segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitos das regiões do Turi e Gurupi criam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Turi, o CONTURI



A exemplo das experiências de outros consórcios de prefeituras na Região Sul do Brasil e da Baixada Maranhense, compartilhadas num seminário em Santa Luzia do Paruá, neste sábado (16), através de Vanoir Koeheier (do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca-CONAPE) e de Ronald Damasceno (Diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses-CONLAGOS), um novo consórcio representativo dos municípios que englobam a região do Turi e do Gurupi surge como resultados da preocupação de prefeitos destas regiões com o acesso a recursos de projetos e programas que possam ser viabilizados nas instâncias do estado e do governo federal, para os seus municípios por meio de convênio. O Prefeito de Pindaré-Mirim, Walber Pereira Furtado, esteve no evento representando o CONLAGOS, que é presidido pelo prefeito de Santa Inês, José Ribamar Alves, do PSB.
Tendo como impasse para o desenvolvimento de pequenos municípios a prioridade geralmente concedida aos municípios que ultrapassam 50 mil habitantes, o consórcio é uma saída bastante plausiva no sentido de unir forças para traçar metas e estabelecer um intercâmbio de ajuda e de informações para melhor se cobrar o desenvolvimentismo regional.
Tendo já sido uma tentativa fracassada por parte da ex-prefeita de Governador Nunes Freire, Doutora Regina, devido ao desinteresse e egoísmo de prefeitos da época, o órgão celebrado com o nome de Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Tury-CONTURY, tem tudo para dar certo, a julgar pelo apoio já recebido pelas falas dos prefeitos que participaram do seminário na Câmara de Vereadores de Santa Luzia do Paruá (representada pelo Vereador Dequinha), na tarde deste último sábado.
Os oito prefeitos que participaram do evento, compuseram a distribuição dos cargos do conselho diretivo da entidade regional, assim distribuídos: Prefeita de Santa Luzia do Paruá, Doutora Eunice Boeres Damasceno na presidência; o Prefeito de Godofredo Viana, Doutor Marcelo Jorge Torres, como vice-presidente; o Prefeito de Nova Olinda do Maranhão como 1º Fiscal, a Prefeita Graciélia Holanda de Oliveira, como 2º Fiscal; e o Prefeito de Zé Doca, como 3º Fiscal; como suplentes ficaram: o Prefeito de Junco do Maranhão, Aldair Cunha (1º ); o Prefeito de Araguanã, Walmir Amorim (2º ); e o Prefeito de Cândido Mende, Mazinho Leite, como  3º Suplente.



Lembraram os palestrante do seminário, Ronald e Vanoir que o consócio representa a oportunidade não só para que prefeitos tenham acesso diretos a governos, mas uma um importante atalho a inviabilização de prazos para licitações e a adequação dos municípios a estas exigências burocráticas. Vanoir comparou a união de prefeitos ao das garças selvagens, que voam juntas e cuidam-se umas da outras, comparativo útil para referir-se a "blindagem" que é o consórcio em razão da simplificação viabilizada pela prestação de contas com os órgão de fiscalização dos governos municipais.
Nesta dada ocasião foi deliberado entre os prefeitos a data e a cidade do próximo encontro, que foi decidido para o dia 23 de abril, na cidade de Araguanã. No cumprimento deste compromisso, selado entre ambos, será divulgado um encontro a ser agendado entre os prefeitos dos municípios consorciados e os ministros maranhenses em Brasília. Também foi discutido no finalzinho do seminário, em um nível quase polêmico, um outro tema de interesse regional, colocado em pauta em razão do consenso para data; o tema discutido parcialmente diz respeito a instalação de dois campos  de educação em nível superior e técnico no Tury-Gurupi: o IFMA e a UFMA. 
  


 (Veja o álbum de fotos de nosso fotógrafo oficial: Antonio Repórter!).

Dr.Vanoir Koeheier, da CONAPE

Prefeita de Santa Luzia do Paruá,
 Doutora Eunice Damasceno - PSD
Prefeito de Pindaré-Mirim, Walber Pereira Furtado - PR

Prefeito de Zé Doca, Doutor Alberto Carvalho Gomes - PTB
Prefeito de Araguanã, Valmir Belo Amorim - PR
Prefeito de Godofredo Viana,
Doutor Marcelo Jorge Torres- PTB
Prefeito de Centro Novo do Maranhão,
Arnóbio Rodrigues dos Santos - PSD
Prefeita de Presidente Médici,
Doutora Graciélia Holanda de Oliveira - PTB

Um comentário:

  1. Os prefeitos precisam se unir, mas em todas as esferas, principalmente a nacional, por isso que instituições apartidárias como a ANPV (Associação Nacional de Prefeitos e Vices) devem ser fortalecidas

    ResponderExcluir

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE