quarta-feira, 6 de junho de 2018

Flávio Dino entrega IEMAs, kits do Mais Renda, equipamentos agrícolas e Sistema de Abastecimento de Água na Região Tocantina nesta quarta (6)





O governador Flávio Dino continua a agenda de entregas e anúncios na Região Tocantina nesta quarta-feira (6). Imperatriz e Açailândia são as cidades que recebem o governador e comitiva. Na agenda, consta entrega de obras nas áreas de educação, saúde, saneamento básico, além de ações para geração de renda.


Estimulando e oportunizando a formação técnico-profissionalizante, o governador inaugura uma Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Imperatriz, abrindo a agenda de atividades na região. A unidade vai oferecer quatro cursos nas áreas de informática, jardinagem, inglês intermediário e corte e costura industrial, nos turnos da manhã e tarde, atendendo 150 alunos.


Na estrutura o prédio conta com ambiente climatizado, salas administrativas, quatro salas de aula, sala de professores, auditório, biblioteca, laboratório de informática, banheiros e cozinha. “Os estudantes terão acesso a capacitação e terão ampliadas as chances de inserção no mercado de trabalho”, pontua o reitor do IEMA, Jhonatan Almada. O Governo investiu cerca de R$ 500 mil nas obras. A inauguração será na rua Dom Evaristo, 1000 A, bairro Bom Sucesso, a partir das 10 horas.

À tarde, o governador segue para Açailândia, onde entrega equipamentos e insumos a produtores familiares, sistema de abastecimento de água em povoados inaugura mais uma Unidade Vocacional do IEMA.

Açailândia


Um total 100 microempreendedores recebem kits de negócios do programa Mais Renda, sendo 25 de equipamentos no ramo da beleza e 75 para o comércio de alimentos. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). A iniciativa está presente em 13 municípios e já distribuiu 1.215 equipamentos.

Além da capacitação, os beneficiários recebem kit de negócios composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, ou ainda tendas, fritadeiras ou chapa a gás, e equipamentos para salão de beleza, a depender da finalidade da venda e que ajudarão a potencializar as atividades a serem desenvolvidas.

“É uma ação de extrema importância por contribuir para gerar emprego e renda às famílias empreendedoras”, pontuou o titular da Sedes, Francisco Oliveira Júnior. Ainda, solenidade de inauguração da Unidade Vocacional do IEMA, na Avenida Contorno Freire, bairro Jardim Glória.


O governador entrega kits de irrigação e agrícola a produtores da localidade, sendo três de um hectare para a Regional de Açailândia contemplando a sede e as cidades de Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão e alcançando cerca de 10 mil famílias. “Os equipamentos que serão entregues nestes kits vão impulsionar a produção e garantir mais condições às famílias agricultoras. O Governo do Estado vem contemplando produtores em todo o Maranhão para reforçar as atividades nestas áreas”, enfatizou o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça.


Os kits são compostos, na parte agrícola, por machado, carro de mão, pulverizador, enxada, regador, cavadeira, facão, foice, pá de bico, balde, bota de borracha, máscara, luva, capacete, balança de prato, caixa plástica para verdura, conjunto para jardim de cinco peças; e na parte de irrigação contém bomba, tubos, micro aspersores, filtro de disco, válvula de sucção, mangote, abraçadeira e chave magnética.

Encerrando a agenda, será inaugurada o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no povoado Açaí Agrovila Nova Conquista. A ação integra o programa Água Para Todos, beneficiando 725 famílias. O sistema utiliza técnicas adaptadas à realidade dos moradores locais. A captação de água é feita por meio de poço artesiano de profundidade variável, de acordo com a localidade, e na construção de uma rede de distribuição por meio de uma caixa d’água e ligações domiciliares.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE