segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Terminais aquaviários e rodoviário recebem fiscalização durante o período do Carnaval


Fiscais em ação no Terminal da Ponta da Espera durante ação conjunta da MOB com representantes de órgãos do Estado. (Foto: Divulgação/MOB)

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), está realizando grande ação de fiscalização durante todo o período do Carnaval em vários pontos, como os terminais da Ponta da Espera (São Luís), do Cujupe (Alcântara), Cais da Praia Grande e Terminal Rodoviário de São Luís.

Representantes do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), da Capitania dos Portos do Maranhão (Marinha), Polícia Civil e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), também participam da ação conjunta iniciada na quinta-feira (23) e que vai até quarta-feira de Cinzas (1º/3).

Um dos objetivos da ação é acompanhar o cumprimento de normas que garantem melhorias para operadores e usuários deste tipo de transporte. Os fiscais verificaram os horários de chegada e partida nos terminais, condições físicas das embarcações, facilidade de acesso a pessoas com deficiência, e cumprimento de algumas exigências.

“O movimento foi intenso no Terminal da Ponta da Espera, mas fluiu normalmente. Foram liberadas, apenas na manhã de sábado, três viagens extras e a fila de espera praticamente zerada depois disto. É muito importante equipes trabalhando em parcerias para assegurar a ordem do embarque”, disse João Márcio, coordenador de fiscalização da MOB.

De acordo com o presidente do Procon, Duarte Júnior, nesse período com maior demanda, é importante que os consumidores tenham atenção redobrada. “Em época de grande fluxo de passageiros, os fornecedores de transporte devem reforçar a atenção para garantir uma adequada prestação de serviços aos consumidores. Por isso, estamos intensificando as fiscalizações, de olho nas condições de segurança, infraestrutura, respeito à meia entrada para estudantes, gratuidade para idosos e outros aspectos”, explica.

Dentre algumas das irregularidades encontradas pela fiscalização, estavam alimentos com validades vencidas nas lanchonetes de ferries, mau acondicionamento de alimentos, falta de instrução sobre o uso de equipamentos de medidas de resgate, emissão de bilhetes de passagens sem constar informação de embarque e empresa prestadora do serviço, identificação clara para assentos de pessoas com deficiência. Em consequência disso, as empresas que operam nestes serviços, foram autuadas.

“Não se tem costume de olhar fiscais em viagens, sempre viajo neste período, e nunca havia olhado tantos fiscais e tudo muito bem organizado, nesta gestão tudo melhorou”, declarou Régia Amorim, 40 anos.

A ação coordenada com outros órgãos garante a segurança e transparência no processo de fiscalização urbana que estará sendo feito.

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