quinta-feira, 19 de março de 2015

Prefeitura garante atendimento a pacientes com doenças sem tratamento em Godofredo Viana

A Prefeitura de Godofredo Viana, por meio do Ministério da Saúde e do Programa de Tratamento Fora de Domicílio – TFD, tem garantido tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, por falta de condições técnicas.

O TFD é o instrumento legal que viabiliza o encaminhamento de pacientes portadores de doenças não tratáveis em seu município/estado de origem a outros municípios/estados que realizem o tratamento necessário.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Godofredo Viana recebe uma média de 40 pedidos de tratamento fora de domicílio por mês. Geralmente os pacientes são encaminhados para Governador Nunes Freire e São Luís . Para ter acesso ao TFD, o paciente precisa passar por uma avaliação clínica em uma unidade de saúde.

Após constatada a necessidade de tratamento em outro município, inicia-se o processo de cadastro, marcação de consulta e o encaminhamento do paciente para tratamento.

Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica às unidades de saúde referenciada em outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.


As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas ao transporte aéreo, terrestre e fluvial (ida e volta), e diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante.

Para obter o tratamento o paciente necessita do laudo médico próprio do TFD, devidamente preenchido pelo médico solicitante (médico assistente do município), informando a necessidade do paciente realizar o tratamento fora de sua cidade e descrevendo o diagnóstico e justificando a necessidade do tratamento.


O laudo deverá ser preenchido em três vias, onde será encaminhado à Coordenação Municipal do TFD, localizada na Rua Benedita Jorge, 221 Centro, para ser avaliado por equipe médica especializada, que determinará o local do tratamento, sendo este realizado na localidade mais próxima de origem do paciente, marcando previamente a data, o horário e local do atendimento/consulta.


O pedido de concessão do TFD deve ser formalizado em processo próprio e constituído com os seguintes documentos:

• O Pedido de Tratamento Fora de Domicílio (formulário próprio);

• Laudo Médico;

• Xérox de Exames;

• Xérox de: Certidão de nascimento (paciente menor de idade) ou RG e CPF (paciente maior de idade);

• Cartão Nacional do SUS;

• Xérox da carteira de identidade do acompanhante, se houver;

• Comprovante de residência (paciente e acompanhante).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE