sexta-feira, 16 de junho de 2017

Servidores do Viva recebem treinamento em LIBRAS para atendimentos em Godofredo Viana


Ser bem acolhido é um direito de todos. Por isso, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) realiza, até o dia 13 de julho, um curso de vocabulário básico em LIBRAS para servidores do Viva, em Godofredo Viana.


O curso é ministrado pelo coordenador da unidade, Walberth Tavares, que, apesar de não ser professor de LIBRAS, é fluente na língua. “Tenho uma sobrinha surda e aprendi LIBRAS por causa dela. O surdo se sente muito excluído quando chega num local e não consegue se comunicar. Com este curso, nossos servidores vão aprender o vocabulário básico para se comunicar com esse público”, afirmou o coordenador.

Para o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, a inclusão social é uma obrigação de todos. “Tanto no Viva quanto no Procon trabalhamos para acolher todas as pessoas de forma igualitária e respeitosa, independente de gênero, cor, classe, religião, orientação sexual ou deficiência. Dessa forma, a melhor maneira de garantir direitos aos maranhenses é começar por nós mesmos, ajudando a construir um serviço público sem preconceitos nem barreiras, com qualidade para todos e com a cara de todos”, garantiu o presidente.

Desde janeiro de 2016 a sede do Procon em São Luís já oferece a possibilidade de atendimento e audiência de conciliação com intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete em audiências de conciliação não tem ônus para os consumidores e deve ser solicitada assim que o consumidor chegar ao órgão e retirar a senha preferencial. O atendimento é feito com auxílio do Skype, ferramenta online de vídeo e chat. Com o recurso online na bancada de atendimento, a tradução da linguagem de sinais é feita por um intérprete da Central de Libras do Maranhão, que funciona na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Assim, o atendimento ocorre de forma rápida e acessível.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE