sábado, 24 de maio de 2014

Conlagos oferece capacitação nesta segunda-feira sobre preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops)

Prazo para envio de informações ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde termina dia 30 e não preenchimento acarreta no corte de verbas ao município

 

Desde a sua criação, em 2000, o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) constitui instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de saúde. No dia 30 de maio, termina o prazo para os municípios alimentarem de informações sobre o exercício de 2013 o banco de dados do Siops. Para auxiliar no preenchimento formulário, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) oferecerá a Oficina Estratégica de Capacitação para preenchimento do Siops, na segunda-feira, dia 26 de maio, no Tulip Inn Biarritz, em São Luís.
A oficina será ministrada por Felipe Sobreira Cunha, contador da equipe técnica do Siops, ligada ao Ministério da Saúde, e é voltada para prefeitos, secretários municipais de Saúde, contadores e responsáveis pelo envio de informações ao sistema. Para os municípios consorciados ao Conlagos, a inscrição será gratuita, já para representantes das demais cidades, o investimento será de R$ 100,00. Serão 150 vagas e a inscrição pode ser feita pelo email: conlagos.saude@hotmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (98) 3221-5435 e 3246-7633. Serão aceitas inscrições no local dependendo das vagas disponíveis. O início da capacitação é às 8h30 e término às 17h30.
“O não preenchimento das informações de 2013 até o dia 30 de maio acarretará a suspensão de recursos das transferências constitucionais e voluntárias para o município, incluindo a assinatura de convênios”, explica a consultora em Saúde do Conlagos, Magda Gonçalves.
As informações prestadas são provenientes do setor responsável pela contabilidade do ente federado. Tais informações são inseridas e transmitidas eletronicamente para o banco de dados do sistema, através da internet. O Siops possibilitou que o Brasil produza, muito rapidamente, estatísticas sobre o gasto público em saúde, subsidiando o debate sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde e a produção da Conta-Satélite de Saúde. Além disso, faculta aos Conselhos de Saúde e à sociedade em geral a transparência e a visibilidade sobre a aplicação dos recursos públicos.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE