segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Renovada e limpa, Praia do Araçagi vira atração para turistas e moradores




“Vim aqui em algumas ocasiões, há alguns anos, e era tudo sujo e abandonado”, diz o vendedor Emanuel de Jesus Alves da Silva, 30 anos, sobre a Praia do Araçagi, em São José de Ribamar. Assim como ele, muitos banhistas reconhecem e aprovam o trabalho de limpeza e urbanização que vem sendo feito pelo Governo do Maranhão na área.

Para Emanuel, as melhorias são visíveis desde o acesso ao local. “Percebi a diferença desde a entrada da praia. Antigamente, a gente tinha que fazer o maior malabarismo no carro porque tinha muito buraco”, diz.

“Agora, além do asfalto novo e da calçada, está mais bem sinalizado”, aponta o vendedor, satisfeito também ao notar a retirada de pontos de lançamento de esgoto no mar: “Lembro que havia muitos canos jorrando esgoto na água e agora não vejo mais nenhum”. 

De mudança para São Luís com a família, Emanuel vê na Praia do Araçagi uma opção de lazer para as filhas. “É a primeira vez que elas estão vindo desde que mudamos de Teresina para cá e está sendo muito bom. É um espaço para correr e brincar que não temos em casa”, afirma. 

Água limpa e caminhadas

“Estou achando a água mais limpa, de longe a gente vê a água mais azulzinha”, diz o militar aposentado José de Ribamar Ribeiro Costa, 53 anos. Junto com a enteada, Camila Macário, 19 anos, ele aproveitou a tarde livre para dar um mergulho e curtir a natureza.

Para José, que é morador do Araçagi, os investimentos do Governo do Estado na orla trouxeram mais qualidade de vida. “Moro aqui perto e achei ótimo esse trabalho de urbanização feito pelo governo”, diz. “Agora, dá para fazer caminhadas mais tranquilo”, conclui. 

Frequentar a praia passou a ser mais prazeroso para Camila. “Está bem melhor do que antes, a gente nota que a água está mais limpa, o banho ficou mais agradável”, afirma a estudante. “A circulação dos carros e dos pedestres também melhorou muito com o calçadão e o novo asfalto”, pontua.

Preservação é dever de todos
“A gente tem que ter consciência e recolher nosso lixo, não deixar nada na praia”, opina o empresário Ayrton Fonseca Sousa, 25 anos. Frequentador assíduo do Araçagi para a prática do surfe e da pescaria, ele diz que, assim, o espaço se mantém preservado para todos.

“Temos que fazer nossa parte, ainda mais agora que a praia está boa para passear, correr, tem área para estacionamento”, diz Ayrton. “Melhorou o trânsito, ficou mais bem organizado. Não tem mais aquele congestionamento por conta da urbanização que fizeram na orla.”

Mais segurança

Esposa do empresário, Marliane Amorim Borges, 23 anos, também destaca os resultados do trabalho realizado pelo governo. “Notei a diferença na limpeza do mar desde o começo do ano. Fico mais segura para frequentar, para trazer meu filho”, diz a empresária.

Sobre a revitalização no acesso à praia, Marliane também tece elogios. “Achei maravilhoso. Já morei no Araçagi e era muito perigoso, bem escuro, não havia iluminação, calçada”, conta. “Agora, está mais seguro para frequentar, para correr, para caminhar”, afirma. 

Urbanização

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar, o Governo do Maranhão entregou as obras de revitalização da orla do Araçagi em junho deste ano. 

As benfeitorias incluem 300 metros de calçamento, estacionamento, ciclovia, passeio com rampas de acesso para pessoas com deficiência, via de trânsito com sentido duplo, contenção da maré, iluminação e paisagismo com conservação de plantas nativas. 

As intervenções fazem parte da primeira etapa da urbanização da praia. O próximo passo será ampliar a urbanização por mais 1.500 metros de extensão, com calçadão, pista de corrida, área de ciclismo, praças e outros espaços de convivência. 

Saneamento

A limpeza do mar é outro trabalho desenvolvido pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 

Depois de anos com praias impróprias para banho, a orla marítima da Ilha melhorou os índices de balneabilidade graças aos investimentos em saneamento, com reforma de estações de tratamento e construção de novos equipamentos, como a ETE Vinhais. A retirada de pontos de esgoto, fiscalização de despejos clandestinos e ampliação da rede de esgotamento reforçaram a limpeza das praias.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE