segunda-feira, 25 de março de 2013

Secma empossa Conselho Estadual de Cultura

Foto: Divulgação/Secma
 
  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Cultura, empossou nesta segunda-feira (25) os membros do Conselho Estadual de Cultura composto por representantes do poder público e sociedade civil. A posse ocorreu durante o Fórum Estadual sobre o Sistema Nacional de Cultura, aberto pelo governador em exercício Washington Luiz Oliveira e pela secretária de Cultura, Olga Simão, no Palácio Henrique de La Rocque. O evento reuniu prefeitos, secretários, deputados e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses.

“Para o Governo do Estado este é um momento de grande importância e significado para que nós possamos debater as políticas culturais do Maranhão. É importante que tenhamos o Conselho Estadual de Cultura e os conselhos municipais, que devemos estender por todos os municípios para que possamos discutir efetivamente políticas culturais que possam representar o pensamento e o sentimento do povo do nosso Estado”, declarou Washington Oliveira.

O conselho tem a finalidade de contribuir para a formulação da política estadual de cultura. A secretária Olga Simão destacou que o fórum se apresenta como uma importante oportunidade de administradores das prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. “Trataremos aqui de importantes temas colocando todas as ações da secretaria. A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o fortalecimento da nossa cultura”, destacou a secretária.

A apresentação e os debates sobre o Sistema Nacional de Cultura foram conduzidos pelo chefe da representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Matias. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, Estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

Desafio

O presidente da Federação Estadual dos Municípios (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim; o deputado estadual Roberto Costa e o representante da sociedade civil no Conselho, Paulo Aruanda, destacaram que o grande desafio hoje é conseguir o apoio necessário para a realização de ações culturais nos municípios.

Segundo eles, o Conselho terá um importante papel neste sentido. O deputado Roberto Costa destacou as ações do Governo do Estado nesta área. “Hoje, quero agradecer a governadora Roseana Sarney e a secretária Olga Simão pelo apoio que tem dado aos municípios maranhenses por meio da Lei de Incentivo a Cultura”, destacou o deputado.

Para Gil Cutrim, que falou em nome de todos os prefeitos presentes, a posse do conselho é uma política importante para fomentar ações nesta área. “Vamos propor a continuação dessa parceria com o governo, desburocratizando o processo para que possamos ter facilidade de acesso aos recursos públicos”, informou. “Nós temos uma cultura muito rica que precisa se cada vez mais fomentada”, completou.

O secretário de Cultura de Buriti Bravo, Delvan Mello, disse que a parceria é fundamental para fazer um bom trabalho no município. “Com essa maior aproximação, com certeza, vamos poder otimizar os projetos que já tínhamos para a cidade na área da cultura. O conselho se apresenta como um leque de oportunidades para realizarmos o que estamos querendo”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE