terça-feira, 24 de junho de 2014

Santa Helena: Em parceria com a prefeitura, Sebrae capacita nova turma de produtores de farinha de mandioca

Capacitação em boas práticas na produção da farinha integra ações do projeto Território da Cidadania na Baixada Ocidental

Mais um grupo de 20 produtores rurais dos povoados São Francisco e Bandeira, no município de Santa Helena – na Baixada Maranhense – participou da capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, buscando a implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado, a farinha de mandioca. O curso aconteceu no período de 9 a 13 de junho, numa realização do Sebrae Maranhão em parceria com a prefeitura municipal.  
O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca é resultado das articulações dos Agentes de Desenvolvimento Local que atuam no município e que foram capacitados pelo Sebrae, através da Sala do Empreendedor local. 
O consultor do Sebrae Nelson Aguiar, que ministrou a capacitação, ensinou as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo ova, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto certo da massa, dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a sua renda familiar. Ele tratou ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, com destaque para as questões higiênico-sanitárias.
O produtor Walter Silva, disse que ficou satisfeito com os conhecimentos recebidos “Hoje posso dizer que sei fazer farinha com qualidade até pra vender para outros municípios aqui próximos”, comemorou Silva.
A produtora Maria de Fátima, de 43 anos – que também esteve presente à capacitação, declarou que já possuía o conhecimento em produzir a farinha, mas achou interessante complementar o domínio. “A tecnologia precisa chegar aos povoados, com esses novos conhecimentos. A comunidade de São Francisco aproveitou todos os momentos do curso e ninguém levou dúvida pra casa”, garantiu.

O presidente da Associação de Moradores, Rubem Nogueira, articulador dos produtores locais, ressaltou a importância do apoio do Sebrae em benefício do município de Santa Helena. “Nós só conseguimos produzir bem após a presença das ações do Sebrae, trazendo parceiros como o SENAR [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e hoje podemos ver a motivação dos produtores com o conhecimento de novas técnicas para melhoramento do nosso principal produto, a farinha de mandioca”, observou Nogueira.
Vanda Pereira
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Pinheiro - Ma
Contatos: (98) 8118 0106
Sebrae - Pinheiro-Ma- (98) 3381- 2711

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE