domingo, 7 de janeiro de 2018

Governador em exercício vistoria início das obras dos Diques de Produção em Matinha



O governador do Maranhão em exercício, Carlos Brandão, visitou a Baixada Maranhense na tarde do último sábado (6) para dar início às obras dos Diques de Produção em Matinha, em reforço à agricultura familiar da região. O Programa Diques da Produção tem como objetivo garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis na área.

“Essa obra é um sonho da Baixada, e todo governo falava em fazer e não acontecia, mas hoje nós estamos tendo a felicidade de participar desse governo que faz. Como governador em exercício, estamos participando do início desta obra de extrema importância. É uma fonte de renda para a população”, avalia Carlos Brandão.

Por meio de barragens, o Programa Diques de Produção favorece a irrigação e impede a entrada de água salgada nos igarapés, protegendo os mananciais de água doce das regiões. Também tem a função de armazenamento de água e poderá ser utilizado como hidrovia interligando as pequenas propriedades.

Nesta etapa, os Diques de Produção levam até às comunidades agrícolas de Matinha a construção de canais para irrigação de água a ser utilizada nas colheitas. Durante a tarde de sábado, o governador em exercício anunciou a construção dos 1200 metros de canal para contenção da água salgada e garantia de armazenamento de água doce.

Acompanhando a obra, o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Político (Secap), Márcio Jerry, destaca a importância do programa: “São dezenas de municípios da Baixada que vão ter a perenização da água para a produção agrícola e criação de animais. Haverá o incremento da produção nas áreas, ajudando as famílias da Baixada Maranhense. Estamos muito felizes em poder testemunhar mais uma obra do governador Flávio Dino”.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Mendonça ressalta os benefícios do armazenamento de água doce para agricultura: “Com a água acumulada, se pode fazer a piscicultura mais organizada, ao mesmo tempo que vamos poder agregar os produtivos nas suas margens, com fruticultura e horticultura, levando geração de emprego e renda para a população que mais precisa”.

O sistema, que vem atender uma demanda antiga da população agricultora que vive na Baixada Maranhense, impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. “Vai represar a água, reforçando a produção de peixe e da plantação nas margens. Aqui é uma região que sobrevive mesmo da pesca e da agricultura, por isso é um ganho”, afirma o secretário de Agricultura de Matinha, Nilo Mendonça.

Para o presidente da Associação dos Moradores Quilombolas de Matinha, Raimundo Belfort Trindade, a entrega da escavadora para início das obras dos Diques é a certeza de um sonho que se realiza para a comunidade. “Ele [equipamento] vem com algo esperado pelo nosso povo, trazendo mais produção, uma arrecadação e preservação de área para que tenhamos alimentação, produtividade e sustentabilidade da comunidade”, comenta.

O Programa

Os Diques de Produção vão beneficiar 35 municípios do Litoral Ocidental do Maranhão. São eles: Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE