quinta-feira, 14 de julho de 2016
Alerta ! Godofredo Viana têm alta incidência de Hanseníase
Godofredo Viana teve uma alta incidência de hanseníase neste ano de 2016,O quantitativo de pessoas infectadas pela doença não foi divulgada pela secretaria municipal de Saúde. Em todo o Maranhão são 2.951 pessoas acometidas da doença. São Luís tem 440 pacientes, seguido por Imperatriz com 142 e Timon com 131. A lista tem ainda Açailândia em quinto lugar com 61 casos. Os números referentes a 2014 foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Este ano até o dia 22 de abril, foram diagnosticados em todo Estado 740 novos pacientes, índice preocupante que coloca o Maranhão como terceiro estado com o maior risco de transmissão, ficando atrás do Mato Grosso e Pará, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015.
A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium lepra e classificadas em quatro tipos: indeterminada, tuberóide, virchowiana e borderline.
Os principais sintomas são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormência na região comprometida, aparecimento de caroços ou inchaços e diminuição da força muscular. O local comprometido pode ficar ferido, com o avanço da doença o paciente pode perder partes do corpo, como os dedos das mãos e pés.
A doença é contagiosa e sua transmissão é por secreções nasais e por gotículas de salivas. A doença tem cura, desde que tratada devidamente, com orientação médica e sem interrupção.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário