sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O Sebrae integra a programação com diversas capacitações e atendimentos voltados para o pequeno empreendedor do campo da região. A 14ª edição da Agritec, acontece na Praça Sesquicentenário, antigo aeroporto em Cururupu e vai até o sábado (09).



A 14ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) Território Baixada Ocidental, foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (07) na cidade turística de Cururupu. Realizada pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, com co-realização do Sebrae Maranhão, apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e diversas entidades, sindicatos, associações e movimentos.

No lançamento estiveram presentes o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, o secretário estadual da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes do poder público municipal, de órgãos estaduais ligados a agricultura, sindicatos e associações.

O principal objetivo da Agritec – Território Baixada Ocidental é proporcionar ao agricultor familiar de toda região a oportunidade de ter acesso à tecnologia e informação. Além das capacitações, os produtores rurais estão ainda comercializando os seus produtos para visitantes de todo o estado.

Dezenove municípios que integram o território estão participando da programação de cursos, palestras, mesas redondas e oficinas que estão sendo realizadas na Feira.

O Sebrae integra a programação técnica com diversas ações nas áreas de pesca, psicultura, horticultura, fruticultura, mandiocultura, caprinovinocultura, gestão e comercialização de produtos e oportunidades de negócios para a agricultura familiar, gastronomia e a amostra do programa Balde Cheio que integra juntamente com outras mostras a clínica tecnológica do Sebrae.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a Agritec de Cururupu é o coroamento deste ciclo de feiras que aconteceram através desta parceria entre o Sebrae, o Governo do Estado e tantos outros órgãos.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados este ano com as Agritec’s, o Sebrae é parceiro e co-realizador do evento porque nós temos absoluta convicção do poder que esta feira tem de transformar a vida do pequeno empreendedor rural. É uma parceria de sucesso que não termina aqui, pelo contrário, está cada dia mais fortalecida, que venham as próximas edições da Agritec”, projetou Martins.

Em seu discurso na abertura da feira, o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a grandiosidade desta edição da Agritec e o compromisso do Governo do Estado em dar visibilidade e capacitação ao homem do campo.

“A agricultura familiar no nosso estado não tinha espaço, a Agritec veio para mudar essa realidade, abrindo espaço no Maranhão, tornando visível aqueles que foram invisíveis durante tantos anos”, disse o secretário, em referência a visibilidade que a Agritec proporciona aos produtores rurais.

Durante a abertura a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, agradeceu ao Governador Flavio Dino pela oportunidade de sediar a Agritec e destacou a importância das parcerias para a realização da feira.

“Eu estou emocionada, transbordando de alegria, é impossível traduzir em palavras a felicidade que sinto nesse momento, em que Cururupu tem a honra de sediar a décima quarta edição da Agritec. Para nós, encerrar esse ciclo das Agritec’s representa a confiança que o governador tem no município de Cururupu e nós iremos nos esforçar para realizar a melhor de todas as Agritec’s”, garantiu Rosinha.

Turismo - A Agritec Território Baixada Ocidental, está recebendo uma abordagem diferenciada e especial para o segmento do turismo na região da Floresta dos Guarás. Foi montado um espaço dentro do stand institucional do Sebrae onde estão sendo expostas as potencialidades do turismo na região do litoral ocidental maranhense.

Além do turismo, o artesanato regional também está recebendo uma atenção especial dentro do stand institucional do Sebrae. Uma exposição com peças produzidas por artesões das cidades que compõem o Polo Floresta dos Guarás foi montado e os visitantes além apreciar as peças podem adquirir as obras de arte que estão sendo comercializadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Nova Rádio Timbira

Facebook

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog