quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sebrae capacita fruticultores do Alto Turi e Litoral Oeste Maranhense


Seminário de Fruticultura do Alto Turi e Litoral Oeste Maranhense, reuniu empreendedores rurais dos municípios de Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana e Luís Domingues.
250 Produtores rurais de cinco municípios participaram do Seminário de Fruticultura em Luís Domingues.


Levar informação e tecnologia para melhor aproveitamento do açaí e outras frutas nativas. Foi com esse objetivo que o Sebrae promoveu nos dias 25 e 26 de novembro, o I Seminário de Fruticultura do Alto Turi e Litoral Oeste Maranhense, que reuniu 250 empreendedores rurais dos municípios de Amapá do Maranhão, Carutapera, Cândido Mendes, Godofredo Viana e Luís Domingues, sede do evento. Destaque para a participação de caravanas, que trouxeram cerca de cinquenta caravaneiros, vindos de comunidades próximas a Luís Domingues.



Foram dois dias de oficinas, palestras, exposição de produtos e outras ações direcionadas para fruticultores e potenciais empreendedores do campo, como piscicultores e apicultores que também tiveram ações direcionadas para as suas atividades. Na ocasião, os produtores também puderam expor seus produtos e comercializar.



O Seminário foi organizado pelo Sebrae, por meio da Unidade Regional de Santa Inês e foi uma das ações do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial-DET. O principal parceiro do Sebrae no evento foi a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Açaí de Luís Domingues, que mobilizou os produtores e levantou demandas para atender o público alvo do evento.


A maioria dos participantes já trabalha com a comercialização do açaí, e teve a oportunidade de assimilar técnicas para ter mais lucratividade com o plantio e processamento da fruta, que é vendida 90% de forma natural, apenas em polpa, para consumo na alimentação diária, como explicou o produtor Manoel Parú Rodrigues, que tem uma produção de mais de quatro mil e quinhentos litros de açaí por safra. “Atualmente nosso produto é vendido aqui mesmo no município e só batemos na máquina para extrair a polpa, certamente se tivesse uma forma de processar a fruta, transformando a polpa em sorvetes, doces e outros alimentos, aumentaria muito a nossa lucratividade”, pontua Parú.


Para o gerente da Unidade regional do Sebrae em Santa Inês que atende a região do Litoral, o seminário foi idealizado com o propósito de levar conhecimento para os empreendedores rurais, novas oportunidades de negócios e de crescimento. “O Sebrae entende que, só com o conhecimento técnico, noções de gerenciamento e informações específicas sobre a atividade que estão exercendo, é que esses empreendedores de pequenos negócios vão ter sucesso, por isso realizamos este seminário. Trouxemos ainda quatro caravanas de outros municípios, onde os participantes se identificaram bastante com o que foi debatido nesses dois dias”, afirma Muniz.


Como parte da programação, o Sebrae promoveu durante a semana do seminário, um curso de beneficiamento do açaí e abacaxi, ensinando a fabricação de doces, compotas e licores, para as mulheres de Luís Domingues aprenderem a trabalhar o aproveitamento de frutas nativas da região. O curso aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município, parceiro do Sebrae, e a produção foi vendida na feira organizada pelos empreendedores durante o seminário.


Para a coordenadora de Agronegócios e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Maranhão, Paula Waldira Bastos, que na ocasião explicou o objetivo do Sebrae por meio do projeto, o evento oportunizou a difusão de técnicas e novos conhecimentos, além de ser uma excelente oportunidade de divulgação da fruticultura da região. ”O Sebrae através desse evento cumpre seu papel de promover a competitividade dos pequenos negócios rurais da região”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE