sexta-feira, 21 de julho de 2017

Atividades na Cozinha Amiga beneficiam familiares acolhidos na Casa de Apoio Ninar




“Eu amo cozinhar!”. A declaração de Luana Carvalho, de 25 anos, expressa o bem-estar proporcionado na Casa de Apoio Ninar com a Cozinha Amiga. Luana é mãe de Yana Sophia, de um ano e oito meses, e está sendo acolhida na Casa de Apoio do Ninar, participando de atividades multidisciplinares e recebendo assistência de uma equipe especializada. A Cozinha Amiga é uma das atividades planejadas pelo poder público estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e desenvolvida na Casa de Apoio com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os familiares e promover o bem-estar das famílias.

A neuropediatra e diretora clínica da Casa de Apoio Ninar, Patrícia Sousa, explicou que a Cozinha Amiga faz parte de um circuito de atividades de convivência, que beneficia as crianças e os seus familiares. “Pensamos em uma Casa de Apoio que olhasse não para a doença, mas para a família. Essa é uma casa diferente, é um espaço de convivência. Aqui estamos executando todas as atividades que uma criança com distúrbio de neurodesenvolvimento psicomotor precisa, mas, ao mesmo tempo, valorizando a família”, destacou. 

Na tarde da última terça-feira (18), mães e profissionais da Casa de Apoio se reuniram na cozinha para produzirem biscoitos areinha e bolo de pote. A atividade, assim como outras como dança, pilates e arteterapia, é realizada também com a intenção de oferecer aos familiares momentos prazerosos, que fortaleçam a sua autoestima. As crianças sempre participam com os familiares das atividades, que são acompanhadas por profissionais como enfermeiros e terapeutas. 

“Durante o desenvolvimento das atividades, a gente fica sempre por perto para dar apoio e verificar se a mãe está precisando de alguma ajuda com a criança. É importante destacar que as crianças nunca ficam sós, sempre estão com as mães ou com alguém da equipe”, explicou a enfermeira Adriana Franco, ressaltando que os profissionais estão capacitados e orientados a prestarem a assistência necessária às crianças e às famílias. 

Para Luana Carvalho, moradora do município de Codó, a Cozinha Amiga é uma oportunidade para praticar uma atividade que tanto gosta, relaxar e aprender coisas novas. “Em casa, eu cozinho o básico, mas amo cozinhar. É a primeira vez que participo de uma oficina assim como essa. Estou gostando, porque aqui a gente cuida também do nosso psicológico e se não nos cuidarmos, ficamos estressados e as crianças também. Quando eu voltar, pretendo fazer o que aprendi aqui em casa e aproveitar para ganhar uma renda extra”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa novas obras de pavimentação em Godofredo Viana