domingo, 21 de agosto de 2016

Amapá do Maranhão recebe ações do ‘Dia D – Mais IDH’ neste sábado (20)

Apolo Oliveira, 7 anos, na biblioteca instalada durante o ‘Dia D – Mais IDH’.

“Gosto de histórias em quadrinhos e outros livros de historinha, mas não tenho. Aqui estou podendo ler”, disse o pequeno Apolo Oliveira, 7 anos, ao se deparar com uma biblioteca instalada durante o ‘Dia D – Mais IDH’, realizado neste sábado (20), em Amapá do Maranhão. Por meio da iniciativa, o governo estadual está levando ações sociais para 30 cidades maranhenses com baixo índice de desenvolvimento, a fim de melhorar as condições de vida da população.

Em Amapá do Maranhão, o governo do estado levou atendimentos de saúde básica e odontológica, estande do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), mostra de agricultura familiar com capacitações em produção agrícola e orientações sobre o cadastro ambiental rural. Na ocasião, obras que irão beneficiar o desenvolvimento da cidade também foram inauguradas.

Foto: Divulgação

A agricultora familiar Maria de Jesus Meneses, 43 anos, foi uma das beneficiárias do mutirão. Ela contou que já vem sendo atendida por iniciativas do governo na cidade, que estão ajudando várias pessoas a crescer e se desenvolver financeiramente. “Eu tinha apenas um pequeno canteiro em casa. Com o ‘Mais IDH’, recebi recursos para investir mais, fiz uma horta e, mesmo no começo, já estou vendendo por encomenda e ganhando meu dinheirinho”, falou.

Maria de Jesus e outros trabalhadores rurais recebem auxílio do governo estadual por meio dos Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (SISTECs). Em Amapá do Maranhão, já são mais de 100 beneficiários atendidos por meio de 88 SISTECs.

Minha Casa, Meu Maranhão

Por meio do programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’, o governo do estado irá entregar casas de alvenaria para milhares de famílias maranhenses. O plano de habitação tem foco nas áreas rurais e já está presente em 10 cidades de baixo IDH, como é o caso de Amapá do Maranhão. Na cidade, o programa começou a construir 88 moradias, e até dezembro deste ano serão entregues 100 casas para a população. Os povoados de Curtiçal, Bela Vista, Vertente e Nova Vida serão contemplados.

No total, aproximadamente 3,8 mil pessoas serão beneficiadas em todo o estado, através de recursos em torno de R$ 2,5 milhões. Todas as obras do programa têm previsão de entrega até o final deste ano.

Saúde, educação e cidadania

As famílias de Amapá do Maranhão também recebem atenção à saúde básica, por meio da Força Estadual de Saúde (Fesma). Até julho deste ano, foram realizados quase 500 atendimentos na cidade. Com auxílio do Mutirão ‘Mais IDH’, outros 500 atendimentos foram prestados só em maio do ano passado. A iniciativa também levou cidadania ao município, entregando mais de 6 mil documentos para a população.

Estudar ficou mais fácil em Amapá do Maranhão, através do programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). O governo estadual investiu R$ 66.930,00 no município, para beneficiar quase 1500 famílias na compra de material para crianças inscritas em escolas da rede pública.

Água, saneamento e segurança alimentar

Investimentos em abastecimento de água, saneamento e segurança alimentar também beneficiam Amapá do Maranhão. Um poço foi perfurado na cidade, para distribuição de água tratada à população, e serviços de melhoria e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da região serão realizados em breve. As obras estão em fase de licitação.

Também estão em licitação as obras para implantação de saneamento báscio rural para atender os povoados Piçarreira e Bota-fogo, e o bairro Luis Roco. No início do ano que vem, começam as obras para construção de cozinhas comunitárias no centro do município, onde a população poderá se servir de refeições gratuitas, diariamente.

Plano ‘Mais IDH’

O Plano de Ações ‘Mais IDH’ é uma estratégia do Governo do Maranhão para transformar a realidade social dos municípios com piores índices do estado. O programa foi instituído pelo governador Flávio Dino, por meio do decreto n° 30612, de 02 de janeiro de 2015, e trabalha com ações multissetoriais nos 30 municípios com menores IDHs.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE