sexta-feira, 19 de maio de 2017

Governo vistoria escola quilombola de Jamari dos Pretos em Turiaçu e garante intervenções


Em mais um quilombo visitado por secretários do Governo do Estado, o compromisso de fazer as escolas quilombolas funcionar plenamente foi reafirmado. Desta vez foi a comunidade quilombola de Jamari dos Pretos, localizada em Turiaçu, que recebeu a equipe técnica que está visitando e vistoriando todas as 18 escolas quilombolas do Maranhão.

Na manhã desta quarta-feira, 17, os secretários Gerson Pinheiro (Igualdade Racial) e Nádia Dutra (secretária-adjunta de Ensino da Seduc) e técnicos das respectivas pastas, reuniram-se no Centro Quilombola de Formação por Alternância Raimundo Sousa com a gestora escolar, professores, alunos, pais e lideranças quilombolas para avaliar as condições estruturais e pedagógicas da escola.

A aluna Emily de Cássia, representando os estudantes do segundo ano do ensino médio, enumerou as necessidades da escola: “Precisamos da conclusão da reforma, mas também de carteiras confortáveis, instalação dos aparelhos de ar condicionados, de recursos para alimentação escolar, de condições para abrigar os alunos e o mais importante é que queremos professores para todas as matérias”.

Falando para os representantes do Governo, a aluna Emily sintetizou o sentimento geral dos alunos por sua escola: “Precisamos mudar esta situação para seguimos em frente de cabeça erguida, e temos de avançar, não desistir jamais; somos persistentes e temos força e determinação para lutar por nossa escola”.

A secretária-adjunta de ensino da Seduc, Nádia Dutra, explicou o motivo visita: “Por orientação do governador Flávio Dino, nossa missão é fortalecer o diálogo com as comunidades quilombolas e fazer que esta escola se torne uma referência de educação por alternancia nesta região”. A secretária-adjunta reforçou ainda o compromisso com a comunidade e a escola. “É obrigação nossa concluir a obra, mobiliar e fazer as intervenções necessárias. Sabemos que a escola tem uma grande representatividade para a comunidade, que foi uma luta de muitos anos para conquistá-la e certamente que o governo vai dar resposta a todos os pleitos da comunidade”.

Para o secretário de igualdade Racial, Gerson Pinheiro, é um grande avanço a ação que o governo está fazendo em relação às escolas quilombolas: “A determinação do governador Flávio Dino é para que a Seir e a Seduc visite todas as escolas quilombolas do Maranhão, levando técnicos e engenheiros para diagnosticar todos os entraves, desde os problemas físicos até os pe​d​agógicos, e buscasse solução, implementando mudanças para dar dignidade e educação de qualidade aos alunos quilombolas”.

Participaram ainda da reunião a supervisora de educação quilombola da Seduc, Mari Martins, o gestor da URE de Pinheiro, José Ribamar Ribeiro Dias e lideranças políticas do município.​

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE