segunda-feira, 21 de julho de 2014

Setur realiza trabalho pioneiro na Amazônia Maranhense

Praia de São Jorge no Município de Godofredo Viana
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, este mês, no Polo Amazônia Maranhense, um trabalho pioneiro: a Expedição Técnica de Reconhecimento da região. A atividade envolveu ações de identificação de atrativos turísticos, observação da estrutura das comunidades e melhorias a serem realizadas. O Polo Amazônia Maranhense é formado pelos municípios de Turiaçu, Cândido Mendes, Luís Domingues, Godofredo Viana e Carutapera.
O trabalho de reconhecimento considerou aspectos culturais e econômicos das comunidades. O levantamento foi realizado pela técnica da Setur e interlocutora estadual do polo, Glória Pinto, juntamente com o grupo de interlocutores regionais. A expedição realizou o cadastramento de hospedagens familiares produzindo um banco de dados para ser utilizado na elaboração de políticas públicas.
Praia do Borges no Município de Godofredo Viana
Glória Pinto destacou o apoio das prefeituras dos municípios que compõem o Polo Amazônia Maranhense e de interlocutores regionais que envolveram as comunidades locais na ação. “O trabalho em conjunto gera muito mais resultado. A Setur está fortalecendo essa unidade com a regionalização na certeza que o turismo, no Maranhão, ficará mais fortalecido”.
O encerramento da expedição aconteceu no dia 9 de julho com a 2ª Reunião de Trabalho do Polo Amazônia Maranhense. Na oportunidade foram compartilhadas experiências com conclusão das metas de curto prazo, que inclui um relatório das visitas e o inicio da formatação do roteiro integrado, cadastro das hospedagens familiares, elaboração do calendário cultural e providencias relacionadas ao acesso do Polo Turístico.
Os representantes do Polo Amazônia Maranhense participam do Encontro de Regionalização Maranhão Único, dia 24 de julho, no Ceprama, em São Luís. Na ocasião, representantes dos 10 polos de turismo do estado vão trocar experiências, avaliar metas e traçar estratégias dentro do que determina o Plano Maior de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão e o Plano Nacional de Turismo.
Sobre o Polo
O Polo Amazônia Maranhense, localizado nas chamadas Reentrâncias Maranhenses e é a continuação natural do Polo da Floresta dos Guarás, do qual foi desmembrado. O Polo compartilha com a Floresta dos Guarás atrativos como a maior floresta contínua de manguezais do mundo, matas amazônicas, rios, praias e ilhas selvagens, mas também possui particularidades como serras, corredeiras e uma cultura interessante formada do entrelaçamento de tradições e história do Maranhão com o Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE