segunda-feira, 7 de maio de 2018

Nos dias 04 e 05 de maio, a Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (JSPDT) realizou seu Congresso Estadual Extraordinário, na sede do partido, em São Luís, que este ano trouxe como tema “Oportunidade para Todos”. O evento, que teve como objetivo deixar o movimento pronto para o ano eleitoral e renovar a direção estadual da JSPDT, contou com a participação de representantes de todos os municípios onde há representação da juventude do partido, que reuniu aproximadamente 250 jovens.

Os delegados presentes elegeram o novo diretório e executiva estadual para o mandato de 2018-2020. O vereador de Mirinzal e militante da juventude, Dennis Ribeiro foi eleito Presidente Estadual, por unanimidade. O militante de juventude e então secretário de Comunicação, Marcos Leite, foi eleito vice-presidente e a jovem Maryanna Santos, do municipio de Trizidela do Vale, como vice também, os companheiros Maria Freitas (Secretária Geral), Geldo Júnior (Tesouseiro), Denise Duarte (Secretária de Formação Política), Josué Mello (Núcleação de Base), Sthefany Neves (Movimento Estudantil), Nadja Alves (Gênero, Diversidade e Raça), Alex Rocha (Mobilização), Sara Raquel (Eventos) e Ruslana de Carvalho (Comunicação).

Antes de ser vereador, Dennis Ribeiro, de apenas 26 anos de idade, militou no movimento estudantil na Central Estudantil de São Luís (CES), em conselhos e fóruns estaduais de juventude e foi vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), representando o Maranhão e o Piauí.

O deputado Weverton, presidente estadual do PDT, participou, na sexta-feira (4), no Grand São Luis Hotel, da abertura do Congresso Estadual da Juventude Socialista e classificou a JSPDT como uma juventude atuante, altiva, participativa e protagonista, que vem ocupando os espaços nos grêmios estudantis, nas associações, nos sindicatos e nas universidades para debater política. Ele lembrou sua trajetória desde que iniciou sua militância no partido, quando este ainda estava sob o comando de nomes lendários, como os saudosos Jackson Lago e Neiva Moreira. “Desde os 14 anos fiz parte do movimento da juventude e isto foi a minha base política para que hoje eu acredite nesta luta e, tenha uma bandeira real e concreta para defender o meu estado dentro do Congresso Nacional”, disse Weverton. E parabenizou a todos do movimento por saberem o que querem e ocuparem seus espaços no partido, discutindo a política e por lutarem por um projeto para seus municípios, para o Maranhão e para o Brasil.

O Presidente municipal do PDT, o vereador Raimundo Penha avaliou a Juventude Socialista como um dos braços mais importantes do partido, sendo um dos instrumentos pela qual se dá a renovação política. “Estamos muito felizes por sediar este congresso. Sobretudo aos jovens que estão longe da política, digo que para você mudar alguma coisa no cenário político é preciso debater e aqui no PDT os jovens têm vez e voz”, pontuou o vereador.

O presidente nacional da Juventude Socialista do PDT, William Rodrigues destacou o que o congresso é um momento de renovação e injeção de ânimo, para que a JS saia “com sangue nos olhos” para a luta de eleger Weverton como senador pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) como governador e Ciro Gomes como presidente. “O maior cartão de visita que Weverton vai sempre levar por onde for e por toda a sua vida é o de ter sido dirigente nacional da nossa organização”, afirmou.

Idalete Rodrigues, que se despediu da presidência da JS estadual, falou do congresso como uma oportunidade para que a juventude e, sobretudo, as mulheres, ocupem os espaços de poder e se façam ouvir. Ela ressaltou, ainda, que o evento é importante para que a juventude do partido no estado possa, não só escolher o novo presidente da JS no Maranhão, mas, sobretudo, que possa avaliar os pré-candidatos aos legislativos estadual e federal e consolidar o nome de Weverton, oriundo da Juventude do PDT e da classe trabalhadora, como candidato ao Senado Federal.

O evento contou, ainda, com a participação de autoridades, como a secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira e representantes de outros movimentos do PDT e siglas partidárias.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração