domingo, 25 de março de 2018

Obras do Governo garantem mobilidade e segurança à Região dos Cocais



Os aproximadamente 90 quilômetros de asfalto da MA-034 (Rodovia Humberto Coutinho), inaugurados pelo governador Flávio Dino no último sábado (24), por meio do Programa Mais Asfalto, já trazem resultados satisfatórios na vida de quem reside ou transita na Região dos Cocais. A estrada interliga o município de Buriti Bravo a Caxias e às localidades Brejo de São Félix e Café Buriti. 

O governador Flávio Dino falou da importância da estrada para a região. “É uma obra que gera oportunidades, onde mais investidores passam acreditar nessa região. Acabou o tempo em que o Leste do Maranhão era isolado. Hoje estamos fazendo esta grande rodovia de integração”, destaca. O governador ainda recebeu uma homenagem: o título de cidadão buriti-bravense. 

O prefeito de Buriti, Cid Costa, recebeu a obra com muita alegria e satisfação, junto à comunidade. “Recebemos essa obra que era um sonho do povo. Essa estrada não irá servir só para Buriti Bravo, mas para todo o Médio Sertão Maranhense. Hoje o governador nos retira do isolamento e nos entrega um grande sonho. Com a obra, ele nos propõe meios para que possamos desenvolver um progresso ainda maior em nossa região”, comemora. 

Morador do povoado Itaúna, à beira da MA-034, José Reinaldo Silva diz que o asfaltamento da estrada melhorou o deslocamento até o município de Buriti Bravo, diminuindo o tempo de percurso. “A estrada não era boa, pois tinha muito buraco, muita poeira. Demorávamos muito tempo para ir no Buriti, e quando chegava lá, ainda tínhamos que trocar de roupa, porque estava só poeira. Agora ficou bem mais fácil para gente ir: a poeira acabou, não tem mais buraco. Está muito bonito!”, comenta.

Com o empreendimento na região, José Reinaldo ainda garantiu uma renda extra, resultado do trabalho que executou como vigia da obra. “O governador está trazendo muita obra para cá. Isso nos deixa muito feliz”, ressalta.

Seu Sebastião Santos, morador de Lagoa do Mato, trabalha na construção civil e utiliza a MA-034 para se deslocar no dia a dia, até o trabalho. Ele conta que antes do asfalto, demorava até três horas para fazer o trajeto, o que hoje realiza em 40 minutos. “Agora está 100%, porque o trânsito ficou melhor, a gente vem sossegado, sem buraqueira. Com a estrada feita, muita gente vai utilizar esse novo trecho”, aprova.

Testemunha de muitos acidentes na antiga estrada, a moradora do povoado Itaúna, Maria Rita dos Santos, de 45 anos, disse que o asfaltamento trouxe segurança para quem mora à margem da via e transita por ela. “Era muito ruim isso aqui. Com os buracos, tinha muito acidente. Agora a gente chega ligeiro em Buriti. Acabou a poeira também por aqui”, relata.

A rodovia Deputado Humberto Coutinho, homenagem do Governo do Estado ao recém-falecido presidente da Assembleia Legislativa, liga Buriti Bravo a Caxias, município do qual foi prefeito. 

O Mais Asfalto recupera e constrói ruas e avenidas em ações que contemplam drenagem, pavimentação e sinalização de estradas, ruas e avenidas dos municípios maranhenses. Tem como diferencial ser realizado em parceria com as gestões municipais.

Mais leitura

Ainda em Buriti, em apoio à rede pública de ensino e às ações educativas de leitura, o governador Flávio Dino entregou o Farol do Saber Aricéya Moreira Lima da Silva. O prédio foi construído na gestão passada, mas nunca chegou a funcionar. Os anos em que ficou fechado contribuíram para a deterioração do espaço, que agora, na gestão atual, foi recuperado e será aberto aos estudantes e à comunidade. 

“Nós garantimos o funcionamento do Farol do Saber em Buriti Bravo, pois ele nunca havia sido aberto. Agora plenamente entregue para toda a comunidade como uma referência de saber, de cultura, de literatura, de livros, entre outros. Doamos também instrumentos musicais doados. Tenho certeza que o equipamento será bom para todos as idades, aqui em Buriti Bravo”, comenta o governador Flávio Dino. 

O Farol recebeu piso, janelas, forro e teto novos reforços da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e novas estantes.

Na cidade de Lagoa do Mato, o governador assinou um convênio que garantirá obras na MA-282, que interliga Café Buriti (povoado de Buriti Bravo) ao município de Lagoa do Mato, demanda antiga da população. A obra foi abandonada na gestão passada, que deixou a estrada sem asfalto. Na oportunidade, foram autorizadas as pavimentações da avenida principal do município e da Rua Pau Brasil. 

“Mais uma grande obra fundamental, que completa o ciclo de integração dessa região no Maranhão e que favorece muito o incremento econômico e de atividades na cidade”, analisa o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O prefeito de Lagoa do Mato, Alex Duarte, agradeceu o comprometimento do Governo do Maranhão em levar melhorias para região.

Passagem Franca

A agenda oficial do governador encerrou no município de Passagem Franca, com assinatura de convênio com a prefeitura para revitalização da praça central da cidade. O convênio é da ordem de R$ 2 milhões. “Essa mais uma obra de infraestrutura para Passagem Franca, onde a praça contempla equipamentos de ginástica, com espaço para lazer. Lembrando que tudo isso é essencial para a saúde e vida plena. É uma grande obra que complementa as outras intervenções que estamos realizando no município, como entrega de ambulâncias, motoniveladoras, viaturas, patrulhas agrícolas, reforço na segurança, entre outros”, enumera o governador. 

O prefeito de Passagem Franca, Marlon Torres, falou da felicidade em receber mais uma obra que gera mais dignidade ao povo. “Muito feliz com o governador aqui, autorizando a obra que vai mudar a vida dos moradores da nossa cidade”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE