quinta-feira, 7 de junho de 2018

VEJA COMO EVITAR CLONAGEM DE WHATSAPP EM MEIO AO CRESCIMENTO DO GOLPE.....


Golpe da clonagem de WhatsAPP está se tornando comum no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Nos últimos dias quatro deputados tiveram o celular clonado no Maranhão, segundo a Polícia. A investigação dos casos está sendo feita em sigilo pelo Departamento de Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
Esse tipo de golpe está se tornando comum e envolve usuários do WhatsApp. Os criminosos clonam os números telefônicos e os utilizam para pedir dinheiro para parentes e amigos das vítimas. Só que o pedido de alguém muito próximo pode ser um golpe, de acordo com a polícia.

Os criminosos desativam o chip da vitima e reativam no aparelho celular da quadrilha que eles pertencem. Ou seja: mesmo aparecendo o nome do familiar na tela durante uma conversa, quem está por trás é um bandido.

Desde 2016 casos como estes são registrados no Brasil. De acordo com a polícia, nos últimos dias novas vítimas estão sendo feitas por uma quadrilha que tem atuação interestadual.

“Há casos de vítimas que estão fora do estado do Maranhão e que chegam para a gente. A gente está fazendo a investigação em cima dessas pessoas que foram vítimas em outros estados”, afirmou o delegado do Departamento de Crimes Tecnológicos, Odilardo Muniz.

O jornalista Franklin Douglas disse que os filhos não costumam se comunicar tanto com ele pelo aplicativo de conversas, por isso estranharia um pedido de dinheiro feito pelo WhatsApp. Mas contou que casos semelhantes a este já ocorreram na família.
“De fato um familiar até caiu em um trote. Não era WhatsApp, mas era pelo telefone. Desde então a gente ficou com um pé atrás quando recebe um pedido nesse sentido”, relatou Franklin.
De acordo com o Departamento de Combate a Crimes em Internet, existem algumas dicas para evitar cair no golpe da clonagem. O passo a passo é o seguinte:

Ir em ‘Configurações’ do Whatsapp
Depois em ‘Conta’
Ir em ‘verificação em duas etapas’
Ativar
Por fim, colocar uma senha e-mail

Com essa ativação vai ser preciso inserir a senha criada ao registrar o número de telefone no WhatsApp uma segunda vez. Ou seja, os bandidos podem até desativar o chip, mas ao reativá-lo no celular deles e abrir o aplicativo será solicitado uma senha que só o verdadeiro dono do número do telefone possui.
“Se aparecer algum familiar pedindo dinheiro, é tentar entrar em contato com a pessoa mesmo, tentar falar com ela. Se não conseguir e o número do WhatsApp está com indícios de pedir dinheiro nos grupos, pode ter certeza que a pessoa pode estar sendo vítima desse golpe. Daí é avisar o mais rápido possível a todos os grupos desse número clonado”, explicou o delegado Odilardo.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE