sexta-feira, 31 de março de 2017

Centro Novo e Cajapió ganham novas escolas do Governo do Estado

Mais de 600 alunos, que estudavam na Escola Denizar Almeida e Silva, 
prédio cedido pela prefeitura, serão transferidos para o prédio novo. (Fotos: Lauro Vasconcelos)
Os municípios de Centro Novo do Maranhão e Cajapió receberam, com festa, nesta quinta-feira (30), duas escolas de Ensino Médio, entregues pelo Governo do Maranhão. Alunos, pais, professores e gestores escolares comemoraram a inauguração das escolas, que tiveram as obras iniciadas na gestão passada e estavam abandonadas.


“A gente agora vai poder estudar em uma escola acolhedora e bonita. Dá até vontade de vim para estudar e os professores terão mais motivação para dar aula”, revelou Kayllane Diogo, de 14 anos, que vai estudar no C.E. Professor João Teixeira de Sousa – Anexo III, escola da rede estadual de ensino inaugurada na cidade de Centro Novo do Maranhão, Unidade Regional de Zé Doca.


“O governador Flávio Dino está entregando novas escolas em todas as regiões do estado. Só neste mês de março são 14 escolas entregues. É marco histórico para a educação do estado e para o Brasil. Este é um governo que tem compromisso com a oferta de uma educação com dignidade a todos os maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a entrega da escola em Centro Novo.


A solenidade também contou com a presença do secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, do secretário adjunto Williandckson Azevedo; da prefeita de Centro Novo, Diva Silva, além de várias autoridades locais.


“Muito nos honra fazer parte desse grupo político, que cuida da educação, que se preocupa com o futuro dos nossos jovens. Governador Flávio Dino, Secretário Felipe Camarão, obrigada, por estar tornando realidade o sonho dos nossos jovens em ter uma escola digna”, disse a prefeita. Esse é o primeiro prédio próprio de uma escola da rede estadual no município de Centro Novo do Maranhão.


O investimento do governo para a construção do prédio, foi da ordem de R$ 1.025.610,02, provenientes de convênio realizado com o BNDES. A escola que dispõe de seis salas de aula, sala de professores, secretaria, laboratório de informática com instalações para 20 computadores, tem capacidade para atender 700 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Mais de 600 alunos, que estudavam na Escola Denizar Almeida e Silva, prédio cedido pela prefeitura, serão transferidos para o prédio novo.


As amigas Wanas Silva e Silva, Valéria da Conceição da Silva e Katyelle dos Santos Silva foram ver de perto os preparativos para a inauguração da escola. “Não vejo a hora de mudarmos para essa escola. Ficou muito bonita e vai ser bacana estudar em uma escola nova, com essa estrutura”, realçou Katyelle.


“A inauguração dessa escola significa muito para a nossa comunidade escolar. Nós esperávamos muito por isso, pois os alunos da rede estadual dividiam o espaço com alunos da rede municipal na escola Denizard Almeida e Silva, que abriu as portas para nós. Mas, ter um prédio próprio traz identidade para a nossa escola e nos deixa mais à vontade e feliz”, disse o professor Venâncio Barros Correia, gestor geral da escola.


A escola recebeu mobília nova, quadros padrão FNDE, ventiladores e equipamentos necessários para o funcionamento. “É um momento único para nós. É um passo muito grande para nós, termos um espaço limpo, arejado, bonito. Uma escola nova e estruturada faz toda diferença no processo de ensino e aprendizagem. Isso era muito esperado por nós, professores, e pelos alunos, que estão com os olhos brilhando de felicidade”, enfatizou o professor Antônio Oliveira Silva, de Língua Portuguesa.


Cajapió


Escola entregue a população de Cajapió. (Fotos: Lauro Vasconcelos)

O C.E. Paulo Cordeiro Filho – Anexo I, no município de Cajapió, na Baixada Maranhense, finalmente teve sua construção concluída, graças a atual gestão do Governo do Maranhão. A obra que foi iniciada em janeiro de 2012 e foi abandonada, sem conclusão e sem ser entregue para a comunidade escolar. Durante esse tempo, os alunos foram divididos em salas de aulas de duas escolas cedidas pelo município que, conforme relatado pelos alunos, eram pequenas e muito cheias.


“Estou achando muito bom. Melhorou muito. Ficará mais perto. A diferença é muito grande, lá [antiga escola] era muito pequeno e aqui é muito espaçoso. Meu objetivo é sair daqui e fazer faculdade para ser militar”, comentou Ermesson Mendes, 17 anos, 2° ano do Ensino Médio.


“Achei a escola muito perfeita. A outra escola era muito longe e era muito difícil chegar. Essa daqui é mais fácil de chegar, tem mais espaço, as salas são lindas, dá mais vontade de vir para escola. Esperamos muito tempo para vir pra cá”, desabafou Marcielle Serra, 16 anos, 2° ano.


O estudante Jaciel Conrado, 16 anos, 2° ano, também destacou a alegria de poder estudar em uma escola nova. “Ficou muito bonita, melhor do que a outra. Na outra sala era muita gente, mais de 60 alunos em um espaço, ficava difícil se concentrar”, disse.


Professor de Física, Valdomiro da Conceição,
destaca entrega da escola. (Fotos: Lauro Vasconcelos)
Para o professor de Física, Valdomiro da Conceição, a entrega da escola representa um ganho para a educação de Cajapió. “Uma evolução para a educação do município de Cajapió, porque as salas que a gente dava aula eram sem iluminação, quadros ruins, pequenas e com muitos alunos nelas. Esse espaço aqui facilitará o nosso trabalho e também o aprendizado dos alunos. Espero que eles aproveitem essa nova estrutura que estão recebendo”, ressaltou.

O prefeito de Cajapió, Marcone Marcos, destacou a expectativa da comunidade em receber a escola. “Só temos a agradecer a parceria do governo em entregar essa escola, que é um marco importante para o município, porque daqui sairão os futuros profissionais para nossa sociedade”, realçou

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE