quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Equipes da Caema seguem cumprindo calendário de vistorias para instalação de kits sanitários em cidades do Mais IDH




Como parte do processo exigido para a implantação de kits sanitários nas 30 cidades incluídas no Plano de Ações Mais IDH, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA segue cumprindo um calendário de visitas para validação dos cadastros das famílias a serem beneficiadas com a construção de kits sanitários em suas residências. A visita in loco faz parte do processo seletivo dos beneficiados para checagem de perfil e verificação das residências, etapa sob a coordenação das equipes da Gerência Socioambiental da Companhia.

Nesta semana, bases para realização do trabalho foram montadas nas cidades de Governador Newton Bello e São João do Carú para checagem das famílias cadastradas para receberem o benefício dos kits. Até agora os técnicos envolvidos na atividade já visitaram 25 das 30 cidades com menor IDH a serem beneficiadas pelas ações do programa Kits Sanitários.

De acordo com a assistente social Mayra Milani, responsável pelo sistema de checagem de famílias, todo o processo que está sendo realizado agora é uma forma de auditoria para que o perfil das famílias beneficiadas seja coerente com o especificado no projeto social, cumprindo os critérios e dando garantia de que aquele beneficiado se encaixa nos parâmetros. “Através desta checagem nestes municípios, também é possível, com nosso relatório, repassar as características e a realidade destas famílias para as empresas que atuarão na construção, facilitando a abordagem e início dos trabalhos”, explicou a coordenadora.

Para receber os kits sanitários – compostos por banheiro com chuveiro, vaso sanitário, revestimento cerâmico para pisos, paredes, pia, estrutura para lavanderia, caixa d’água, fossa séptica e sumidouros – as famílias foram previamente selecionadas pelas prefeituras de cada município que aderiu ao programa. A seleção também partiu da observação dos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico; possuírem crianças com idade entre 0 e 6 anos; residirem nas sedes dos municípios; não possuírem banheiros com vasos sanitários ou chuveiros.

Seguindo o cronograma, após concluídos os trabalhos em Governador Newton Bello e São João do Carú, as atenções serão destinadas aos municípios de São Francisco do Maranhão e Santa Filomena do Maranhão, quando as bases para a realização dos trabalhos de checagem devem ter início no próximo dia 16.

Investimento

Ao todo, o Governo do Estado investirá R$ 60 milhões para a construção de seis mil kits sanitários – 200 em cada um dos 30 municípios. Nesta primeira etapa serão instalados mil equipamentos nas primeiras 18 cidades. A intenção é através de mais essa ação implementada, garantir melhor qualidade de vida nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Fazem parte deste lote os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter, Água Doce, Santana do Maranhão, e Araioses. Completam essa lista, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, Arame, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu e Satubinha.

A ação também tem como objetivo específico diminuir o déficit de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses. Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão, 83,6% das residências não possuem banheiros ou sanitários de uso exclusivo. O estado fica atrás somente do Piauí, com 85,8%.

O presidente da Caema, Carlos Rogério Araújo, destaca que o alcance do projeto vai além de apenas diminuir os déficits de banheiros exclusivos nas residências maranhenses, e que a inciativa do Governo do Estado em desenvolver um programa dessa envergadura é fundamental para melhorar a vida de milhares de pessoas. “É uma das formas que temos de melhorar o meio ambiente, a saúde, e a qualidade de vida de milhares de pessoas que não tinham sequer condições de cumprirem necessidades básicas com dignidade”, enfatiza o presidente.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE