sábado, 1 de dezembro de 2018

Estudantes e professores da rede estadual de ensino são destaque no IV Concurso de Redação da DPU


Estudantes e professores do Colégio Militar Tiradentes I vencedores do concurso de redação da DP
Dos seis estudantes maranhenses premiados no IV Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, cinco são Rede Estadual de Ensino. Instituído com o objetivo de promover a discussão de temas ligados a realidade do país e incentivar o debate em salas de aulas, o concurso é destinado a alunos dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de estudantes em situação de privação de liberdade matriculados em escolas da rede pública do país.

O concurso, este ano, teve como tema Promoção de Direitos Humanos e Garantia de Acesso à Justiça, em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. Foram enviadas 6.623 redações, de estudantes de 512 escolas de todo o país. São premiados o estudante e o professor orientador de cada uma das seis categorias.

No Maranhão, os estudantes e professores do Colégio Militar Tiradentes se destacaram conquistando quatro prêmios. A estudante Kalynne Nayara Lima dos Santos, do 9º ano, e a professora orientanda Letícia Teresa de Sousa Gonçalves conquistaram o 1º lugar na Categoria I, para alunos do Ensino Fundamental II, mesma categoria em que a estudante Maria Sabrina Duarte Cantanhede, do 8º ano, e a professora Márcia Cristina Silva Correa, que conquistaram o 3º lugar.

“Ter conquistado o primeiro lugar foi me deixou muito feliz, porque eu já havia participado e nunca havia chegado à segunda a etapa. Com a ajuda da pinha professora eu foquei muito em redação e isso fez diferença”, disse Kalynne Nayara Lima dos Santos.

A estudante Maria Sabrina Duarte, que fica entre os premiados pela segunda vez, disse que ficou feliz com mais esta conquista. “Espero que nos próximos anos venham mais prêmios, que nos façam crescer, ganhar mais conhecimento”.

A estudante Izamell Jainara Lima Leite, do 1º ano do Ensino Médio, e a professora\orientadora Alessandra Teresa Matos Barros, conquistaram o 2º lugar na Categoria Redação II, para estudantes dos Ensinos Médio e Técnico. Na mesma categoria, a estudante Thais Santos da Silva, do 3º ano, e a professora Leticia Teresa de Sousa Gonçalves, ficaram em 3º lugar. A premiação inclui a entrega de tablets aos primeiros colocados.

“É resultado de muito trabalho que envolve a escola, professores e nós estudantes. E representar a família Militar Tiradentes muito nos orgulha”, destacou a estudante Izamell Jainara.

“É uma gratidão muito grande a Deus, aos professores e à escola que tem nos levado a conquistar vários prêmios. E com certeza vai me incentivar a continuar a ler e escrever sobre temas tão relevantes”, disse a estudante Thais Santos.

A quinta premiação para a rede estadual de ensino, no concurso da DPU, veio com a estudante Alycia Raquel Cunha Gomes e a Regina Maria Santos Araújo, da U. I. José Giorcelli Costa. “Na minha redação abordei muito sobre questões da atualidade que vêm sendo faladas no mundo: como fome, desigualdade social, saúde. Eu enxerguei as coisas como elas estavam acontecendo e narrei ”, disse a estudante.

Professoras orientadoras


Estudantes e professores do Colégio Militar Tiradentes I vencedores do concurso de redação da DP
Para as professoras que orientaram os alunos, os prêmios são resultado de muito trabalho e dedicação e cuidado para saber motivar os estudantes. “Esse prêmio é estimulador para nós professores, mas, acima de tudo para os nossos estudantes que se dedicam, que entendem a importância do estude e de ter objetivos na vida”, afirmou Letícia Gonçalves, orientadora de duas estudantes premiadas.

Para a professora Alessandra Barros, que orientou a estudante Izamell Jainara Lima Leite disse que o bom desempenhos dos estudantes no concurso mostra o quanto é importante ler e estimular, na sala de aula, o debate sobre temas sociais. “São relevantes para a sociedade, isso faz com que os estudantes desenvolvam senso crítico e visão cidadã”.

“Aluno que lê muito, escrever muito bem. Há uma preocupação muito grande da escola em preparar os estudantes para a vida, preparar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, disse a professora Márcia Cristina Silva Correa.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE