segunda-feira, 30 de abril de 2018

Presidente Médici | É Criada a primeira Associação de Extrativistas de Coco Babaçu no município




Cerca de 200 mulheres quebradeiras de coco babaçu do município de Presidente Médici, participaram ontem da eleição da primeira diretoria da Associação de Extrativistas do Babaçu.


A Associação que nasceu no seio da Comunidade de Ubinzal ganhou um movimento histórico para a luta das quebradeiras de coco na cidade, onde graças a muitos esforços poderão desenvolver melhor o extrativismo vegetal, a cadeia produtiva e a comercialização do coco babaçu e dos produtos derivados dele.


A criação da Associação de Extrativistas do Babaçu trará grandes benefícios para essas guerreiras como parcerias com entidades governamentais e também conquistas de politicas públicas que beneficiem o seu público alvo.

Para Maria quebradeira aposentada, que atualmente desenvolve atividade de beneficiamento do óleo do coco, e se encontra como Secretária da Associação de Extrativistas do Babaçu muita coisa vai mudar na vida das trabalhadoras “A Associação é uma família, e a Presidente da Associação se torna a mãe de todas, visando sempre a união das associadas”, refletiu Dona Maria.

O evento promovido pela Secretaria de Agricultura aconteceu ontem no Ginásio Poliesportivo da Comunidade de Ubinzal e reuniu cerca de 230 pessoas.
Prefeita Ivone Pinho participou deste momento histórico 
Vários autoridades politicas como a Presidente do PR Mulher Detinha, Prefeita Ivone Pinho , Presidente da Câmara João Barbosa Frazão (João Galo Roco) de Presidente Médici participaram deste grande evento, como também lideranças comunitárias locais.


As quebradeiras contaram com o apoio da Prefeitura Municipal através da equipe da Secretária de Agricultura que vem buscando parcerias para a criação da Associação que deste o inicio de 2017 através de parceiros como SENAR, SEBRAE entre outros, vem oferecendo cursos para o melhoramento e adequação do sabonete, do óleo e outros produtos derivados do coco babaçu, compatíveis com as exigências de mercado.


O evento foi o pontapé inicial para as quebradeiras realizarem a eleição da Diretoria (Presidente, Vice Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros e Conselho Fiscal). A Associação é praticamente composta por mulheres tendo apenas um homem associado na Associação.



Para as extrativista do babaçu que mesmo em frente a dura realidade da quebra do coco babaçu, seguem sonhando diante dos vários benefícios que a Associação de Extrativista do Babaçu poderão lhe proporcionar .

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE