farinha”.

De acordo com Gilmar Garcia, presidente do SINTESP-SR, até o momento prefeito e a Secretaria Municipal de Educação negam-se a dialogar com a classe, o que vem prejudicando cerca de nove mil alunos, que estão sem aulas.

“Antes de iniciarmos o movimento, que é o direito garantido em lei para os mais de 400 professores de Santa Rita, demos 72 horas de indicativo. Ou seja, um prazo razoável para que a administração municipal se disponibilizasse a dialogar. Já fomos procurados pela Câmara de Vereadores e hoje teremos uma reunião com os membros da Comissão de Educação. Porém, por parte da administração municipal, até agora nada”, disse.

Os professores estão reivindicando pagamento de férias; reimplantação da gratificação de exercício da função em localidade de difícil acesso; implantação da progressão vertical; publicação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários; retorno do recolhimento e repasse da contribuição sindical mensal dos sócios do Sindicato; redução da carga horária; dentre outras.Escola em situação precária em Santa Rita

Precariedade – Em uma nota encaminhada às famílias dos estudantes, antes da deflagração do movimento, o Sindicato também expos o cenário de precariedade estabelecido no setor educacional do governo Hilton Gonçalo.

E trata-se de uma situação bem diferente da divulgada pelo prefeito em alguns veículos de comunicação de São Luís.

“Dentre os vários problemas enfrentados pelos alunos diariamente poderíamos citar: falta de merenda escolar, e quando é servido alguma coisa é de péssima qualidade – com isso muitos das vezes os alunos são liberados antes do horário normal; transporte escolar irregular; desclimatização das escolas; escolas com infraestrutura em péssimas condições; dentre outras”, relatou a entidade.

Outro lado – O editor do Blog do Glaucio Ericeira encaminhou à prefeitura ontem, via e-mail, pedido de solicitação de nota sobre a greve dos professores.

E ainda aguarda o posicionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE