segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue em Luis Domingues



A prefeitura de Luis Domingues, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta feira (08), o primeiro mutirão de combate à dengue de 2017. A ação atendeu a uma decisão do prefeito Gilberto Braga, de priorizar o trabalho de prevenção. Gilberto e o vice-prefeito Izaque Cirino, comandaram a ação que teve início por volta das 08 horas da manhã.



A ação contou com a participação dos servidores da Funasa,dos profissionais da Atenção Básica (PSF), e dos agentes de Edemias. Ainda participaram o coordenador de epidemiologia,enfermeiro Clayton,a coordenadora dá atenção básica Tereza Cristina e a secretária municipal de saúde Rita Teixeira Sodré.


A ação contou com o trabalho de 50 agentes da prefeitura. Eles atuaram na vistoria de imóveis e eliminação de criadouros. A população também foi orientada sobre as formas de eliminar potenciais criadouros do mosquito. “Com este trabalho conseguimos verificar as áreas que merecem mais atenção por parte dos agentes de controle”, explicou a Secretária, Rita Teixeira.

Os mutirões devem prosseguir até 30 de abril (exceto feriados). Também seguem andamento um levantamento sobre a incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da cidade.

O trabalho, denominado “Avaliação de Densidade Larvária”, deve ser realizado pelo menos três vezes ao ano, nos meses de janeiro, julho e outubro, atendendo às normas técnicas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde
A agenda será divulgada pela Prefeitura de Luis Domingues em seus canais oficiais de comunicação.


Sintomas:


A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.


Dengue


O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.


Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. 


Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima ao perceber qualquer um dos sintomas das três doenças.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE