terça-feira, 25 de julho de 2017

Manifestação bloqueia acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara


O protesto contra a ampliação do programa espacial brasileiro.



Quilombolas do município de Alcântara, distante 30 quilômetros de São Luís bloquearam na manhã desta terça-feira (25), o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Segundo informações, o manifesto se dá por conta da ampliação do programa espacial brasileiro que pode atingir cerca de 200 comunidades quilombolas do município. O programa expansão é uma parceria entre os governos brasileiros e americanos.

No último dia do mês de maio deste ano, o Governo Brasileiro decidiu permitir que quatro países utilizem Centro de Lançamento de Alcântara. Além dos EUA, primeiro a fazer uso do espaço, França, Rússia e Israel também utilizarão o centro.

“Está pronta e acabada, é só virar a chave. Com aquela localização [privilegiada], a gente precisa, de fato, gerar recursos”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, à época.

Na oportunidade, Raul ressaltou a dificuldade de expansão do centro por conta da presença de comunidade quilombolas na região. O centro está com as atividades paralisadas desde 2001. A discussão sobre o uso de áreas quilombolas pelo Centro de Lançamento de Alcântara começou na década de 80, década do início das atividades.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana