quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem se masturbando, sem nenhum pudor, dentro de um ônibus. Uma mulher que está do outro lado do corredor filma o homem tocando o órgão sexual.

O vídeo chegou a ser atribuído a um passageiro na Grande São Luis, mas o caso foi registrado em Campina Grande, interior da Paraíba, e divulgado em sites e veículos de comunicação da cidade. 

Veja:




Criminoso João da Silva

Foi preso na madrugada desta sexta-feira (14), um homem, identificado como João da Silva Lima, acusado de abusar sexualmente da própria lha, de apenas dois anos. A prisão foi efetivada pela Polícia Civil, por meio do Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz.

O homem foi preso em sua residência, em Senador La Roque. No momento da prisão, João da Silva encontrava-se com uma arma de fogo, dentro do bolso da bermuda em que estava vestido.

Diante disso, ele foi trazido para o Plantão Central de Imperatriz e autuado pelos de crimes de estupro de vulnerável, previsto no Artigo 217-A do Código Penal, e, também, por porte ilegal de arma de fogo.

A polícia chegou até o suspeito, após uma denúncia anônima. A criança foi levada para o Instituto Médico Legal (IML), e após exames ficou constatado que o homem manteve relações com a menina. O suspeito encontra-se à disposição da Justiça.


(Com informações do Imirante)



O vice-governador Carlos Brandão, 23 prefeitos e diversas lideranças políticas anunciam saída do PSDB, que passou a ser controlado no Maranhão pelo senador Roberto Rocha, desafeto do governador Flávio Dino, e que deve ser candidato pelo “laranjal” do grupo Sarney.

O grupo liderado pelo vice-governador vai ingressar no PRB, comandado pelo deputado federal Cléber Verde. A anúncio foi feito por Carlos Brandão na noite de quarta-feira (13) no facebook.

“Boa noite, amigos! Acabo de receber suplente de senador, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças do PSDB. Juntos, definimos a nossa saída do partido. Juntos, devemos caminhar pelo bem do Maranhão. Anuncio oficialmente que em breve estarei filiado ao PRB”, anunciou o vice-governador.

Tudo indica que Brandão continuará como vice na chapa encabeçada pelo governador Flávio Dino.


O ano de 2017 dificilmente será esquecido pela população carutaperense. Um ano marcado por perdas e tragédias. Há exatos quarenta dias (40) o município sofria a perda do professor Fábio Luis vítima de um infarto fulminante. Nesta manhã de quinta feira (14) a educação do município sofreu uma nova baixa com a morte do Professor Denis, que não resistiu aos ferimentos deixados após grave acidente quando pilotava sua motocicleta e perdeu a direção no último dia (04).

O professor foi socorrido por populares que passavam pelo local, e transferido em estado grave para Pinheiro, passou por procedimentos cirúrgicos e nos últimos 10 dias estava lutando pela vida em uma batalha que se encerrou nesta quinta-feira (14).

Rafael Denis Pereira de Lima, "Denis" como era conhecido tinha 36 anos, era coordenador na Faculdade FAEME em Carutapera. Denis deixa esposa e filhos.

O velório será realizado em sua residencia, na Rua 28 de Julho.
A cidade mais uma vez está de Luto .


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do  Município de Carutapera -SINTEP/CARU emitiu uma Nota de Pesar.


​​​Em nome do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Município de Carutapera -SINTEP/CARU, manifestamos o nosso pesar e lamentamos profundamente a morte do Professor Rafael Denis.​​​

​​​Esperamos que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao coração dos seus familiares neste momento de tanta tristeza, especialmente à Prof. Angelina Lima​.​

​​​É muito doloroso ter de dizer adeus a quem sempre esteve presente no meio de tantos amigos.​​​

​​​Denis partiu e encontrou agora a paz eterna, mas, não desaparecerá para sempre. Pois, a sua alegria e a saudade que fica, nos fará lembrá-lo e assim, continuará presente.​​​

​​​Rafael Denis, que Deus lhe dê o descanso em paz para a eternidade!​​​


​​​Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Município de Carutapera - SINTEP/CARU

Veja mais notícias da região no Blog do Neto Weba.

O governador Flávio Dino entrega, nesta quinta-feira (14), máquinas motoniveladoras para reforçar as ações de infraestrutura nos municípios do interior do estado. Os equipamentos serão distribuídos durante solenidade realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, a partir das 14h30. Na cerimônia, estarão presentes secretários de estado e demais autoridades.

Serão entregues 18 máquinas, adquiridas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), contemplando as cidades de Senador La Rocque, Imperatriz, Guimarães, Buriti Bravo, Cidelândia, Arari, Buritirana, Mirador, Grajaú, Lago do Junco, Aldeias Altas, Governador Newton Bello, Vitória do Mearim, Arame, São João Batista, Maracaçumé, Pinheiro e São Domingos do Azeitão.

O equipamento é popularmente conhecido como ‘patrol’ sendo utilizado em obras de construção civil de ampla escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas. Nas cidades, o equipamento vai facilitar os serviços de abertura de estradas e outros acessos viários.

A distribuição integra as ações do Caminhos da Produção, programa do Governo do Maranhão que tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, acessibilidade e mobilidade urbana nos municípios do interior do Maranhão. Esta é apenas uma das várias ações para desenvolvimento das cadeias produtivas no estado e amplia o escoamento da produção maranhense. Ao todo, serão distribuídas 90 motoniveladoras até novembro deste ano. 

SERVIÇO 

O QUÊ: Entrega de máquinas motoniveladoras para 18 municípios maranhenses;
QUANDO: Nesta quinta-feira (14), a partir das 14h30;
ONDE: No auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau.
O apresentador Luciano Huck da Tv Globo está no Maranhão,Luciano esteve em Pinheiro e logo seguida pegou estrada rumo a Bacuri,mais antes deu uma parada para dá um "UP" no condicionamento físico em Mirinzal. 

Em sua pagina oficial Luciano desejou um Feliz Natal aos Mirizalenses e disse que a mulherada está em forma "kkkkk...ontem foi engraçado . Estávamos na estrada no interior do Maranhão e nos deparamos com esta cena na beira da via, não aguentei. rs Valeu Mirinzal (MA), adorei passar pela cidade. Feliz natal a todos por ai. E vcs estão em forma!!!!! #mirinzal #cidadefitness 😄💪🏻





O Independiente empatou por 1 a 1 com o Flamengo nesta quarta-feira, no Maracanã, e, como havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, faturou o bicampeonato da Copa Sul-Americana. Essa também é a segunda vez que a equipe argentina protagoniza um “Maracanazo”, confirmando assim a sua fama de Rei de Copas.

Esta foi a segunda vez que o time argentino calou a torcida flamenguista no Maracanã. Em 1995, El Rojo desbancou o Flamengo na Supercopa Libertadores.
Mais de duas décadas depois, apoiado pela torcida que lotou o Maraca, o time rubro-negro pressionou desde o início e abriu o placar aos 29 minutos, com Lucas Paquetá. Embora superior na partida, o Flamengo sofreu o empate após o árbitro Wilmar Roldán, com auxílio do árbitro de vídeo, assinalar pênalti de Cuellar em Meza.

Barco deslocou o goleiro César e fez os torcedores argentinos explodirem nas arquibancadas. No segundo tempo, mesmo com as entradas de Everton Ribeiro e Vinicius Junior, o Flamengo não conseguiu marcar novamente. A organização dos comandados de Ariel Holan foi premiada. O título da Sul-Americana 2017 vai para Avellaneda.

Com o resultado, Vasco e Atlético-MG, apesar de rivais do Fla, lamentam de certa forma. Os mineiros ficam fora da Copa Libertadores do ano que vem, enquanto o cruzmaltino não vai direto à fase de grupos da competição. Já os rubro-negros, seguem sem nenhuma conquista continental desde a Copa Mercosul de 1999.

(El País Brasil)
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Fenômeno poderá ser observado de todo o país, com visão mais privilegiada para quem estiver nas regiões Norte e Nordeste.
A expectativa é que possam ser vistos até 120 meteoros por hora. ( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e poderá ser observada de todo o país, com visão mais privilegiada para quem estiver nas regiões Norte e Nordeste. O Calendário de Chuvas de Meteoros da Organização Meteorológica Internacional informa que o pico do fenômeno será na madrugada desta quinta-feira (14). A expectativa é que possam ser vistos até 120 meteoros por hora.

O fenômeno ocorre todos os anos no mês de dezembro, quando a Terra passa pelo rastro empoeirado de detritos rochosos deixado por um objeto chamado 3200 Faetonte. Quando o pó e os grãos deixados pelo Faetonte encontram com a atmosfera da Terra a 126 mil km por hora e explodem, formam uma chuva de “estrelas cadentes”. A área do céu onde os meteoros vão surgir, chamada de radiante, está localizada na direção da constelação de Gêmeos, perto da estrela brilhante Castor ou alfa Geminorum.

A Organização Internacional de Meteoros informou que este ano o fenômeno poderá ser melhor observado devido ao fato de a lua estar minguante, deixando o céu mais escuro que no ano passado, quando a lua estava cheia. Os Geminídeos poderão ser vistos a olho nu até o dia 17 de dezembro. A recomendação é que as pessoas observem o céu a partir de locais escuros, de preferência longe da luminosidade das cidades.

Asteróide atípico

A natureza do 3200 Faetonte é muito debatida entre especialistas, por ser um asteróide com características incomuns, que indica ter sido um cometa no passado. Geralmente, as chuvas de meteoros são causadas pela desintegração de cometas ao se aproximarem do Sol, e não de asteróides. "É um asteróide quase terrestre ou um cometa extinto, às vezes chamado de 'cometa rochoso'", disse Bill Cooke, do Escritório de Meteoroides da Agência Espacial Norte Americana (NASA), por meio de comunicado a imprensa.

A NASA informou também que os astrônomos terão a chance de estudar melhor o Faetonte este ano, quando o objeto vai passar o mais perto da Terra desde a sua descoberta em 1983. De acordo com a Organização Internacional de Meteoros, a chuva de meteoros do 3200 Faetonte é uma das únicas chuvas importantes produzidas por asteróides e não por um cometa.
A Quina teve 144 acertadores, e cada um vai levar R$ 19.401,81.


O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) na cidade Bragança Paulista, em São Paulo. (Foto: divulgação)


BASÍLIA – Ninguém acertou os números do concurso 1.996 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (13), segundo informações Caixa Econômica Federal. O próximo concurso deve pagar R$ 39 milhões neste sábado (16).



Veja dezenas sorteadas: 07-20-21-24-40-56.

A Quina teve 144 acertadores, e cada um vai levar R$ 19.401,81. Outras 4.933 pessoas ganharam na Quadra, que vai pagar o prêmio de R$ 809,08.

De acordo com a Caixa, a expectativa de prêmio era de R$ 33 milhões para quem acertasse as seis dezenas nesta quarta. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) na cidade Bragança Paulista, em São Paulo.

O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, está no Maranhão e passou no fim desta tarde na cidade de Pinheiro à procura do município de Bacuri, para um quadro de seu programa ainda mantido em segredo.


Naquela cidade, o apresentador foi tietado pela população que não perdeu a oportunidade de fazerem uma foto com o artista. Quem esteve com ele disse que é muito gentil.

O jato do apresentador pousou na base militar de Alcântara e ele seguiu de van com sua equipe de produção até o município de Bacuri.








Com capacidade para realizar mais de 500 atendimentos por dia, as novas carretas do VIVA/Procon estão prontas para levar os serviços da cidadania a todas as regiões do Maranhão. De 12 a 15 deste mês, a Carreta do Procon Móvel vai realizar atendimento no povoado de Rumo, no município de Cururupu e no Quilombo Frechal, no município de Mirinzal.

No povoado Rumo será de 12 a 14, na sede do Seu Arroz; no Quilombo Frechal é 13 a 15, na Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Quilombo Frechal, Rua Quilombo.

As novas carretas contam com toda a qualidade e conforto que os cidadãos precisam para serem bem atendidos. As portas têm plataforma elevatória, o que garante acesso a cadeirantes. Há rampas e espaço para cinco atendentes.

O presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Júnior, reforça a atuação das carretas como estratégia de facilitar o acesso da população aos serviços do VIVA/Procon. “Com essas unidades móveis teremos a oportunidade de ampliar a nossa rede de atendimento, levando os nossos serviços para mais perto da população”.

Duarte Júnior disse que as novas carretas garantem direitos básicos aos cidadãos nas regiões mais longínquas do Maranhão. “E com a mesma qualidade e efetividade que já oferecemos nas nossas unidades fixas”, acrescentou.

Serviços oferecidos

– Emissão da 1ª e 2ª via do RG
– Inscrição e consulta do CPF
– Balcão do Cidadão
– Formalização de denúncias contra empresas
– Orientação de consumidores e fornecedores


Lembrando que governa com seriedade e transparência nota 10, o governador Flávio Dino disse nas redes sociais que defende investigações sérias e isentas, mas combate ilegalidades e o fascismo. Segundo ele, não pode haver vale tudo e precisamos proteger a Constituição e as leis com coragem.


Flávio Dino afirmou que há um mês um delegado de polícia inventou 400 fantasmas na saúde do Maranhão e que para tanto usou um dossiê falso e o Judiciário o afastou do caso.

O governo do Maranhão representou contra o delegado na Corregedoria da Polícia Federal. “Não podemos aceitar abusos e arbitrariedades”, afirmou Flávio Dino.

Para o governador, o estado policial acha que pode tudo, mas não pode. “Por isso ainda tenho esperança em justiça para o presidente Lula. No caso do tal apartamento tríplex, ele é vítima de uma sequência de absurdos jurídicos. Caso estarrecedor”, finaliza o governador do Estado.


Leia a íntegra da publicação de Flávio Dino no facebook




Serão 20 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil – 3ª classe, 20 para Escrivão de Polícia, 46 para Investigador de Polícia, 7 para Médico Legista e 7 para Perito Criminal, além de formação de cadastro de reserva. 

Nesta terça-feira (12), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), publicou edital para provimento de 100 vagas, no total, para o quadro efetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).


As inscrições iniciarão às 10 horas do dia 18 de dezembro e vão até as 18 horas do dia 27 de dezembro de 2017 (horário oficial de Brasília) pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe (http://www.cespe.unb.br/cebraspe/).


Serão 20 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil – 3ª classe, 20 para Escrivão de Polícia, 46 para Investigador de Polícia, 7 para Médico Legista e 7 para Perito Criminal, além de formação de cadastro de reserva.


Também haverá concurso para o cargo de Odontolegista, mas apenas para cadastro de reserva, já que não há vaga para provimento imediato. A taxa de inscrição será de R$ 220 para o cargo de delegado e R$ 150 para os demais cargos. As remunerações vão de R$ 4.550,28 a R$ 18.957,64.

“Esse é um concurso de grande importância e muito esperado. Isso mostra mais uma vez o compromisso do governador Flávio Dino com a segurança e com uma prestação de serviço de qualidade para a população”, disse a secretária da Segep, Lílian Guimarães.

Para concorrer ao cargo de Delegado é necessário ter concluído curso de nível superior em Direito, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B ou superior.

Já para os cargos de Escrivão e Investigador de Polícia, os requisitos são possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação e CNH categoria B ou superior.

Para concorrer às vagas de Médico Legista e Odontolegista é necessário ter diploma em Medicina e Odontologia, respectivamente, e registro nos Conselhos Regionais de cada categoria profissional.

Os candidatos que se inscreverem para o cargo de Perito Criminal deverão possuir graduação em uma das seguintes áreas: Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Engenharias, Psicologia, Serviço Social, Física, Farmácia e Bioquímica, Geologia, Química ou Química Industrial, e registro em conselho de classe, quando for aplicável.

Confira o edital completo nos links abaixo: Concurso para os cargos de Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal:http://www.cespe.unb.br/concursos/PC_MA_17_APC/


Concurso para o cargo de Delegado de Polícia:http://www.cespe.unb.br/concursos/PC_MA_17_DELEGADO/
terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Escola do Povoado de Iguamã, derrubada e queimada
Segundo informações do  Blog  da Gleicy Ferreira, uma escola foi derrubada e queimada no município de Turilândia. A atitude foi por parte de moradores do Povoado de Iguamã, que estariam insatisfeitos com a educação, ou melhor, falta de educação no Povoado. 

Cansados de esperar por uma ampliação que nunca saiu do papel, os moradores se juntaram e derrubaram a escola que segundo os moradores, não suporta mais a demanda a muito tempo. A que ponto chegamos?! 

Segundo informações, vereadores de Turilândia teriam alertado para este problema na sessão passada. Até o presente momento a Prefeitura do Município ainda não se manifestou sobre o lamentável ocorrido.

O blog do Neto Weba entrou em contato com a assessoria de comunicação do município mais não obteve respostas.

Foto: reprodução.

Um caso que aconteceu na última segunda-feira (11) no município de Rosário gerou um alerta para pais e responsáveis de crianças: a menina Izabele Pereira, de 9 anos, estava brincando com o irmão mais novo, quando se acidentou e acabou morrendo. As crianças entretinham-se com um lenço, que estava entrelaçado em uma árvore na casa. Durante a brincadeira, Izabele teria perdido o apoio e ficou presa no pano, sofrendo asfixiamento.

O irmão da vítima ainda procurou os pais, sem entender a gravidade da situação, mas os responsáveis pouco puderam fazer pela criança.

O delegado regional da Policia Civil de Rosário, Murilo Tavares, afirmou que as investigações continuam, mas os fatos apontam para que o caso tenha sido uma fatalidade e não há suspeitas de envolvimento dos pais ou de que o crime possa ser considerado um homicídio. Ele afirma que a mãe da vítima, que estava no local, não apresentou nenhum comportamento suspeito.

Após a polícia chegar no local, o corpo da menina foi recolhido para o IML em São Luís. O resultado da perícia confirmará a causa da morte.

A história de Izabele alerta para a importância de acompanhar as atividades das crianças, garantindo sua segurança e bem estar.

Falando sobre o caso, o Presidente da União de Conselheiros e Ex-Conselheiros (as) Tutelares do Maranhão, Darlan Mota, enfatiza que é preciso que os pais estejam atentos para não deixarem os filhos muito tempo sem supervisão, pois eles não têm ainda total discernimento dos seus atos.


Do Portal MA10.




Mais um passo importante foi dado pelo Governo do Estado rumo à implementação de uma política de democratização da informação no Maranhão. A ação ocorreu no começo da tarde desta terça-feira (12), após a Comissão Setorial de Licitação (CSL) da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) definir a compra de kits transmissores de comunicação para rádios comunitárias, reestruturando e equipando os veículos em todas as regiões do Estado.

A empresa vencedora da licitação na modalidade Pregão Presencial do tipo Menor Preço Global foi a Vilela de Conde. 

“A conclusão do processo licitatório para aquisição dos equipamentos, que compõem o kit de comunicação, é mais um passo importante para a concretização da política de apoio às rádios comunitárias desenvolvida pelo governo Flávio Dino, contribuindo significativamente para o processo de democratização da mídia no estado”, afirma o secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira, Robson Paz.

O kit de Comunicação é composto por itens como transmissor FM 25W, antena Plano Terra, cabo montando 50m, mesa de áudio 4 canais, microcomputador, antena Parabólica com receptor e dois microfones, entregues já no primeiro semestre de 2018. O valor fixado no leilão para a consecução do objeto é de R$ 797.000.

"Para nós é uma imensa satisfação realizar um certame que entendemos como uma Política Pública que visa apoiar entidades que contribuem com a educação da população maranhense. A sessão foi tranquila, transparente e contou com a boa vontade das empresas para o bom andamento e a prevalência do interesse público”, resume o presidente e pregoeiro da Comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Estado de Comunicação e Articulação Política (Secap), Gerson Menezes Rogério.

Para as Rádios

As inscrições para rádios comunitárias do Maranhão receberem kits de Comunicação foram prorrogadas até o dia 28 de dezembro. A data final era 15 de dezembro, mas a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) pediu mais tempo para que todos os interessados possam participar. 

O edital para a entrega dos kits foi lançado pela Secap. O objetivo é que as rádios comunitárias possam melhorar a estrutura e a programação, intensificando o diálogo democrático com a população maranhense. 

Com base no edital, 70 Organizações da Sociedade Civil receberão apoio por meio de distribuição de Kits de Comunicação Comunitária. “É uma iniciativa inovadora que possibilitará às rádios comunitárias, que estejam com suas outorgas asseguradas, um conveniamento com o Estado para que possam melhorar seus equipamentos, e, dessa maneira, melhorar também a performance de suas programações. É uma efetiva e concreta parceria do Governo do Maranhão com as rádios comunitárias do Estado”, diz o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

Também a pedido da Abraço, a comissão de seleção vai ter um participante da associação. “A participação da Abraço vai conferir ainda mais democracia e transparência no processo de seleção das rádios comunitárias, que já estabelece critérios técnicos bem rigorosos”, diz Robson Paz.

Presidente da Famem, Cleomar Tema, revela que 70% das prefeituras maranhenses irão terminar o ano de 2017

A situação financeira dos municípios maranhenses é “caótica”. A afirmação é do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema. Ao jornal O Imparcial, Tema disse acreditar que cerca de 70% das prefeituras irão terminar o ano de 2017 com problemas financeiros, mesmo com a promessa de repasses federais nos próximos dias.


Na prática, esse alto percentual poderá interferir diretamente no pagamento do funcionalismo público e em outras contas das prefeituras. “Não se consegue colocar em dia todo o pagamento daquilo que é de responsabilidade do município. É claro que nós vamos ter uma ajuda agora nessa parte devido ao ajuste financeiro. Pelo menos é um alívio. Mas isso é provisório, de um mês. No mês seguinte já começam as dívidas. Não se tem condições. Acredito que mais de 70% dos municípios vão ficar com problemas mesmo com essa ajuda financeira”, afirmou Tema.

No fim do mês passado, o governo federal garantiu um repasse de R$ 2 bilhões para prefeituras de todo o país. O dinheiro é oriundo do Auxílio Financeiro dos Municípios (AFM). Do total deste montante, R$ 83 milhões vão para os cofres públicos das prefeituras maranhenses, de acordo com estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Os recursos extras serão depositados nas contas das prefeituras neste próximo mês de dezembro por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Apesar da injeção de tanto dinheiro, o presidente da Famem afirmou que os recursos são apenas uma solução paliativa para o cenário financeiro das prefeituras do Maranhão.

“Já no fim desse ano, o governo vai liberar um ajuste financeiro de R$ 2 bilhões. O Maranhão vai receber R$ 83 milhões. Isso vai ajudar. Mas, na realidade, a situação é caótica. Essa é uma medida paliativa. Ela não vem para resolver a situação. O fator principal para que os municípios possam sair, em definitivo, dessa situação caótica financeira que vivem é o novo pacto federativo. É isso que nós vamos agora lutar no próximo ano para que o governo possa realmente fazer, por meio do Congresso Nacional, esse objetivo”, disse o presidente da Famem.

Segundo Tema, “esse ajuste que o governo vai dar agora só corresponde a meio Fundo de Participação. Aí tem fornecedores, tem toda uma gama de coisas, tem os programas. Nenhum programa do governo federal se paga. Então, o município é que tem que completar”.

Pacto federativo

É fato que os R$ 83 milhões em recursos federais servirão para amenizar a saúde financeira dos municípios maranhenses neste fim de ano. No entanto, o que as federações municipais de todo o país e a CNM pretendem pleitear junto ao Congresso Nacional é um novo pacto federativo. O cerne da discussão é a redistribuição mais justa dos impostos arrecadados pela União e que depois são repassados aos municípios.

Com esses recursos, os municípios adquirem a responsabilidade de investir nas áreas sociais, de saúde, de educação e em tantas outras. O problema é que os valores que chegam às contas municipais são considerados incompatíveis.

“Aquilo que é transferido é incompatível com as ações que a União determina que sejam executadas. Há uma sobrecarga dos recursos próprios dos municípios. Essa é a situação. Enquanto o Congresso Nacional não entender que a saída é esse novo pacto federativo, vamos ficar com essa bola aí de deficiência, sem conseguir pagamento de folha, com demissão, com ajustes”, analisou Tema.

Segundo o presidente da Famem, se não houver uma redistribuição dos impostos, os municípios continuarão enfrentando as mesmas dificuldades financeiras. Para comprovar sua afirmação, Tema citou a situação da saúde na cidade de Tuntum, onde ele é prefeito.

“É irrisório numa cidade como Tuntum receber R$ 7 mil para fazer tratamento fora de domicílio. Imagine os pacientes de hemodiálise. O dinheiro que se recebe para tratamento fora do município por mês, só paga o transporte. Tudo é irrisório o que o governo passa. Temos mais de 107 municípios que recebem um valor irrisório para manter o hospital da cidade com o básico do básico. Tem município que recebe menos de R$ 2 mil por mês. Enquanto não houver uma distribuição mais justa nos impostos arrecadados pela União para estados e municípios, continuará sendo difícil a missão de prestar serviço de qualidade para o cidadão”, comentou Tema.

Aumento do FPM

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, na última quarta-feira, 29, Proposta de Emenda à Constituição nº 29/17, que garante as prefeituras brasileiras aumento do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A PEC 29 garante às prefeituras o aumento em 1% do valor do FPM, passando dos atuais 24,5% para 25,5% a partir de setembro do ano que vem. Este reajuste oferecerá aos 217 municípios do Maranhão, que enfrentam forte crise financeira ocasionada pela queda de recursos e de transferências constitucionais, um incremento de recursos superior a R$ 157 milhões. A Proposta seguirá, agora, para apreciação dos plenários do Senado e Câmara, onde deverá ser aprovada sem maiores dificuldades.


Num cenário econômico adverso, a prefeitura de Carutapera vem monstrando compromisso com o servidor municipal, enquanto muitas prefeituras tende a finalizar o ano com problemas financeiros, a prefeitura vem pagando os servidores em dias e dentro do mês trabalhado. O pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores da administração, está disponível em contas hoje ( 12) e para os servidores da saúde nesta quarta – feira ( 13/12). O décimo 13º deve ser injetados na economia, especialmente no comércio local.

Para o prefeito André Dourado, isso resultado de um equilíbrio econômico do município. “Graças à forma consciente de lidar com o bem público e a preocupação com a aplicação correta dos recursos, é que estamos conseguindo realizar este pagamento, porque queremos essas pessoas trabalhando felizes para fazer o melhor serviço em qualquer segmento da prefeitura. Além de manter em dia os salários de nossos servidores públicos, a iniciativa visa agregar um incentivo à economia local”, completou o prefeito André Dourado. 

Benefícios

A ideia do benefício é que o trabalhador possa utilizá-lo para incrementar o orçamento, para as viagens e pagamento de despesas de início do ano seguinte, mas é cada vez mais comum o assalariado se valer do recurso para quitar dívidas, pagar as contas ou até mesmo para buscar um rendimento maior para o dinheiro. 


Cercado por uma natureza privilegiada e com um rico acervo arquitetônico e histórico, o Maranhão abriga um ecossistema diverso composto por manguezais, praias, rios, cachoeiras e um deserto tropical. O Estado concentra em sua extensão territorial parte importante da diversidade natural do Brasil. Da transição do Cerrado para a Amazônia até o belo litoral maranhense, a variedade de paisagens é temperada por sotaques, músicas e sabores únicos. Focado na exploração sustentável e responsável do turismo, os programas e medidas executados em três anos da gestão realizada pelo governador Flávio Dino deram impulso ao setor turístico consolidando o Maranhão como roteiro viável para o lazer e o turismo de negócios.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove várias ações para o fomento do setor, considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico, responsável por geração de emprego e distribuição de renda. No cenário nacional, o Turismo movimenta mais de R$ 190 bilhões na economia, além de gerar 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. Esses números impulsionaram o Brasil para o 10º lugar no ranking das maiores economias de turismo no mundo. É o que mostra um mapa feito pelo site de informação de custos HowMuch.net.

“Neste momento que o país inteiro vive, entendemos que o turismo é uma alternativa viável para conseguir burlar a crise econômica. Por isso, sob o comando do governador Flávio Dino, estamos investindo em promoção turística, infraestrutura, novos atrativos, além de outras iniciativas que nos levaram a ter o melhor ano do turismo no estado nos últimos cinco anos”, pontuou o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Promoção turística

A participação em feiras e eventos foi uma das principais ações para o fomento do turismo maranhense nos últimos três anos. Desde o começo do ano de 2015 até o início do mês de Novembro de 2017, foram mais de vinte e cinto feiras nacionais, cinco internacionais e também visitas técnicas para o levantamento de potencial turístico de destinos regionais. Dentre as principais feiras internacionais, destacam-se a FIT Argentina e WTM Londres, importantes emissores de turistas para os destinos do estado. Das feiras nacionais, destaca-se a ABAVExpo, maior feira da América Latina e a WTM Latin America – uma das principais feiras de turismo do mundo, que se realiza em São Paulo.

Além da participação em eventos fora do estado, este ano foi realizado o primeiro Salão do Turismo, que ofereceu artesanato, oficinas de reggae e Tambor de Crioula; aulas-shows de receitas tradicionais maranhenses, refinadas com alta gastronomia; capacitações voltadas para a área de turismo e hospitalidade e palestras sobre o setor, além de inúmeras experiências proporcionadas aos visitantes na primeira edição do Salão do Turismo do Maranhão. O evento, realizado pelo Governo do Estado e Sebrae no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, reuniu 2.546 pessoas, com 432 capacitações.

Infraestrutura e Turismo

A divulgação turística do Maranhão em todo o país soma-se ao esforço feito pelo Governo do Estado para garantir a qualificação dos roteiros de viagem no Maranhão. A ponte sobre o Rio Novo foi substituída por uma nova ponte com 140 metros de extensão e 12 metros de largura. Essa ponte é de fundamental importância para a ligação entre os Lençóis e o Delta do Parnaíba, de onde vem muitos turistas aos Lençóis.

A estrada de Paulino Neves já está com mais da metade da obra concluída. A obra está sendo feita em parceria com a Ômega engenharia. Para complementar as intervenções, está em fase de finalização o processo de licitação da execução do melhoramento físico e operacional da MA – 315. O prazo para conclusão deste processo está previsto para se encerrar em, no máximo, 30 dias. Com os 36km melhorados, uma rota que era feita em até 3h30 passará a ser realizada em 1h30, facilitando o acesso à Rota das Emoções, um famoso roteiro turístico do país.

A obra no aeroporto de Barreirinhas está 55% concluída, e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2018.

Também está em obras a MA-312, conhecida como Estrada do Caranguejo, em Araioses. Em Tutóia, já foram implantados 10 mil metros de rede de distribuição de água, garantindo a melhoria do abastecimento de água para moradores e turistas.

Também houve reforma e reparos em equipamentos culturais como teatros, museus e praças, como a Casa de Cultura Josué Montello, o Convento das Mercês, a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o Teatro Alcione Nazaré, a Concha Acústica, o Forte Santo Antônio, Teatro Arthur Azevedo, e, por último, o Museu do Reggae que será entregue nos próximos dias.

“O projeto desenvolvido pelo governador Flávio Dino para esta área do turismo tem como foco a ocupação de espaços públicos anteriormente abandonados e ações de incentivo à cultura local, pensadas tanto para atrair turistas, quanto para quem vive aqui. Esse planejamento tem tido a aprovação popular”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Promoção e Turismo

Na gestão do governador Flávio Dino, uma nova marca promocional do turismo foi criada com o objetivo de reforçar a divulgação dos destinos turísticos nas principais feiras nacionais e internacionais do segmento.

Maranhão Terra de Encantos – a nova marca turística inspirada nas belezas naturais, arquitetura, cultura e gastronomia maranhenses – recebeu a medalha de ouro no Prêmio Colunistas 2017, considerado um dos mais tradicionais da publicidade brasileira desde 1968.

Concorrendo na categoria “Case de Branding ou Design Corporativo”, a campanha foi criada pela Clara Comunicação para a Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), em substituição à antiga marca, criada em 1998.

Mapa do Turismo 

O mapa do turismo do Maranhão cresceu. O estado inseriu 16 municípios e excluiu nove no mapa, passando de 46 para 53 cidades com vocação turística, distribuídas em 10 regiões. De acordo com o novo mapa, 11 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

Entre as principais ações se destaca a promoção de palestras nos 10 polos turísticos do Estado fazendo o remapeamento e a aplicação dos novos critérios preestabelecidos que permitem a evolução e a consolidação do PRT no Maranhão.

Observatório do Turismo

O Maranhão estava sem coleta de dados estatísticos relacionados ao turismo desde 2010. Devido a uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, foi possível criar O Observatório do Turismo, Cidades e Patrimônio.

O Observatório do Turismo, é um núcleo de pesquisas e inteligência de mercado do Maranhão que analisa o comportamento do turismo maranhense, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores.

O levantamento das informações para a produção das pesquisas, começou a ser realizado no Réveillon de 2016, quase um ano depois, O Observatório do Turismo conseguiu reunir seis distintas analises sobre o turismo no Estado.

“O Observatório de Turismo é agora nossa principal fonte de dados no que diz respeito ao turismo do Maranhão. Saímos da época do achismo. Temos como monitorar o turismo para saber, por exemplo, quais turistas visitam nossas cidades, o que eles preferem, quanto gastam, se vieram a lazer ou a negócio e quais os pontos fracos apontados”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

“Quando há um controle dos dados, a tomada de decisões é facilitada. Serve como constante aprendizado de novas práticas no Turismo”, finalizou Galdino.



Na última terça-feira (05) foi diplomado os conselheiros da comunidade de fiscalização penal da comarca de Maracaçumé que abrange, além da sede, os municípios Centro Novo do Maranhão, Junco do Maranhão, Boa Visto do Gurupi e Amapá do Maranhão.

O conselho tem como objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Resumido: é um grupo de pessoas que vão lutar por direitos humanos dos detentos.

Na solenidade estavam presentes os membros, eleitos, do conselho compostos por empresário, advogado, assistente social, psicólogo, pastor, padre e sociedade civil. Também compareceram na cerimônia de posse a prefeita de Centro Novo, Diva Silva, de Boa Vista do Gurupi, Batista e de Amapá do Maranhão, Tati do Ademar. Além do juiz da comarca Dr. Rômulo Lago e Cruz e do promotor de justiça Dr. Charles e outras autoridades do poder legislativo, executivo e do judiciário.

O coordenador do conselho, João Manoel de Godofredo Viana, também fez uma homenagem para algumas autoridades com um diploma de honra ao mérito.

O presidente eleito do conselho, José Fernandes Almeida, no discurso de posse falou que junto com os colegas vão fazer jus ao cargo que foi confiado:“Na qualidade de presidente deste conselho juntamente com meus companheiros iremos lutar e fazer jus ao cargo que a nós foi confiado. E queremos a parceria dos delegados, policiais tanto da civil quanto da militar e principalmente da sociedade”. Enfatizou o presidente. 

Conselho é formado pelos seguintes nomes:
José Fernandes Almeida – presidente
Isaias Ribeiro de Sousa – Vice-presidente
Pe. Marcio Júnior de Jesus Sodré – 1º Secretário
Eliutres Barbosa Pereira – 2º Secretário
Juranúbia Pereira Quadros – Assistente Social
Edynara Dalino de Medeiros Santos – Psicologa
Jorge Luís de França Silva – Advogado
Pr. João Damasceno Ferreira – Ministro Religioso
Rogerio Marques de Oliveira – Conselho Fiscal
Gildásio Barbosa – Conselho Fiscal
Maria Celijane Bizarrias da Silva – Conselho Fiscal
Marcelo Lima Nunes – Conselho Fiscal 








A ocorrência foi registrada na madrugada de ontem (12), no povoado Barão do Pirucaua, em Godofredo Viana. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o homem que se encontrava foragido da justiça tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva oriundo expedido pela Justiça da Comarca de Augusto Correa no estado do Pará. 

Com base em informações obtidas através de denúncias anonimas a guarnição realizou a operação com o objetivo de prender o acusado. Os policiais acabaram obtendo êxito na captura e o homem identificado como Josiel Correia da Silva (20 anos) acabou sendo detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Godofredo Viana, para que fossem tomadas todas as providências cabíveis.


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) registrou até terça-feira (11) mais de 15 mil adesões ao Programa Moto Legal. Com prazo de encerramento para o próximo dia 18 de dezembro, o programa beneficia os proprietários de motocicletas que possuem débitos no IPVA e licenciamento de 2017, com descontos sobre o valor devido ao ano. 

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, ressalta a importância do programa para a regularização de milhares de veículos que estão em situação irregular. “Nosso objetivo é contemplar o maior número possível de pessoas em todo o estado e esta é uma grande oportunidade para os proprietários de motocicletas”, disse. 

A procura pelo Moto Legal chegou a 172 municípios do Maranhão. Este ano, o número de adesões na Região Metropolitana, que atinge os municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, chegou a 3.616, seguido de Balsas, com 1.463, Bacabal, com 1.370 e Imperatriz, com 1.040, e demais municípios maranhenses, totalizando, até o momento, mais de 15 mil beneficiados. 
E para oferecer mais oportunidades aos usuários de motocicletas, as Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans) estão realizando mobilizações intituladas “Dia D do Moto Legal”, que oferecem atendimento mais ágil para quem deseja a legalização do seu veículo. 

A 9ª Ciretran de Santa Inês realizou o Dia D nos municípios de Maracaçumé, Buriticupu e Santa Luzia do Paruá nos dias 6, 7 e 8. Outras cidades que fazem parte da 9ª Ciretran também receberão um dia de mobilização. “O número de motocicletas é muito grande e o programa está oferecendo uma excelente oportunidade para a legalização de muitos veículos. Ao longo da semana, realizaremos mais ações de adesões em outros municípios”, ressaltou o chefe da Ciretran, Iramy Garcia da Silva. 

No sábado (9), a mobilização aconteceu na 4ª Ciretran de Balsas, que atraiu dezenas de motociclistas com o objetivo de quitar os débitos em atraso. Na segunda-feira (11) a ação aconteceu na região de Fortaleza dos Nogueiras, que também atraiu uma grande demanda de motociclistas a procura de regularizar os documentos dos seus veículos. 

E na quarta-feira (13) a mobilização acontecerá na região de Riachão. Para o chefe da 4ª Ciretran, Arnaldo Gomes, a oportunidade de legalização dos veículos contribui para a organização de um trânsito mais seguro, pois tira de circulação centenas de motocicletas que estavam irregulares. “Os benefícios do programa estimulam o cidadão a andar na lei e a ser mais responsável no trânsito”, disse ele. 

A 5ª Ciretran Bacabal também começou a realizar o Dia D nos municípios que fazem parte da circunscrição. No sábado (9) foi em Bacabal e amanhã (12) será em São Mateus. Na quarta-feira (13) a mobilização será em Vitorino Freire. A chefe da 5ª Ciretran, Danielly Miranda, destaca a importância das ações com o Programa Moto Legal que incentiva a regularização de veículos e de condutores na região. 

Benefícios do Moto Legal

O Programa Moto Legal permite a legalização do veículo com o pagamento de R$ 50,00 por cada ano de atraso. Desse montante, R$20,00 corresponde ao licenciamento e R$ 30,00 ao IPVA. Ou seja, se a moto estiver com o IPVA e o licenciamento atrasados há um ano, a quantia a ser paga é de R$ 50,00. Se forem dois anos, R$ 100,00, e assim sucessivamente.

O programa também oferece vantagens para a quitação do IPVA 2017. Nesse caso, o beneficiado é dispensado de pagar juros e multas por atraso, e ainda tem um desconto de 50% do valor devido. O Moto Legal não inclui a quitação de débitos relativos ao DPVAT, que é de competência federal.
Construção da ponte no Rio Urubuguara em ritmo acelerado.
Há mais de dois anos intransitável no período de chuva, a ponte sobre o rio Urubuguara, localizada entre os povoados de Crispiana e Areal, começa virar realidade. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, e já estão na fase de concretagem dos pilares.


Nesta terça-feira (12), o prefeito Sissi Viana acompanhado por secretários do governo municipal estiveram no local para acompanhar o andamento dos serviços.

De acordo com o Prefeito Sissi Viana o trabalho da equipe de pontes é excelente e rápido. “Mais uma vez nossos servidores estão realizando um serviço de qualidade, que vai beneficiar muitos produtores rurais”, disse.


O prefeito lembrou ainda que construir essa ponte foi um compromisso firmado, e muito em breve, a linha voltará a ter trafegabilidade no período de chuvas. “O nosso trabalho é continuo. Desde o início desta gestão, a prefeitura trabalha para tirar nosso povo do isolamento no período chuvoso“, Disse.

Nesta sexta a Prefeitura de Presidente Médici através da Secretaria da Saúde, realizou mais um dia de sucesso com muitos exames de ultrassonografia.




A comunidade local foi assistida pelo Dr. Alyson Cristiano (CRN-MA 9164). A satisfação de muitos foi grande ao serem atendidos por um profissional Cardiologista e ultrassonografista no município. O Dr. Alyson Cristiano realizou durante todo o dia de sexta-feira (08) exames de Ultrassonografia no Centro de Saúde Raimundo Juruca favorecendo assim a maior parte da comunidade que não tem recursos para se deslocar a outros municípios.



Segundo o Secretário de Saúde “Ações como esta são de extrema importância para a comunidade local, pois atende as necessidades locais e reduz o fluxo de encaminhamentos para outros municípios. Temos focado nossos esforços nos atendimentos melhorando a qualidade de vida da população”, citou Dr. Gil Layon, Secretário de Saúde.


A ultrassonografia é uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real – dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.


Moradores e consumidores do município de Cândido Mendes,localizado na Mesorregião do Oeste Maranhense ,distante á 560 KM de São Luis estão denunciando, com imagens através das redes sociais, a falta de higiene no matadouro municipal da cidade.


Segundo denuncia dos moradores, o matadouro atua de forma precária e com total falta de higiene, as carnes são cortados no chão, sem nenhum tipo de proteção, e larvas estão espalhadas por todos os lados. A precariedade da higiene impressiona quem visita o local. O matadouro da cidade fica localizado no bairro Maneco Lima (Cabeça).

ASSISTA O VÍDEO



As imagens mostram que o caos no matadouro público da cidade é crítica. A falta de higiene é total.

A população deve procurar os vereadores para que seja formada uma comissão parlamentar para formalizar um documento oficial, com as imagens anexadas, para que providências sejam tomadas em caráter de urgência.

Uma denúncia desta magnitude deve ser apurada pelo Ministério Público.








A reportagem do Blog do Neto Weba procurou a assessoria da prefeitura municipal de Cândido Mendes, porém, até o fechamento dessa matéria não obtivemos sucesso. 


Nova Rádio Timbira

Facebook

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog