segunda-feira, 11 de maio de 2015

Crise superada - Luna avança para reestruturar mina de ouro em Godofredo Viana

A Sandstorm Gold informou, no último dia (2), que a Luna Gold pretende começar a reformulação e o novo desenvolvimento da mina de ouro Aurizona, em Godofredo Viana (MA), depois de ter conseguido um refinanciamento e cumprido com as obrigações financeiras. A Luna quer projetar e construir um sistema de britagem e de moagem que seja compatível com todos os tipos de minério que restam nos recursos de Aurizona.
A Sandstorm possui um acordo streaming de ouro para 17% da produção em Aurizona e tem uma linha de crédito de US$ 20 milhões vigente com a Luna. Em março, as companhias alteraram o contrato para que o streaming seja substituído por uma debênture conversível e dois tipos de royalties sobre todos os produtos vendidos, denominados net smelter return (NSR).

Para que a reestruturação seja aprovada, a Luna precisa levantar cerca de US$ 16 milhões com uma oferta de ações.

As operações na mina de ouro foram suspensas em 15 de fevereiro devido a problemas técnicos e financeiros, de forma que a força de trabalho local foi reduzida de 900 para cerca de 350 empregados. A estimativa da Luna é que esse processo de suspensão dure cinco meses. Nesse meio tempo, a empresa vai lavrar o minério estocado, paralisando o ativo e o colocando em manutenção assim que o estoque acabar.

De acordo com o comunicado enviado ao mercado pela Sandstorm, o objetivo do novo desenvolvimento da Luna é projetar e construir um circuito de britagem e moagem que possa atender aos três tipos de minério remanescentes dos recursos da mina de ouro.

A companhia quer realizar estudos iniciais durante o primeiro semestre de 2015 para estabelecer as melhores soluções de britagem e moagem para a planta de processamento, seguido por estudos de engenharia mais detalhados no segundo semestre deste ano.

No terceiro trimestre deste ano, a Luna pretende iniciar uma exploração para identificar recursos adicionais próximos ou dentro da área da cava e realizar a expansão de 2,1 metros da barragem de rejeitos de Aurizona. A mineradora também visa concluir um estudo prévio de viabilidade até o fim de 2015.

No primeiro semestre de 2016, a Luna quer completar um estudo de viabilidade detalhado sobre o tipo de processo de britagem e moagem que escolher para a planta de processamento. No segundo trimestre do ano que vem, a mineradora pretende iniciar o processo de aquisição de suprimentos. A estimativa atual para o comissionamento do novo circuito de britagem e moagem é no segundo trimestre de 2017, de forma que a planta de processamento estará operacional no terceiro trimestre do mesmo ano.

O capital necessário para a Luna realizar as otimizações em Aurizona deve ser divulgado no relatório NI 43-101, que foi finalizado pela mineradora em 27 de março, de acordo com a Sandstorm. O documento ainda não foi publicado.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE