domingo, 24 de janeiro de 2016

Pescadores fazem força-tarefa para salvar peixes em Santa Helena, MA




Mobilização foi motivada pela morte dos peixes em decorrência da seca.



Maranhão é castigado pela pior estiagem em 30 anos.


Motivados por uma das piore secas já registradas no Maranhão, pescadores do município de Santa Helena, a 115 km de São Luís, realizaram uma força-tarefa para salvar os peixes da região. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade.


Os pescadores utilizam redes de malha fina para raspar o fundo lamacento dos rios, lagoas e igarapés do município que estão praticamente secos. O esforço solidário de resgate dos peixes exige pressa e bastante cuidado.


O pescador Filmar Fróes Pereira não esconde a tristeza ao ver a situação. "Eu sinto uma dor muito grande no meu coração porque eu tenho filho, tenho neto. Embora esteja de idade, mas quando eu chegar a falecer, essa caridade vai ser para Deus e para um monte de gente. Mais tarde, tudo isso vai servir para os netos, bisnetos, tataranetos", conta.


O transporte dos peixes é feito em caixas de isopor e é necessário vencer longas distâncias. A soltura está sendo realizada nos rios Turi e Paruá. A fadiga é tão grande que muitos peixes não resistem e morrem pelo caminho.


Acabando esse peixe, para nós acabou tudo"


João Gregório, pescador


O secretário de Meio Ambiente, José Nogueira, reconhece a situação crítica que a seca tem instaurado na região. "Se não proteger, está tudo acabado. A gente depende desse trabalho e sempre tem gente que critica


João Gregório, pescador, lembra que o que a força-tarefa está tentando salvar é a razão de sua própria sobrevivência. "Acabando esse peixe, para nós acabou tudo. É a salvação que nós têm (sic) é esse peixinho do nosso rio. Se todo mundo fizesse essa parte, não morria tanto peixe, não", finaliza.





veja mais aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE