quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Godofredo Viana - Secretaria Municipal de Saúde registra avanços nos primeiros onze meses de gestão

 

A Secretaria Municipal de Saúde faz um balanço positivo dos onze meses da nova gestão. Apesar dos grandes desafios enfrentados (a exemplo de falta de materiais, equipamentos danificados, falta de funcionários e organização dos serviços e rotinas) as equipes de trabalho estão avançando na reestruturação da rede e na recuperação de diversos setores da saúde. Após o período de reorganização, a Secretaria de Saúde espera consolidar ainda mais os projetos e políticas públicas para o setor e melhorar o atendimento à comunidade. As primeiras conquistas já começam a aparecer.



Unidades de Saúde da Família – A nova gestão também trouxe melhorias para as Unidades de Saúde da Família. As cadeiras do serviço odontológico, por exemplo, que estavam todas quebradas, começaram a ser consertadas pela própria coordenação do serviço e, até o momento, quase todas já foram reparadas.
Vale ressaltar ainda as capacitações do ACSs e enfermeiros, a efetivação  dos programas já existentes somente no papel, e  hoje pela primeira vez está sendo executado, a descentralização das equipes de PSFs nas suas devidas comunidades.

Outro avanço foi o atendimento Médico no município que hoje conta com cinco profissionais que atendem nas UBS do município. Hoje além dos clínicos geral,o município oferece Médicos especialistas Dr Harolfran ( Genecologista ),e diariamente atendimento odontológico com mais de 400 atendimentos por mês .

Frisamos ainda que  apesar da responsabilidade do município junto ao ministério da Saúde é só fazer a atenção básica. Hoje estamos mantendo os plantões noturnos de enfermagem e médicos sobre aviso. Somente com o apoio financeiro do município. Destacou a secretária Norma.

Vigilância em Saúde – As ações de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e dos mecanismos adotados para prevenção de doenças também foram intensificadas nos últimos meses. 


Outro destaque foi a excelente campanha contra a gripe influenza. A equipe de imunização de Godofredo Viana a inovou e, diferentemente do restante do país, não dividiu a vacinação de acordo com os grupos prioritários, o que facilitou o acesso da população, que conseguiu ser imunizada a qualquer instante que procurasse os postos durante a campanha. Em nenhum momento faltaram doses e o município superou a média nacional, com a novidade de que, este ano, a campanha foi ampliada para toda a população, e não apenas aos grupos prioritários.

O combate à dengue e outras doenças também registrou um grande avanço neste primeiro semestre. Os agentes de endemias, responsáveis por identificar focos do mosquito Aedes Aegypti e escorpiões, por exemplo, receberam uma capacitação do Núcleo Regional de Saúde. E, logo em seguida, realizaram rondas preventivas após as fortes chuvas que atingiram a cidade no início do ano, o que ajudou a diminuir a incidência do agente transmissor da dengue, da febre amarela, chikungunya e do zika vírus.


Avaliação Geral – Segundo a secretária municipal de Saúde, Norma Borges, o trabalho que a Secretaria de Saúde já realizou até agora na atual gestão do Prefeito Sissi Viana foi plenamente satisfatório. Ela afirma: “As realizações, até o momento, estão até acima do esperado quando se considera o quadro caótico em que a saúde municipal se encontrava. Infelizmente esse caos que encontramos acaba ofuscando as nossas realizações, que não são poucas.” A secretária falou ainda sobre as próximas realizações e desafios a serem enfrentados: “Temos certeza de que ainda teremos muitas outras realizações pela frente, sempre trabalhando para recuperar e fazer crescer a saúde do nosso município”.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE