quarta-feira, 18 de outubro de 2017


O Campeonato Maranhense da série B 2017, inicia a fase de semifinais no próximo sábado (21) com a realização dos jogos de ida. O time do Pinheiro Atlético Clube (PAC), inicia essa fase jogando em casa, no estádio Costa Rodrigues neste sábado (21) às 16:00 horas contra a equipe do Timon Esporte Clube.

O time pinheirense busca reforços para as partidas finais da competição. O técnico César Padre trabalha para montar uma equipe mais forte e qualificada para os dois jogos contra o Timon.

O atacante novaolindense Lentine,vice campeão helenense 2017, já está em Pinheiro, onde já se integrou ao grupo de atletas. Além de Lentine, outros atletas podem reforçar o PAC.

Na outra semifinal, a equipe do Bacabal Esporte Clube (BEC), recebe a equipe do Expressinho de São Luís, também no sábado no estádio Correão. As partidas de volta vão acontecer na semana seguinte.

Apenas o campeão garantirá vaga na série A do Campeonato Maranhense de 2018.


Com o novo anúncio da Petrobrás de queda do preço da gasolina e aumento do diesel em todo o país, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon) iniciou, na segunda-feira (16), a notificação dos postos e distribuidoras de combustíveis no Maranhão. O objetivo é assegurar que esses estabelecimentos comerciais estejam seguindo corretamente o reajuste proposto. De acordo com a tabela da Petrobras, haverá elevação em 1,4% no preço do diesel e redução em 0,1% do valor da gasolina.

“Nossa finalidade é impedir que reajustes abusivos e sem qualquer fundamentação sejam repassados e gerem onerosidade aos maranhenses”, afirma o presidente do Procon, Duarte Júnior. Ele disse que a meta é manter o Maranhão entre os estados que disponibilizam ao consumidor um dos combustíveis mais baratos do país.

A notificação determina que os donos de combustíveis justifiquem os preços praticados ao consumidor referente aos meses de agosto e outubro, além de comprovarem que os reajustes aplicados ocorreram conforme ajustes autorizados.

Caso os notificados não justifiquem os aumentos, eles deverão providenciar a readequação dos valores, levando em consideração os anteriormente praticados, realizando o reajuste em conformidade com os parâmetros firmados pela Petrobras e repassados pelas distribuidoras.

O Procon determinou que os postos de combustíveis do Maranhão informem, toda semana, os valores que serão praticados na semana seguinte. Com isto, os preços poderão ser analisados pelo consumidor que saberá quais os estabelecimentos com valores mais em conta e que oferecem qualidade no produto. Essa medida é colocada em prática pelo Procon com base no direito básico à informação.

O descumprimento da notificação pode se caracterizar como crime de desobediência, conforme Artigo 330, do Código Penal, com possibilidade de aplicação de sanções administrativas e civis.



A prefeita de Nova Olinda Iracy Weba entregou na manhã de hoje (18) o novo fardamento da guarda municipal, os guardas se mostraram satisfeitos com a atitude da gestora, que ainda assegurou que durante todo seu governo estará proporcionando melhores condições de trabalho aos guardas.

O novo fardamento da Guarda Municipal foi adquirido com recursos próprios do Município, numa demonstração de que mesmo em um momento de grave crise econômica, a Administração Municipal consegue gerenciar com responsabilidade os recursos, e consequentemente vem conseguindo honrar com seus compromissos garantindo assim a manutenção de toda sua estrutura administrativa.

Para o Governo Municipal, a entrega do novo fardamento e todas essas mudanças citadas é uma forma de valorizar um grupo de profissionais, que tão bem desempenha suas funções como grandes guardiões do patrimônio público municipal.

Em atendimento à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público, o Poder Judiciário determinou, em 2 de outubro, que o Estado do Maranhão disponibilize veículos e policiais militares e civis para atender as cidades de Carutapera e Luís Domingues, além de reformar e aparelhar as delegacias dos dois municípios.



Assina a ação o titular da Comarca de Carutapera, Luciano Canavarro. O juiz Alexandre Mesquita proferiu a decisão.


A decisão determina a designação, em Carutapera, de oito novos policiais militares, um delegado de polícia titular, quatro agentes da Polícia Civil e dois escrivães. No mesmo sentido, devem ser designados seis policiais militares, um delegado titular, um agente e um escrivão para trabalhar em Luis Domingues.

Também deve ser implantado serviço de 190 para os municípios e de comunicação para a Polícia Civil e Militar, por meio de rádio ou aparelho similar. A Justiça determinou, ainda, que sejam disponibilizadas duas viaturas e uma motocicleta para a Polícia Militar de cada uma das cidades, incluindo o fornecimento de combustível para os veículos.

Foi determinado que sejam mantidos o regular funcionamento de plantões da Polícia Civil nos dois municípios, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Em relação à existência de carceragem nas delegacias, devem ser realizadas reformas estruturais a fim de deixar os imóveis com condições de funcionamento.

Todas as obrigações devem ser cumpridas no prazo máximo de 120 dias. Foi fixada multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento, com o limite máximo de R$ 500 mil.

Na avaliação do promotor de justiça Luciano Canavarro, a deficiência na estrutura disponibilizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para as duas cidades contribui para a impunidade, pois a grande maioria dos crimes não são elucidados e em alguns povoados os crimes sequer chegam ao conhecimento das autoridades policiais ou do Ministério Público.

“Impotente, a Polícia Civil tem sobrevivido mediante ajudas informais dos Poderes Públicos Municipais, dos empresários e demais cidadãos de bem assombrados com a quase completa ausência do Estado e presença, cada vez maior, do crime organizado”, afirmou, na ação, o membro do MPMA.

Visita realizada na Mina do Piaba com moradores de Aurizona participantes do Projeto Capacitar curso de Soldador


Quando voltará as operações da Mineração Aurizona (MASA)? Como irá funcionar o ciclo produtivo do ouro? Onde está localizada a Mina do Piaba? Como é a gestão ambiental dentro e fora da empresa? Essas e outras questões são respondidas aos participantes do Projeto Boas Vindas da MASA, que têm a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas e ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pela empresa. 

Em geral, as visitas acontecem duas vezes por mês. Antes do percurso começar, os visitantes são preparados sobre questões de segurança com uma boa conversa e são distribuídos os equipamentos de proteção individual (EPIs). A visita comporta grupos de até 30 pessoas e dura aproximadamente quatro horas, com um percurso que passa pelo Viveiro de Mudas Educador Ambiental, pela Mina do Piaba (mina a céu aberto), planta metalúrgica e barragem de rejeitos. 
Na visita ao Viveiro Educador da MASA, os visitantes recebem mudas de árvores nativas e contribuem com a conservação do meio ambiente
Josaquisom Gomes Pinheiro, 25, aluno do curso de Soldador que foi ofertado pelo Projeto Capacitar da MASA, participou de uma visita realizada em agosto. Ele afirmou tinha vontade de conhecer melhor a empresa que está próxima de sua comunidade. “Não conhecia todos os projetos desenvolvidos pela MASA e percebi a importância que a empresa dá à comunidade e aos colaboradores. O conteúdo das apresentações foi excelente e pude tirar minhas dúvidas”, conta o morador de Aurizona. Além de pessoas da comunidade, instituições, cidades vizinhas à MASA e poder público, o Projeto Boas Vindas tem procura de professores e estudantes de cursos técnicos e universitários do estado do Maranhão e Pará. 

Além de aproximar a empresa dos públicos diversos, o projeto de visitas também é um espaço para tirar dúvidas diretamente com especialistas. Os principais temas de interesse são os projetos de responsabilidade social praticados pela Mineração Aurizona; gestão e controle ambiental; como se dá o processo de extração (lavra do minério); mecanismos de controle da barragem de rejeitos, entre outros. 

Interessados em participar do Projeto Boas Vindas da Mineração Aurizona podem agendar uma visita pelo telefone (98)98291-0202 ou pelo e-mail responsabilidade.social@aurizona.com.

Um homem identificado como Jeidson Santos de Morais, de 27 anos, foi preso após matar sua namorada, Vanderléia Carvalho de Macedo, de 27 anos, residente na rua 22, Bairro João de Deus, na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, utilizando um furadeira.

O crime teria sido cometido depois de uma discussão do casal devido a mensagens do WhatsApp. Segundo informações da PM ao Site Petrolina em Destaque, o fato aconteceu por volta das 21:00 deste último sábado (14). A vítima foi encontrada sem roupa e com vários ferimentos provocados pela furadeira, além de perfurações de golpes de faca. Após cometer o crime, o suspeito ligou para a mãe da vítima avisando o que acabara de fazer.

Ele pediu então para que a mãe se deslocasse até o local do crime, na Avenida das Nações, nº 517. Ele confessou para a polícia que perdeu a cabeça após a discussão e afirmou que agiu de maneira descontrolada na hora do homicídio. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local para proceder com a remoção do corpo.



Portal de notícias
terça-feira, 17 de outubro de 2017




O Corpo de um homem foi encontrado no povoado Santa Luz, Zona Rural de Bom Jardim. O cadáver foi encontrado por populares daquela localidade.

Conforme informações, o corpo é de um individuo identificado como “Zé do Cabo Sujo”, o corpo tinha marcas de violência, possivelmente causadas por arma branca.

Ele estava desaparecido desde o ultimo domingo (15), a vitima tinha um retrospecto de problemas com moradores daquela comunidade.

De acordo com a PM, o corpo ja foi liberado aos familiares.


Com informações de Tony Barone.




O plenário do Senado derrubou, nesta terça-feira (17), as medidas cautelares (suspensão do mandato e recolhimento noturno) impostas pela 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), no último dia 26 de setembro.

Votaram pela derrubada das medidas contra Aécio Neves 44 senadores, e a favor da manutenção delas 26 parlamentares.

Para reverter a determinação de Justiça, de afastar o tucano do mandato e de impor a ele recolhimento noturno, eram necessários ao menos 41 votos contra a determinação do Supremo entre os presentes.


A análise no Senado ocorreu após o Supremo ter decidido, na semana passada, que as medidas cautelares impostas a parlamentares precisam passar pelo crivo do Congresso.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a votação foi aberta.

Aécio Neves é alvo de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal ao STF por corrupção passiva e obstrução de Justiça.

Esta é a segunda vez que ele é afastado do mandato este ano.

Em março, ele foi gravado pelo empresário Joesley Batista, da JBS, pedindo R$ 2 milhões e fazendo críticas às investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Os três senadores da bancada do Maranhão – Edison Lobão (PMDB), João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSDB, partido de Aécio) – votaram pela derrubada da decisão do Supremo, que afastou Aécio Neves.


DISCUSSÃO

A sessão foi aberta por volta das 17 horas. A fase de discussão sobre o caso durou cerca de duas horas. Dez senadores falaram na tribuna - cinco contrários à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e outros cinco favoráveis.

Falaram contra a decisão do STF os parlamentares Jader Barbalho (PMDB-PA), Telmário Mota (PTB-RR), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Roberto Rocha (PSDB-MA) e Romero Jucá (PMDB-RR). Álvaro Dias (PODE-PR), Ana Amélia (PP-RS), Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Reguffe (Sem partido-DF) foram favoráveis ao afastamento.


VEJA COMO VOTARAM OS SENADORES


SIM (CONTRA AÉCIO)
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Alvaro Dias (PODE-PR)
Ana Amélia (PP-RS)
Ângela Portela (PDT-RR)
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
Fátima Bezerra (PT-RN)
Humberto Costa (PT-PE)
João Capiberibe (PSB-AP)
José Medeiros (PODE-MT)
José Pimentel (PT-CE)
Kátia Abreu (PMDB-TO)
Lasier Martins (PSD-RS)
Lídice da Mata (PSB-BA)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Lúcia Vânia (PSB-GO)
Magno Malta (PR-ES)
Otto Alencar (PSD-BA)
Paulo Paim (PT-RS)
Paulo Rocha (PT-PA)
Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
Regina Sousa (PT-PI)
Reguffe (S/PARTIDO-DF)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Romário (PODE-RJ)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Walter Pinheiro (S/PARTIDO-BA)


NÃO (A FAVOR DE AÉCIO)
Airton Sandoval (PMDB-SP)
Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Ataídes Oliveira (PSDB-TO)
Benedito de Lira (PP-AL)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Cidinho Santos (PR-MT)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Dalirio Beber (PSDB-SC)
Dário Berger (PMDB-SC)
Davi Alcolumbre (DEM-AP)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Eduardo Amorim (PSDB-SE)
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Eduardo Lopes (PRB-RJ)
Elmano Férrer (PMDB-PI)
Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE)
Fernando Collor (PTC-AL)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
Hélio José (PROS-DF)
Ivo Cassol (PP-RO)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
João Alberto Souza (PMDB-MA)
José Agripino (DEM-RN)
José Maranhão (PMDB-PB)
José Serra (PSDB-SP)
Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
Marta Suplicy (PMDB-SP)
Omar Aziz (PSD-AM)
Paulo Bauer (PSDB-SC)
Pedro Chaves (PSC-MS)
Raimundo Lira (PMDB-PB)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roberto Rocha (PSDB-MA)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Simone Tebet (PMDB-MS)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Telmário Mota (PTB-RR)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Vicentinho Alves (PR-TO)
Waldemir Moka (PMDB-MS)
Wellington Fagundes (PR-MT)
Wilder Morais (PP-GO)
Zezé Perrella (PMDB-MG)


AUSENTES
Armando Monteiro (PTB-PE)
Cristovam Buarque (PPS-DF)
Gladson Cameli (PP-AC)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Jorge Viana (PT-AC)
Ricardo Ferraço (PSDB-ES)
Rose de Freitas (PMDB-ES)
Rose de Freitas (PMDB-ES)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Vanessa Grazziotin (PCDOB-AM)


PRESIDENTE

Eunício Oliveira (PMDB-CE)


Prefeitura de Presidente através da Secretaria Municipal de Saúde pensando no bem estar das mulheres da comunidade reuniu forças com a Secretaria da Mulher e apoio da Vereadora Eliane Fernandes (PT) para trazer a Carreta da Mulher, beneficiando assim dezenas de mulheres para a realização do exame de mamografia e preventivo do colo de útero.

Também serão realizados outros atendimentos como distribuição de preservativo, consultas médicas, avaliação clínica e orientação sobre o autoexame das mamas, dentre outras orientações a respeito da prevenção do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa que é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro.


As Secretarias da Mulher e da Saúde tem o único objetivo de ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


As mulheres interessadas em realizar os exames tem que se apresentar amanhã quarta-feira (18) a partir das 14h00min e quinta-feira (19) manhã e tarde, portando seus documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS, em frente da Prefeitura Municipal onde estará localizado a Carreta da Mulher.



A Prefeitura de Presidente Médici convida todas as Mulheres para participar deste grande movimento de prevenção ao câncer de mama e amor ao seu corpo, fortalecendo todas as ações de Atenção Básica do Município. 

 Fonte: blog do Guto


Deputado Fábio Braga.

O deputado Fábio Braga - SD, subiu a tribuna da Assembleia ontem, para informar que no domingo, 15, participou com o Governador Flávio Dino; com o Secretário de Agricultura, Márcio Honaiser; com o Presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão - Ascem, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago e com vários outros deputados estaduais e federais, da abertura da Expoema, na sua sexagésima edição, e que, apesar de todos os percalços enfrentados ao longo do ano, a feira estava acontecendo.

A economia do país já sinaliza para um resultado positivo em 2017, fazendo renascer as esperanças do povo brasileiro que é de fato a grande vitima desse desastre econômico que golpeou o Produto Interno Bruto por dois anos consecutivos, torrando 14 milhões de postos de trabalho até poucos meses atrás, levando privação, angustia e desespero à família brasileira.

Outra boa notícia é que o Maranhão também é parte ativa dessa conquista, pois, segundo estudo divulgado recentemente pelo Banco Santander, através do jornal Valor Econômico, ele terá a segunda maior taxa de crescimento entre todos os estados brasileiros, quando registrará um avanço de 3,1%, perdendo apenas para o estado do Mato Grosso, que crescerá 5%.

O parlamentar, que também é ligado às causas rurais, fez questão de ressaltar a importância que o estado assume paulatinamente dentro do setor primário da economia, pois, segundo a pesquisa, aparece entre os mais fortes, principalmente em relação à pecuária e a produção de grãos, atividades que vem ajudado muito a alavancar seu Produto Interno - festejou. 

Deputado Fábio Braga ao lado do Governador Flávio Dino na
abertura oficial da 60ª Expoema.
Fábio Braga escorou seus argumentos em números: segundo ele “Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul são responsáveis por 58% da produção nacional, mas, o Maranhão já se situa entre os 10 maiores Estados produtores de grãos, embora sua fronteira agrícola ainda esteja em formação e com imensas perspectivas de crescimento” – lembrou.

Já na produção de carnes – prosseguiu, “o rebanho bovino do estado aparece numa posição invejável perdendo nacionalmente apenas para o estado do Mato Grosso que tem mais de trinta milhões de cabeças de gado, e regionalmente para a Bahia, que possui algo em torno de nove e milhões e meio de cabeças de gado, estando o Maranhão muito perto dessa meta, com seus sete milhões de cabeças e com muito espaço para crescer” – festejou.

O parlamentar disse também que além da pecuária bovina, o estado ainda desenvolvia a caprinocultura e avicultura, a ovinocultura e a piscicultura, atividades com muito potencial de crescimento principalmente para a pequena e média produção, haja vista que novas tecnologias estão sendo incorporadas aos processos produtivos com bons resultados - anotou. 

Frisou que na conversa de teve com o governador Flávio Dino, tratou da importância da Expoema nessa trajetória ascendente que a atividade agropecuária do estado experimenta, ficando evidente que o Maranhão não pode deixar de contar com uma vitrine como essa, se deseja prosseguir mostrando seu dinamismo agropecuário.

Fábio Braga concluiu dizendo que o governador garantiu que “a mostra continuará a acontecer, dado o potencial que ela reúne para alavancar vários negócios simultaneamente, já que é capaz de reunir no mesmo espaço expositores do setor primário, da área comercial, da área industrial com seus insumos, máquinas e equipamentos, e da atividade portuária, pois o Porto do Itaqui se fazia presente com um stand, mostrando o quanto ele é importante dentro de um processo de desenvolvimento” - concluiu o parlamentar.

Dados coletados na última terça-feira (10), na página da Prefeitura de Pinheiro na internet (Portal da Transparência, seção Folha de Pagamento) apontam a existência de um time de super funcionários na gestão Luciano Genésio, detentores de remunerações que ultrapassam em alguns casos os vencimentos dos secretários municipais.

De um total de quase 670 nomes registrados na Folha de Pagamento referente ao mês de setembro, 168 colaboradores recebem salários acima de R$ 3.500,00. Destes, 36 têm remunerações no patamar de R$ 4.080,00, vencimento básico dos secretários municipais. E 72 deles, seletos ocupantes de cargos comissionados, são donos de super salários que chegam a R$ 9.306,00, contra a média salarial dos chamados “barnabés”, que varia entre R$ 934,00 e R$ 1.640,00.

Analisando-se os dados, observa-se que é nas secretarias de Saúde, de Educação, de Planejamento, Finanças e Tributos, na Contadoria do Município, Procuradoria Jurídica, Controladoria, Chefia de Gabinete e na estrutura de Licitações onde estão alojados a maioria desses casos.

Nas secretarias de Saúde e Educação, estranhamente todos os adjuntos recebem remunerações maiores que seus chefes, os secretários Raimundo Miranda e Augusto Miranda. Constituem exceções a essa distorção, profissionais de saúde e professores em final de carreira, que aparecem na folha com remunerações superiores a R$ 3.500,00.

Super salários – No grupo dos super salários, alguns casos chamam atenção. O primeiro deles vem justamente da família do prefeito Luciano Genésio (PP). Na chefia da Controladoria Geral do Município, está alojada a irmã do gestor, Karla Lucyana Soares Canto Costa, recebendo por mês R$ 9.360,00. Lotado na secretaria de Administração, Planejamento, Tributos e Finanças está Rogério da Silva Canto Costa, marido de Karla Lucyana, recebendo remuneração igual à da mulher, salário esse superior ao do titular da pasta, Magno Luís Mendes (R$ 4.080,00).

Também na folha, a mãe de Luciano, Maria da Graça Silva Soares, contratada da secretaria de Saúde como médica, recebendo R$ 14.223,92. Já do lado de Thaiza Hortegal, esposa do prefeito, a folha traz o pai, Talvane Hortegal recebendo como médico por três fontes da Saúde (Hospital Antenor Abreu, Materno Infantil e PSF), recebendo no mês de setembro quase R$ 149 mil reais. E, ainda, o irmão Kaio Hortegal, médico, recebendo por duas fontes (Antenor Abreu e Materno Infantil). Em setembro, o médico embolsou quase R$ 82 mil reais. Além destes, o primo Rafael Matos Hortegal, que recebeu R$ 49,4 mil. Mas este, conforme indicado na própria folha, foi desligado dos dois contratos, no Antenor Abreu e como médico do PSF, respectivamente em 01/08 e 01/06/17.

Dentre os aliados, destaque para o médico Francisco de Assis Pires de Sarmento, pai do ex-vereador e candidato a prefeito Leonardo Sá (PCdoB), que em setembro embolsou a quantia de R$ 103.948,06.

Caminhão – Dentre os comissionados, chama atenção também o caso de Fernando Pinheiro, conhecido como Caminhão, motorista do prefeito. Pinheiro é lotado na secretaria de Administração, Planejamento, Tributos e Finanças, com uma remuneração de R$ 9.360,00 pouco maior do que, por exemplo, à do Procurador do município, o advogado Tibério Mariano Martins Filho, que a título de remuneração recebe R$ 9.284,49.

Na secretaria onde está alojado o motorista marajá, aliás, todos os comissionados que aparecem na folha recebem remunerações superiores ao teto dos secretários municipais.

Quem também é dono de situação privilegiada é o vice-prefeito Stélio Cordeiro que em setembro embolsou R$ 13.441,07, recebendo como professor, como vice-prefeito e comissionado lotado na Chefia de Gabinete. A remuneração como comissionado, de pouco mais de R$ 8 mil no mês em análise, parece ser decorrente de substituição do prefeito nas ausências recorrentes para descanso. Na cota do vice-prefeito, filha e sobrinha também integram o trem da alegria em que se transformou a Prefeitura de Pinheiro.

A Procuradoria do Município também não escapa. Composta por um time de 21 profissionais dentre indicados de aliados e até parentes de desembargadores, a Procuradoria paga salários de, em média, R$ 4.200,00 (excetuando-se assistentes e pessoal administrativo).

O órgão acolhe ainda o advogado Carlos Renato Almeida Marinho, filho de José Carlos Marinho, ex-secretário de Infraestrutura que recentemente desligou-se da administração por não rezar a cartilha dos Genésios. Amigo de Luciano, Carlos Renato recebeu em setembro R$ 6.273,66, embora esteja impedido de advogar, com o registro suspenso da OAB/MA. Também na folha, a irmã de Carlos Renato, Caroline Almeida Marinho, com remuneração de R$ 6.223,92, contratada como enfermeira.

A folha é também abrigo pessoas como a cunhada do vereador Lucas do Beiradão, Daciane Pereira Fernandes, ironicamente lotada na Secretaria de Transparência para exercício de cargo comissionado com patamar salarial de secretário municipal.

Em tempo: Os dados foram coletados no dia 10/11 no Portal da Transparência. Desde quarta-feira, 11/10, a página foi tirada do ar. No local consta a informação “Em construção”. Entretanto, o Blog já possui toda documentação que foi publicada. O Blog também assegura o espaço à Prefeitura de Pinheiro caso queira se posicionar sobre o assunto, mas lembrando que todas as informações acima divulgadas, foram baseadas em dados divulgados pela própria gestão de Luciano Genésio.




Um professor, identificado como José Arivan Sousa Moura, foi conduzido à Delegacia de Polícia civil de Imperatriz, suspeito de ter aliciado uma adolescente de 14 anos por meio de uma mensagem de celular.

A prisão foi feita por policiais militares, que encontraram José Arivan na casa onde mora, em Davinópolis. A suspeita foi comprovada através da troca de mensagens no Whatsapp, encontrada no celular da adolescente.

FLAGRA

A situação veio à tona depois que o pai da menina resolveu se passar por ela nas conversas pelo celular e marcou um encontro com o professor. Depois da “armadilha”, José Arivan foi denunciado à polícia e ao Conselho Tutelar.

O suspeito foi preso em flagrante por policiais que fizeram campana nas proximidades da residência dele. Ele foi conduzido ao Plantão Central da Polícia Civil para prestar esclarecimentos.



Cerca de 30 Alunos do Projeto Jovens Ambientais de Godofredo Viana participaram nesta segunda feira (16), da oficina de “Capacitação em Biodiversidade”. Promovido pela Mineração Aurizona, as atividades têm como objetivo apoiar ações de cunho ambiental e a conscientização sobre o meio ambiente da região. 


A oficina sobre Biodiversidade, ocorreu na escola Benedita Jorge em Godofredo Viana, município situado a 563 quilômetros de São Luis. Ministrada pelo Engenheiro Ambiental, Heraldo Silva, teve como objetivo debater com os Jovens o conceito de biodiversidade e levá-los a reconhecer o valor e importância deste tema. A ideia é que, posteriormente, os jovens alunos ambientais levem esse conhecimento a seus amigos e familiares. 

Engenheiro Ambiental Heraldo Silva da MASA

Segundo Heraldo a oficina tem com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente do entorno da Mineração Aurizona. Também foram apresentadas as ações desenvolvidas pela MASA, através da área de Meio Ambiente, onde atua o profissional. “Trouxemos questões sobre reciclagem, a importância do destino correto dos resíduos, a preservação ambiental tanto da flora, da fauna, dos mananciais, rios e dos lagos, que são fontes importantes para alcançarmos a excelência nas questões sociais e ambientais”, afirmou o Engenheiro Ambiental.

Engenheiro Ambiental Heraldo Silva da MASA

Ainda segundo Heraldo a MASA busca parceiros para a coleta de resíduos e reciclagem, para que ações neste sentido saiam do papel e funcionem em um processo sustentável. “Esperamos que estes jovens sejam mais conscientes sobre a importâncias das questões ambientais e estejam mais preparado para conseguir repassar adiante tudo que aprenderam aqui e sejam multiplicadores destas informações”, conclui.

Para Breno dos Santos Silva, de 16 anos, a oficina foi interessante. “Hoje foi muito bom, geralmente na escola temos aula de Geografia que fala sobre a Biodiversidade, mas não incluí tudo isso que aprendemos hoje na oficina. Hoje levo a importância de cuidar mais da natureza e da água, além de mais conhecimento e atenção”, disse o aluno do 9º ano que faz parte do Projeto Jovens Agentes Ambientais.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Flávio Dino e o novo secretário de Esporte e Lazer

O governador Flávio Dino deu posse nesta segunda-feira (16), ao novo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Hewerton Carlos Rodrigues Pereira. A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões e contou com a presença de familiares do novo secretário, prefeitos e líderes parlamentares. 

O novo integrante da equipe de governo dará continuidade aos projetos já desenvolvidos, como ampliação dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e o apoio ao esporte amador e profissional, como destacou o governador Flávio Dino. “Fizemos uma mudança que visa aprimorar os programas que fizemos em várias áreas, no esporte educacional, no esporte comunitário amador, na relação com os municípios e também no esporte profissional. O secretário vai atuar alinhado nesses eixos, nos ajudando a aplicar os recursos disponíveis e também a captar novos investimentos”, disse o governador.

Flávio também falou do papel desempenhado pelo secretário anterior da pasta, Márcio Jardim, ressaltando o sucesso das iniciativas realizadas até então e os novos desafios assumidos. “O secretário Márcio Jardim fez um brilhante trabalho à frente da Secretaria, agora ele tem outras missões no terreno da política.”

Para o secretário empossado Hewerton Pereira, bacharel em Ciências Contábeis e com experiência no Legislativo estadual e federal, o cargo é uma oportunidade de atuar numa equipe jovem e comprometida com o bem-estar social. “Hoje eu tenho a oportunidade de trabalhar não só com uma atividade que tem a finalidade de melhorar a vida das pessoas, mas também trabalhar com uma equipe tão qualificada. Por isso, os programas existentes serão mantidos e vamos buscar novas possibilidades como ampliar o apoio do governo ao esporte amador e buscar parcerias com as prefeituras para o interior do estado”, destacou Hewerton.
Anexos

O bacharel em Direito, Roberto Elísio Coutinho de Freitas, foi condenado a 10 anos de reclusão pela prática de crimes contra a própria mãe, uma professora universitária aposentada, de 84 anos e doente de Alzheimer. Ele também terá que pagar R$ 2 milhões como efeito da condenação pelos danos causados à vítima. A decisão é da juíza titular da 8ª Vara Criminal de São Luís, Oriana Gomes, na ação penal proposta pelo promotor de Justiça José Augusto Cutrim.

A pena deverá ser cumprida em regime fechado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde o acusado já está preso provisoriamente desde maio deste ano.

Roberto Elísio Coutinho foi condenado pelos crimes de tortura, apropriação indébita e por retardar ou dificultar a assistência à saúde da vítima. Em todos eles, a juíza aumentou a pena por se tratar de crime de tortura contra idoso e pela continuidade delitiva. Na sentença de 56 laudas, a magistrada também determinou que o acusado pague o equivalente a 200 dias-multa (um trigésimo do salário mínimo) em relação a cada um dos crimes de apropriação indébita e por deixar a idosa sem assistência médica.

A juíza não aceitou as preliminares da defesa de inimputabilidade do réu (alcoolismo e esquizofrenia) e atipicidade, e também discordou do laudo pericial apresentado pelo denunciado, de que o réu antes de ser preso deveria ser internado em clínica particular por 90 dias. Na decisão, a magistrada determinou que a pena seja cumprida no local próprio para pessoas que detêm o curso superior e que seja dada a Roberto Elísio Coutinho a oportunidade de fazer o tratamento que ele alega precisar, permitindo-lhe o acesso aos médicos e outros profissionais que necessitar, na própria Penitenciária. Da decisão judicial cabe recurso no prazo de cinco dias.

ENTENDA O CASO – Conforme consta na denúncia, no dia 23 de maio de 2017, o filho do acusado e neto da vítima registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Idoso, acusando o denunciado de agredir fisica e psicologicamente a vítima, prevalecendo-se do estado senil dela.

Consta nos autos também que desde o início de janeiro deste ano foram gravadas pela então companheira de Roberto Elísio Coutinho, no total de 11 vídeos, imagens mostrando o acusado torturando a própria mãe, submetendo-a a castigos com emprego de violência e grave ameaça, de modo a lhe causar intenso sofrimento físico e mental, com xingamentos e palavras de baixo calão, além de tapas, empurrões puxões de braços e com auxílio de instrumentos contundentes, conforme laudo de lesão corporal, atestando a ofensa à integridade física e à saúde da vítima. Os vídeos foram enviados ao neto da vítima.

De acordo com o denunciante, desde 1999 o agressor, aproveitando-se da confiança, depois do estado de saúde fragilizado da mãe, durante anos, expôs a integridade física e psíquica da vítima, submetendo-a a condições desumanas e degradantes, ao privá-la de cuidados fundamentais. Informou, ainda, que somente em agosto de 2015, a idosa foi diagnosticada portadora de Alzheimer, porque o filho não “aceitava a doença da mãe”. Segundo a denúncia, “na frente de outras pessoas, o denunciado fazia-se carinhoso com a vítima, contudo, no interior da residência agredia facilmente a idosa”.
Ainda de acordo com os autos, Roberto Elísio, sob o pretexto de que cuidava da mãe, não trabalhava, passava o dia em casa consumindo bebida alcoolica, além de explorar a idosa financeiramente, conforme mostram os extratos bancários anexados ao processo. Ele também fazia empréstimos em nome da vítima e deixou de pagar o plano de saúde dela desde janeiro de 2017. Constam nos autos documentos comprovando que o denunciado apropriou-se indevidamente de muito dinheiro da mãe dele.

No dia 26 de maio de 2017 a juíza Oriana Gomes decretou a prisão preventiva de acusado e determinou medidas protetivas em benefício da vitima. No dia 12 de junho a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís denunciou Roberto Elísio Coutinho de Freitas pelos crimes de tortura qualificada, maus tratos físicos e psíquicos, retardar ou dificultar a assistência à saúde de pessoa idosa e apropriação indevida de rendimentos e bens de pessoa idosa, sendo a prisão mantida pela magistrada. No dia 08 de agosto foi realizada a audiência de instrução e julgamento em que foram ouvidas as testemunhas e o acusado.



Alegria, brincadeiras, entrega de brinquedos e muita diversão. Assim foi marcado a manhã desta segunda feira (16) em Carutapera. Após grande festa realizada na última sexta feira (13) na praça de eventos em alusão ao Dia das Crianças, o Prefeito André Dourado (PR) fez a alegria da criançada nas escolas de Ensino Infantil  do 1° ao 5° ano na Sede e na Zona Rural com a entrega de mais de 2 MIL brinquedos.

 

O prefeito entende que muitas crianças do município não teriam condições de serem agraciados com presentes no mês das crianças e resolveu promover a festa da garotada, em todas as escolas da sede e zona rural,a entrega dos brinquedos foi feita pessoalmente pelo gestor ,o gesto demonstra o carinho e a atenção que a administração tem com todas as classes.

Participaram da ação o vereador e Presidente da Câmara, Renato Filho e o Vereador Lucimario Pereira.

Goleiro do Barcelona pegou tudo e garantiu equipe na inédita final
Godofredo Viana - O time Barcelona da vila de Aurizona é o segundo finalista do campeonato Municipal Carlito Miranda ao vencer a equipe do Botafogo, na tarde deste domingo (15), em jogo eletrizante no Estádio Aprijão, embalando as torcidas que acompanhavam atentas às disputas de bola.


Com chances claras de finalização para ambas as equipes, o placar ficou no empate de 0 x 0. As duas equipes se respeitaram mas não deixaram de procurar a vitória em nenhum momento do jogo.


Como previa o regulamento, a disputa seguiu para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro MAX que defendeu dois pênaltis, garantindo a vitória do Barcelona por 4×2, para delírio da torcida de Aurizona, que lotou o Aprijão. 

A equipe do Barcelona enfrentará na final o Atlético Monte Sião neste sábado (21) no Estádio Aprijão, que terá cobertura da Rádio Jangada FM 87,9.


Assista a última cobrança que garantiu a vaga na grande final.



No final da partida o treinador do Barcelona, Leandro Severo, dedicou a vitória aos aurizonenses e agradeceu o apoio da Mineração Aurizona,que incentiva e patrocina as equipes da vila de aurizona. "Quero agradecer primeiramente a Deus e dedicar está vitória aos nossos amigos de Aurizona, agradecer a todo apoio e carinho que recebemos durante a semana, agradecer também à Mineração Aurizona, ao setor da Responsabilidade Social, a ajuda de vocês é imprescindível, Mineração Aurizona e o apoio ao esporte Godofredense vai longe”, destacou o treinador. 

Leandro também agradeceu ao Garimpeiro Micharia e a vice prefeita Lindalva Severo pelo apoio à equipe Barcelona.

Marcos Pacheco, o coordenador técnico da equipe, destacou o esforço de seus jogadores e o comprometimento dentro de campo. “Apesar de serem muito novos jogaram como gente grande”, disse. Marcos enalteceu a vitória da equipe e afirmou que a equipe chega com méritos a grande final. " Fizemos um grande jogo, desbancamos uma equipe favorita ao titulo e nos credencia ao título, nesta final inédita. “Agradeço o apoio da Mineração Aurizona que têm nos apoiado”, finalizou Marcos.


Pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira (16) pela TV Difusora (SBT) no programa Bom Dia MA mostra que o governador Flávio Dino (PCdoB) continua liderando a disputa para o governo do estado. O comunista tem uma vantagem de mais de 20 pontos sobre a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). O levantamento foi realizada pelo Instituto DataIlha, entre os dias 9 e 11 de outubro.


Se as eleições para o governo do Estado fossem hoje, Flávio Dino teria 53% dos votos, enquanto Roseana alcançaria 24,7%. Em seguida aparecem o deputado Eduardo Braide (4,4%), o senador Roberto Rocha (2,2%) e a ex-prefeita Maura Jorge (1,2%). Brancos e nulos somaram 9,1% e 5,5% não sabem ou não responderam.

Levando em consideração os votos válidos, Flávio Dino aparece com 62,06% contra 28,91% de Roseana Sarney.

Na pesquisa espontânea, Flávio Dino lidera com 38% das intenções de votos e Roseana Sarney 19,2%. Eduardo Braide surge com 3,3%, Roberto Rocha com 0,9% e Maura Jorge 0,6%. Brancos e nulos 7%. Não sabem ou não responderam 29,8%.

No item rejeição, Roseana lidera onde 45,5% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. O governador Flávio Dino é rejeitado por 26% dos consultados.


O Instituto Data Ilha ouviu 2.128 pessoas em 38 cidades de todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalos de confiança de 95%.

APROVAÇÃO

No quesito aprovação, o governo Flávio Dino é aprovado por 57,4% dos entrevistados, enquanto que 36,2% não aprovam sua gestão.


CREDIBILIDADE

O DataIlha foi o único instituto a cravar o resultado da última eleição para prefeito de São Luís. Reveja AQUI.



Via Jornal Pequeno /Jhon Cutrim
Ilmara Pereira também chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.


A jovem maranhense Ilmara Pereira da Silva, de 25 anos, morreu no início da tarde deste domingo (15), após um grave acidente registrado na PI-116 entre os povoados Mixiriqueira e Carapebas, zona rural de Luís Correia, no litoral do Piauí. 

A maranhense natural da cidade de Timon era uma das ocupantes de um carro modelo Volkswagen Gol de cor branca que capotou após perder o controle em uma curva acentuada da rodovia.

Segundo a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), o carro era conduzido pelo colombiano Cristian Steven Castro e seguia no sentido Luís Correia / Camurupim. 

O carro capotou várias vezes antes de parar em um salgado, local de vegetação de mangue. Além do motorista, também sobreviveram os passageiros Luís Alberto Ortegon (colombiano) e Andressa Carvalho de Sousa (teresinense).

Viaturas da Polícia Militar foram usadas para socorrer as vítimas para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia. Ilmara Pereira também chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. O Instituto Médico Legal de Parnaíba realizou a remoção do corpo.

Ilmara Pereira também chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
O colombiano que conduzia o carro se apresentou na Central de Flagrantes de Parnaíba onde foi submetido ao teste de etilômetro que deu negativo. Como não estava alcoolizado e prestou socorro às vítimas, ele foi ouvido e liberado. 


Fonte : Meio Norte
domingo, 15 de outubro de 2017

Francisco de Jesus Bezerra foi encontrado hoje (15), domingo, por volta das 18h morto em uma cela no Presídio de Codó. Há uma semana ele matou com uma marreta mãe e filha. 


Preso em flagrante pelas mortes de Naia e Leurí, por causa de dívidas financeiras, o assassino é réu confesso estava no Presídio de Codó. Por causa das constantes ameaças que vinha recebendo, com medo de ser morto, ele pediu ontem (14) para ser transferido á uma cela em que pudesse ficar sozinho. Hoje cedo teve o pedido atendido .


Para a surpresa dos agentes penitenciários, o corpo de Francisco Bezerra foi encontrado enforcado, com um lençol no pescoço. Ou seja, a polícia acredita que tenha acontecido um suicídio.



Via Luis Cardoso



Eleito, ano passado, para o seu quinto mandato como prefeito do município de Cedral, o advogado Jadson Passinho Gonçalves (DEM) pretende disputar o pleito para o Governo do Maranhão ano que vem.

A informação foi confirmada pelo próprio prefeito em comunicado enviado ao editor do blog e a outros jornalistas que cobrem o cotidiano político no estado.

Segundo Passinho, sua trajetória política e sua experiência exitosa como gestor o credenciam a encarar as urnas na disputa pelo comando do Palácio dos Leões.

“O passado do candidato nas suas gestões no Poder Executivo o credencia nas suas pretensões políticas, pois Jadson carrega em sua consagrada vida pública uma experiência de cinco gestões como prefeito de Cedral, sem nenhum processo de improbidade administrativa, sendo Ficha Limpa desde quando estreou na sua vida pública e partidária. É um cidadão respeitado, honesto, competente, preparado e sem preconceito de qualquer natureza”, afirmou Passinho no comunicado.

O DEM no Maranhão é presidido pelo deputado federal Juscelino Filho, que ainda não emitiu posicionamento oficial acerca do desejo do prefeito democrata nem, tão pouco, sobre o caminho que o partido tomará no pleito majoritário de 2018.


Mais um assassinato foi registrado na Avenida Litorânea, um dos mais tradicionais pontos turísticos da capital São Luís, neste fim de semana.

Funcionário de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão, Ademar Moreira Gonçalves (foto), de 36 anos, foi morto na noite de ontem depois de ser atingido por um disparo nas costas.

De acordo com informações do Batalhão de Polícia de Turismo, da Polícia Militar do Maranhão, Ademar teria se envolvido em uma discussão em um bar.

Ele foi alvejado quando já estava dirigindo o seu carro, nas proximidades do Restaurante Picanha de Ouro.

O funcionário do Ibama acabou colidindo em outros veículos e atropelou Alziro Abreu Costa, que foi levado para o Socorrão I.

A Polícia ainda não tem informações acerca do autor do disparo.

Em julho, o agente penitenciário Jorge Luís Lobo da Cunha, de 38 anos, também foi assassinado na Litorânea. Ele foi atingido por vários tiros durante uma tentativa de assalto.

Já em setembro, um flanelinha também faleceu no local após envolver-se em um briga e ser atingido com vários golpes de faca.

Do Blog do Gláucio Ericeira


Mãe e criança envolvida
Uma criança de apenas 11 meses foi vítima de uma descarga elétrica enquanto brincava com o cabo de um ventilador na cidade de Governador Nunes Freira no Maranhão.

Os pais da criança residem na rua São Raimundo, no bairro Monteiro Lobato. A mãe informou que a atenção da criança foi atraída por um fio que ligava o ventilador a tomada, a criança na inocência não se ateve ao fato do fio do aparelho estar descascado expondo a mesma ao risco. 


A mãe do bebê que se encontrava próxima ao mesmo no momento do ocorrido, também foi vítima da mesma descarga e desconhecia que o fio se encontrava descascado. 

O bebê chegou a ser socorrido porém não resistiu a descarga e acabou falecendo. 

Apesar de ter sido uma fatalidade, o ocorrido serve de alerta aos pais para que revisem fios e outros objetos condutores de eletricidade que se encontram ao alcance de crianças e se possível comprem protetores de tomadas para evitar exposição das crianças aos riscos.

Segundo informações, no corpo havia sinais de violência sexual e agressão possivelmente provocado por um pedaço de madeira.


Imagem do portalr10

O corpo de uma jovem de aproximadamente 21 anos foi encontrado na manhã deste domingo (15) nas proximidades do povoado Feitoria no município de Parnarama-MA,há 500 KM de São Luis.

Ainda segundo informações, no corpo havia sinais de violência sexual e agressão possivelmente provocado por um pedaço de madeira.

A vítima quando foi encontrada ainda agonizava, mas não resistiu e veio a óbito. A polícia suspeita que a vítima tenha sido estuprada e espancada depois de uma festa . Ainda não há informações sobre o suspeito de praticar o crime .






Os atletas de Nova Olinda do Maranhão (CETAR), Francisco Guilherme Cruz, Wanderson Carvalho e Raisa Santos, do Tênis de Mesa Infanto fizeram novamente história na etapa estadual dos JEMs 2017 em São Luis do Maranhão.

Os atletas conquistaram títulos no individual e por equipes, com destaque para Guilherme que conquistou a vaga para etapa dos Jogos Brasileiro da Juventude (etapa que equivale ao campeonato brasileiro de escolas).

Os professores Marcelo Ferreira, Paulinho Menezes e a coordenadora da SEMEJ Mônica Silva acompanharam os nossos atletas.

Nova Rádio Timbira

Facebook

Círio de Godofredo Viana 2017

Círio de Godofredo Viana 2017

A Marca do Sucesso

A Marca do Sucesso

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog