quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Depois de comprar o Instagram por US$ 1 bilhão, Facebook anuncia compra do aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões
Facebook
anunciou ontem quarta-feira (19) ter chegado a um acordo definitivo
para a compra do aplicativo WhatsApp. A transação totalizará US$ 16
bilhões (cerca de R$ 38,25 bilhões): US$ 4 bilhões (R$ 9,56 bilhões) em
dinheiro e aproximadamente US$ 12 bilhões (R$ 28,68 bilhões) em ações da
rede social.
“Isso é o que mudará para vocês, nossos
usuários: nada”, diz um post publicado no blog oficial do WhatsApp. A
companhia afirma ter iniciado há cinco anos uma missão simples, de
construir um produto bacana usado globalmente por todos. A “parceria”
com o Facebook, afirma, dará ao app mais flexibilidade para crescer e
expandir.
O aplicativo de comunicação instantânea e
o Facebook Messenger funcionarão de forma independente. A marca
WhatsApp será mantida, e a sede da empresa adquirida continuará
funcionando em Mountain View (o Facebook fica em Menlo Park; as duas
cidades são na Califórnia). Jan Koum, hoje diretor-executivo do
WhatsApp, se juntará à diretoria do Facebook.
Em comunicado oficial, o Facebook
anunciou que mais de 450 milhões de pessoas usam o WhatsApp mensalmente,
sendo que 70% deles usuários diários ativos. A companhia divulgou ainda
que o “volume de mensagens se aproxima à quantidade total de mensagens
de texto via celular [SMS] em todo o mundo”.
As empresas declararam que a aquisição
está alinhada com a missão que as duas têm de “levar mais conectividade e
utilidade ao mundo, entregando serviços de internet importantes de
forma eficiente e acessível”. “O WhatsApp está a caminho de conectar 1
bilhão de pessoas. Os serviços que conseguem esse feito são
incrivelmente valiosos”, afirmou Mark Zuckerberg, segundo o comunicado.
Em fevereiro de 2012, a maior rede
social do mundo comprou o aplicativo Instagram por US$ 1 bilhão – na
época, o serviço de fotos tinha 30 milhões de usuários.
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