terça-feira, 8 de agosto de 2017

O Projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – é uma técnica de produção de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais com bases agroecológicas, sem uso de agrotóxicos. Conhecido como uma tecnologia social, que baseia-se em técnicas inovadoras desenvolvidas na interação com a comunidade em busca de soluções, o PAIS é desenvolvido em Godofredo Viana pela Mineração Aurizona (MASA) e em parceria com o SEBRAE beneficiando famílias no entorno dos territórios em que a empresa atua e que já tenham a agricultura com fonte de renda. 



O PAIS procura aperfeiçoar a utilização dos recursos naturais, reduzir a dependência de insumos vindos de fora das unidades familiares, respeitar a integridade cultural e local, incentivar a diversificação da produção e evitar desperdício de alimento, água, energia, e tempo das famílias envolvidas.

No total, serão 12 famílias contempladas inicialmente pelo PAIS: seis famílias na comunidade de Aurizona, e outras seis distribuídas em diferentes bairros de Godofredo Viana. Os resultados do projeto dependem dos esforços e do empenho do produtor em participar das ações em conjunto com outros produtores. Assim, a estratégia de aproximar propriedades que sejam atendidas pelo PAIS, estimula a formação de núcleos produtivos para promover interações e troca de experiências.

Agricultor Benedito do Nascimento Cardoso
 em sua unidade produtiva. 
Para o morador de Aurizona Benedito do Nascimento Cardoso, contemplado por uma das unidades produtivas o PAIS tem grande importância a vida de sua família. “Estou dedicando o meu tempo ao máximo para a minha unidade se tornar produtiva em breve. Já plantei feijão, maxixe, pimentão e estou preparando o terreno para continuar. Cada conhecimento que estou aprendendo vou colocar em prática na unidade”, afirmou o proprietário mais conhecido como Pio. 

A assistência técnica do SEBRAE tem como objetivo proporcionar o acompanhamento das unidades produtivas por consultores especializados em todas as etapas, desde a instalação até a produção de sementes e mudas, cuidados necessários, a comercialização conjunta, a certificação dos produtos como orgânicos, entre outros.

De acordo com Jauner Torquato, gerente de Responsabilidade Social da MASA, o PAIS tem como princípio promover o desenvolvimento local e oferecer à comunidade local produtos de qualidade. “Estamos buscando aliar a viabilidade econômica à produção orgânica e a possibilidade de capacitação das famílias para que cada produtor seja capaz de ter a tomada de decisão sobre suas unidades produtivas, e assim, após este suporte, cada família ser capaz de prosseguir e expandir sua produção”, afirma.

Canteiro circular com hortaliças na Unidade do João.

Entenda as etapas do PAIS 

Após a capacitação dos agricultores para aplicação da Tecnologia Social do PAIS foram selecionadas as famílias e os terrenos para a implantação das Unidades Produtivas. Após a preparação dos terrenos é definindo e construído o local de cada parte do PAIS, como viveiro, galinheiro, quintal ecológico, caixa d’ água e montagem do sistema de irrigação por gotejamento. O próximo passo é o planejamento da produção, seguido pela preparação do composto orgânico e plantação das mudas, já cultivadas no viveiro. As últimas etapas consistem em colher e comercializar, além de trabalhar o associativismo e cooperativismo entre os participantes do projeto.


Todo o projeto é desenvolvido com intensa participação das famílias beneficiadas que atuam com diferentes contrapartidas, definidas por uma matriz de responsabilidade acordada. Isso quer dizer que os beneficiados têm também que investir em tempo, dedicação e contrapartidas financeiras destinadas à suas propriedades com o intuito de torná-las produtivas e em breve geradoras de renda e trabalho. Isso reforça os laços de responsabilidade compartilhada e a busca de objetivos comuns entre Mineração Aurizona, SEBRAE e produtores.


Veja mais fotos da Unidades do PAIS já instaladas em Aurizona


 Unidade do Inocêncio - Preparando a terra para o plantio de mudas

Viveiro de Mudas- Variedades de Pimentão
Viveiro de Mudas - ALFACE


 Unidade do João - Canteiro de Cebolinha e Cheiro Verde



0 comentários:

Postar um comentário

Nova Rádio Timbira

Facebook

A Marca do Sucesso

A Marca do Sucesso

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog